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segunda-feira, 5 de novembro de 2018

VOCÊ SABIA? - Topol e o cinema israelense



Você sabia que o famoso ator Chaim Topol, que encarnou com maestria o personagem do leiteiro Tevye no filme O Violinista no Telhado, foi também o intérprete de Sallah Shabati no filme de mesmo nome, considerado um dos melhores filmes israelenses do século XX?


Tevye, o leiteiro em O Violinista no telhado, conversando com Deus.


Tevye, o leiteiro em O Violinista no telhado, conversando com Deus.

Em 1964 a película Sallah Shabati, com 110 minutos de duração, sob a direção e texto de Ephraim Kishon e produção de Menahem Golan, causou sucesso no mundo ao ser indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro na edição de 1965, representando o jovem país Israel.
Ephraim Kishon, sobrevivente de alguns campos de concentração, conseguiu fugir enquanto era transportado para Sobibor, disfarçou-se de eslovaco para sobreviver à guerra e quando o comunismo tomou conta de sua Hungria natal, fez Aliyah (imigrou) para Israel onde aprendeu hebraico e transformou-se num dos mais aclamados e amados escritores e diretores de teatro. Este foi o cinema que caracterizou as décadas de 60 e 70 em Israel, marcadas pelo humor e pela música. 

“Sallah Shabati é um marco na história do cinema israelense porque, lançado em 1964, talvez tenha sido o primeiro grande desvio da ideologia do Sionismo Trabalhista e do movimento kibutz (embora ao contrário das punhaladas que estão por vir, não foi nada mesquinho). E Kishon não se detém nos kibutzim; essencialmente tudo na sociedade israelense em meados da década de 1950, quando o filme acontece, é um alvo: burocracia mesquinha, a democracia israelense, o ma'abarot (favela), o Fundo Nacional Judaico, doadores e turistas judeus americanos, Yekkes, sabras, ashkenazim e, no que mais tarde se tornaria politicamente incorreto, os imigrantes Mizrachi, cuja história é retratada em detalhes.”

“Nosso personagem segue a trilha tradicional dos personagens principais das sátiras: o idiota sabido que através de sua sabedoria ou idiotice (isto nunca fica totalmente claro), inverte o sistema estabelecido para obter o que deseja.”
“Sallah, papel de Chaim Topol, chega em Israel oriundo de um país árabe não especificado, com sua família a reboque, em uma série de piadas que hoje ofenderiam os princípios do politicamente correto: não sabe exatamente o número de filhos que possui, não identifica a velhinha que o acompanha, entre outras saídas engraçadas.”



“Considerado por si mesmo, Sallah talvez não seja um personagem admirável - ele é preguiçoso, ele é um bêbado, ele é um jogador que traz sua prancha de backgammon para a sinagoga, seu estilo parental poderia ser descrito como "sem envolvimento", sua atitude em relação à esposa varia de “desdenhoso” a “insultuoso”, ele geralmente ignora suas filhas, ele, a princípio, se recusa a falar com mulheres, e ele está perfeitamente disposto a vender sua filha mais velha pelo maior lance. E, no entanto, ele pode ser o personagem mais adorável da história cinematográfica de Israel.”



Assistamos agora partes do filme em pauta, 2 minutos e 21 segundos de pura hilaridade.



Este texto é uma colaboração especial de Itanira Heineberg para os canais do EshTá na Mídia.


FONTES:


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