Marcadores

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

VOCÊ SABIA? - Pat Boone e o Exodus






Exodus: uma história de bravura, um navio, um livro, um filme, uma canção...

Você sabia que Pat Boone, renomado cantor americano, compositor, ator, escritor, grande fã de Israel e do povo Judeu, cristão evangélico, escreveu a letra para a música Exodus, composta por Ernest Gold?


Pat Boone



Gold, um grande compositor americano, nasceu em Viena, na Áustria, em 1921 porém em 1938 imigrou com a família para os Estados Unidos fugindo das perseguições nazistas que levaram o mundo ao Holocausto.


Ao concluir sua imponente criação para o tema Exodus, o compositor não encontrava uma letra que o satisfizesse.

Ernest Gold


Nada que lhe era apresentado ou sugerido o entusiasmava.

O filme foi lançado às vésperas de Natal e Pat Boone lera o livro, vira o filme e ficara hipnotizado com a música de Gold.
Já em sua casa, observando sua esposa Shirley enrolar os presentes para serem colocados sob a árvore natalina, ele não conseguia esquecer as notas musicais que o haviam impressionado. Tocou e repetiu o disco umas 20 vezes em sua vitrola à espera de uma inspiração, queria expressar em palavras o que aqueles sons lhe transmitiam, sentimentos puros de amor e de fé. Não acedeu às súplicas de sua esposa para que a ajudasse nos preparos da festa, sua concentração era outra.   

E foi quando enfim elas surgiram, palavras simples e afirmativas:
“This land is mine, God gave this land to me!” (Esta terra é minha, Deus deu esta terra para mim.)

Rapidamente o cantor pegou o primeiro pedaço de papel que avistou sobre a mesa e começou a escrever. Os versos foram surgindo com leveza, significado e determinação e ao cabo de vinte minutos o texto estava pronto, forte e grandioso, frente aos seus olhos incrédulos!

“This land is mine
God gave this land to me
This brave and ancient land to me
And when the morning sun
Reveals her hills and plains
Then I see a land
Where children can run free
So take my hand
And walk this land with me
And walk this lovely land with me

[Chorus: Repeat 2X]
Tho' I am just a man
When you are by my side
With the help of God
I know I can be strong

To make this land our home
If I must fight, I'll fight
To make this land our own
Until I die, this land is mine.”


Letra em português:
“Esta terra é minha, Deus deu esta terra para mim
Este povo antigo e valente para mim
E quando o sol da manhã revela suas colinas e planícies
Então eu vejo uma terra onde as crianças podem correr livres

Então pegue minha mão e caminhe nesta terra comigo
E caminhe nesta terra adorável comigo
Embora eu seja somente um homem, quando você está ao meu lado
Com ajuda de Deus, eu sei que posso ser forte

Embora eu seja somente um homem, quando você está ao meu lado
Com ajuda de Deus, eu sei que posso ser forte

Para fazer desta terra a nossa casa
Se eu tiver que lutar, lutarei para fazer desta a nossa própria terra
Até que eu morra, esta terra será minha.”


Gold encantou-se ao receber a letra de Pat Boone e rapidamente ela foi incorporada ao tema musical.
Otto Preminger acabou o filme em 1960 baseado no livro Exodus de Leon Uris publicado em 1958.
E com o lançamento do filme em Hollywood, Gold recebeu o Oscar de melhor trilha sonora, o Globo de Ouro na mesma categoria e o Granny pela música tema.

Assistamos agora a um vídeo de pouco mais de 3 minutos onde Pat Boone canta e encanta com sua voz inigualável, a letra por ele concebida para um tema tão sério e especial.





Pat Boone ao ser interpelado pelo comitê do Yad Vashen se poderia ceder-lhes o papel original onde a letra de Exodus havia sido escrita, sorriu e contou que se a encontrasse em sua casa, ela estaria escrita nas costas de um cartão de Natal por ele recebido na época.

E o cantor, grande admirador de Israel, para onde sempre promove tours aos fiéis de sua igreja, foi a Jerusalém entregar aos responsáveis pelo Museu, o cartão com o texto original para a música Exodus.

Aqui segue um curto vídeo de menos de 2 minutos onde Boone entrega o cartão em Yad Vashen.



Este texto é uma colaboração especial de Itanira Heineberg para os canais do EshTá na Mídia.






FONTES:




Um comentário: