Marcadores

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

VOCÊ SABIA? - Novos caminhos no tratamento do câncer

 

Instituto Weizmann em Israel

Relevantes Atualizações em Câncer e Imunoterapia

Por Ana Ruth Kleinberger



Você Sabia que importantes novidades em câncer e imunoterapia estão acontecendo e os cientistas do Instituto Weizmann estão desbravando um novo caminho para uma imunoterapia que irá explorar uma arma diferente e inédita do sistema imunológico contra o câncer: anticorpos naturalmente produzidos em nossos organismos?


Anticorpos são proteínas fabricadas por um tipo de células conhecido como Linfócitos B, e que neutralizam ameaças específicas. O prof. Ziv Shulman do Departamento de Imunologia de Sistemas diz que foi demonstrado que os sistemas imunológicos de pacientes cancerosos podem produzir anticorpos contra tumores. Ele chefiou este projeto com a Profa. Irit Sagit do Departamento de Imunologia e Biologia Regenerativa.

“Parece que estes anticorpos possuem um potencial terapêutico não explorado, é necessário que pesquisemos mais, para que no futuro possamos aplicá-los em novas terapias ou como agentes diagnósticos.”



As pesquisas do Prof. Ziv Shulman são patrocinadas pela Fundação Azrieli; Miel de Botton; Centro Integrado de Oncologia Moross e a Fundação Rising Tide

Nos últimos anos, foram encontrados anticorpos de ocorrência natural em tumores cancerígenos, mas sua finalidade é desconhecida. Entretanto, provas indiretas sugerem que eles fornecem algum tipo de benefício antitumoral. Os pacientes que tiveram sobrevida mais longa e que responderam melhor a drogas anticancerígenas apresentaram concentrações mais elevadas de células B produzindo anticorpos em seus tumores. Mesmo assim, não houve jeito de se determinar se estas células e os antibióticos que fabricam contribuíram para a melhor sobrevida, e se o fizeram, como realizaram tal feito.

Para explorar este achado, o Prof. Shulman e o Dr. Roei Mazor, médico, se uniram à Dra. Sagi, cujo laboratório detém o conhecimento de criar modelos celulares de cânceres invasivos. O Dr. Mazor trouxe amostras de tumores ovarianos que tinham sido cirurgicamente removidos de várias dezenas de mulheres, e que foram fornecidos pelo Prof. Ram Eitan, do Centro Médico Rabin.



As pesquisas da Profa. Irit Sagi são patrocinadas pela Fundação Azrieli e o Fundo da Família Rose para Pesquisas em Doença de Crohn e Colites. A Prof. Sagi é a titular da Cátedra Maurizio Pontecorvo.

Os cientistas do Weizmann, juntamente com o Dr. Mazor, identificaram uma molécula que é o alvo dos recém identificados anticorpos: uma enzima chamada MMP14 (MT1-MMP), uma protease ligada à membrana celular. No câncer, esta enzima age no microambiente tumoral e sai fora do controle, cortando através da matriz ao redor das células cancerígenas e ajudando-as a invadirem os tecidos adjacentes e a se metastizarem. Os pesquisadores descobriram que os tumores ovarianos em seu estudo continham níveis anormalmente elevados da enzima MMP14.

Ao atacar esta enzima, alguns anticorpos acumularam mutações e melhoraram seu ajuste ao tumor, e especificamente a esta enzima.

Estes achados abrem uma nova abordagem para o desenvolvimento de imunoterapias para cânceres. Uma que nos permitirá utilizar anticorpos antitumorais naturais. Embora o estudo tenha se focado em pacientes com câncer ovariano, estes achados também são relevantes para outros tipos de câncer.



Instituto Weizmann e seu cartão postal!

Um ninho de amor, pesquisa e preservação da vida humana (tikun olan).

 

FONTES:

Instituto Weizmann de Ciência – Relatório de Impacto de 2022
http://amigosdoweizmann.org.br/stage/o-weizmann-continua-a-ser-uma-das-principais-instituicoes-de-pesquisa-do-mundo/

 

As pesquisas da Profa. Irit Sagi são patrocinadas pela Fundação Azrieli e o Fundo da Família Rose para Pesquisas em Doença de Crohn e Colites. A Prof. Sagi é a titular da Cátedra Maurizio Pontecorvo.

Um comentário:

  1. Deus abençoe a todos cientistas e pesquisadores,nesta busca por algo tão importante,que é a busca por tratamentos que venham contribuir para a cura deste mal tão triste,que tantas vidas ceifam🙏🙏🙏 Bênçãos de Jesus para esse valioso trabalho da Ciência ❤️❤️🙏🙏

    ResponderExcluir