Marcadores

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Reinaugurada a mais antiga Sinagoga do Cairo - Sinagoga Ben Ezra

 

Reinaugurada a mais antiga Sinagoga do Cairo - Sinagoga Ben Ezra


By Israel Blajberg




Uma coincidência marcou a nossa estadia no Egito na ultima semana de agosto, quando visitamos um importante ponto turiístico muito procurado, o Complexo Religioso do Museu Copta e Igreja de Abu Sarga (São Sergio) e Catedral Ortodoxa Grega Melquita de São Jorge, no Cairo Historico. Lá se situa a mais antiga sinagoga da cidade, na Rua Mar Girgis, Fustat. Construída em 882 DC no século IX, a sinagoga recebeu o nome de Abraham ben Meir Ibn Ezra. No século XIX nela foi descoberta a famosa Genizah do Cairo, um repositorio de documentos e livros sagrados. 


Quando da nossa visita, a Sinagoga Ben Ezra estava fechada, mas apenas alguns dias depois em 31/ago/2023 o Primeiro Ministro egípcio Mostafa Madbouly (na foto) inauguraria as obras de restauração do templo. Estavam presentes o Ministro do Turismo e Antiguidades, Ahmed Issa, e diversas autoridades, entretanto nao havia nennhum judeu no evento. Consta que a comunidade judaica do Cairo nao ultrapassaria 100 integrantes. Fala-se até em cerca de 10 pessoas. A população judaica do Cairo era de quase 50 mil antes das guerras de 1956 e 1967. A emigração forçada deixou a Sinagoga Ben Ezra deserta e dilapidada durante décadas. 


O predio era a Igreja Al-Shama, quando foi vendida pela Igreja Ortodoxa em 882 DC à comunidade judaica. Recentemente, o Egito restaurou várias sinagogas e monumentos judaicos. Em 2020 foi reinaugurada a Sinagoga Eliyahu Hanavi em Alexandria. O Egito tem 11 sinagogas, nove no Cairo e duas em Alexandria. Entretanto, na pratica nao se destinam mais ao culto, sao apenas pontos turisticos, relíquias da história judaica. O turismo sofreu uma queda significativa após a Primavera Árabe e ainda não se recuperou. O governo vem cooperando com organizações estrangeiras dedicadas dedicadas à restauração do patrimonio historico judaico, como sinagogas e cemitérios, de olho no turismo judaico."


 (Israel Blajberg, iblaj@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário