Marcadores

terça-feira, 23 de maio de 2017

DIA DE JERUSALÉM - Yom Ierushalaim

Este é o DIA DE JERUSALÉM - Yom Ierushalaim.

São 50 anos desde a reunificação de Jerusalém.
Nunca houve uma história de amor como a deste povo por esta cidade. Mesmo com o Templo tendo sido destruído duas vezes, mesmo tendo sido sitiada 23 vezes, atacada 52, capturada e recapturada outras 44 vezes... os Judeus nunca desistiram de rezar por Jerusalém, sobre Jerusalém, e voltados a Jerusalém.
Outras fés também têm a cidade como sagrada, mas elas têm lugares ainda mais sagrados: Roma, Constantinopla, Meca, Medina. Os Judeus têm apenas esta única cidade; pequena, mas de onde a presença Divina nunca foi exilada. 

Depois de décadas sendo proibidos pelos árabes de entrar na cidade, em maio de 1967 os Israelenses finalmente a retomaram. Após a vitória, Moshe Dayan fez uma declaração radiofônica ao povo de Israel, comunicando a conquista de Jerusalém: “Nesta manhã, as Forças de Defesa de Israel libertaram Jerusalém. Nós reunificamos Jerusalém, a capital dividida de Israel. Voltamos para o mais santo dos nossos lugares sagrados e nunca mais seremos separados. Aos nossos vizinhos árabes, estenderemos agora a nossa mão em paz. E aos nossos concidadãos cristãos e muçulmanos, eu lhes prometo solenemente a plena liberdade religiosa e de direitos para todos. Nós não viemos a Jerusalém por causa dos lugares sagrados de outros povos, e não vamos interferir nas vidas dos fieis de outras religiões. Mas com o fim de salvaguardar a integridade desta cidade e de viver nela junto com os outros, em unidade”.

A força do que Jerusalém representa ao Povo Judeu pode ser percebida no vídeo do Rabino Jonathan Sacks que conta esta história. Clique e compartilhe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário