Marcadores

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Como trabalhar em Israel mudou completamente a minha visão de mundo

Como trabalhar em Israel mudou completamente a minha visão
de mundo: um relato real e contundente do jornalista Hunter Stuart.



"Todo jornalista quer cobrir as grandes notícias, e para mim o Oriente Médio era a maior notícia da Terra. Então decidimos ir: em 2015 minha mulher e eu escolhemos Jerusalém como a nossa nova casa. Não apenas a cidade era ocidentalizada e relativamente segura; era também a um pulo dos maiores conflitos do mundo."


"Imediatamente ficou óbvio para mim que a maioria das organizações queriam notícias que destacassem o sofrimento dos palestinos e jogassem a culpa em Israel por aquele sofrimento. (...) Eu estava contente de contar essa história nos meus primeiros meses em Israel, porque eu também acreditava nisso. Eu tinha uma visão profundamente negativa do Estado Judeu antes de me mudar para lá."

"Quando eu visitei a Faixa de Gaza alguns meses atrás, eu novamente vi a diferença entre a forma que os jornalistas retratam um lugar e a realidade. Lendo sobre Gaza nos noticiários, você pode pensar que o lugar é uma ruína que lembra Homs ou Aleppo, na Síria. A verdade é que Gaza não é diferente de nenhum outro lugar do mundo árabe. Durante a minha estadia de 8 dias eu não vi um único prédio danificado até que eu pedisse para a guia que especificamente me mostrasse um. Em resposta ela me levou a Shujaya, um bairro de Gaza conhecido como base do Hamas e que ainda está bastante danificado pela guerra de 2014. A destruição de Shujaya é chocante? Sim. Mas muito pontual, e de forma alguma indicativa sobre o restante de Gaza. O restante não era diferente da maioria dos países em desenvolvimento: pessoas pobres mas vivendo, conseguindo prover para si mesmas, bem vestidas e felizes. A verdade é que algumas partes de Gaza são até bem bonitas; fui comer em restaurantes com mesas de mármore e garçons de gravata. Vi enormes mansões à beira da praia que não deixam a desejar às de Malibu. E, do outro lado da rua dessas mansões, visitei uma nova mesquita de 4 milhões de dólares."

Confira a versão completa desta história, em inglês, na matéria do HonestReporting.

Nenhum comentário:

Postar um comentário