Marcadores

sexta-feira, 1 de junho de 2018

EDITORIAL - Semana de Desafios


Os Muitos Desafios da Vida - Os inúmeros desafios da Semana




Esta tem sido uma semana muito especial - uma semana de desafios ao redor do mundo - e estas horas notamos uma grande semelhança entre Brasil e Israel. O que importa aqui e lá passa despercebido pela grande mídia, e as notícias de ambos os países parecem passar por um filtro que esconde a verdade. No Brasil sofremos um desabastecimento de combustível que passou despercebido para o mundo e Israel sofreu um ataque massivo de foguetes que não chegou aos jornais, e os poucos que noticiaram ficam na expectativa de poder falar algo contra a Defesa de Israel.

Publicamos um vídeo muito esclarecedor de André Lajst, o responsável pelo StandWithUs Brasil. Um relato histórico feito assim que chegaram as primeiras notícias. A defesa de Israel conseguiu explodir muitos foguetes no ar, usando o "domo de ferro", mas mesmo assim alguns chegaram ao solo, inclusive destruindo instalações de um jardim de infância. Parte do processo de defesa inclui o treinamento da população, que em 15 segundos chega a um abrigo antiaéreo. Eles existem por todos os lugares.

Esta crise também trouxe para as redes sociais uma série de depoimentos de cidadãos israelenses árabes que servem ao Exército de Defesa de Israel. Para estes cidadãos, o serviço militar não é obrigatório. O número de árabes, cristãos, muçulmanos e de outras denominações têm crescido nos últimos anos. Estes cidadãos declaram que moram em um país livre, em que as diferentes opiniões, religiões e outros tipos de escolhas são discutidas, debatidas com grande intensidade, mas são todas respeitadas. Um país em que ser diferente é a regra. Claro que há grupos de convencimento de muitos lados. Mas, seguindo uma das características básicas do Povo Judeu que está muito bem documentada na Torah, não há porque sermos todos iguais. A própria Torah é um conjunto de relatos de personalidades diferentes. Nenhuma delas completas - todas humanas. Todas possuem lados positivos e negativos. Apenas o respeito pelas diferenças pode garantir a coexistência. A grande diferença entre uma joia e um amálgama de metais é que após a fusão, a maioria dos metais se integra em uma mistura cujas propriedades coletivas anulam as propriedades individuais. Em uma joia, cada elemento é destacado e a harmonia da união mostra a beleza da convivência.

Vendo o Shabat se aproximar, paramos um momento para pensar o que nos espera. Como podemos enxergar o futuro? Quais as lentes que vamos colocar? E, saindo deste mundo caótico, encontramos a resposta na ciência: dispositivos que permitem a cegos "enxergar" através de novos algoritmos de reconhecimento facial - com eles, uma voz que vem do dispositivo encaixado em um óculos diz o nome das pessoas ao redor e, mesmo com muito pouca visão, a pessoa sabe com quem está falando. E como ocorre com todos nós que enxergamos, foi dado ao cego a possibilidade de saber quem está à sua volta e muito mais. Vendo o Shabat chegar, lembramos da base do judaísmo - Tikun Olam - construção do mundo - e segue o homem descobrindo novas formas de conviver e existir.

Ficamos então com a imagem de um supermercado de Israel, onde a coisa mais comum é encontrar os diferentes realizando as tarefas mais comuns do dia a dia.

Boa Semana!
Editoras do EshTá na Mídia - Regina P. Markus, Juliana Rehfeld e Marcela Fejes


Supermercado em Israel - Junho 2018 
Imagem da Coexistência e da Individualidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário