Marcadores

sexta-feira, 13 de julho de 2018

EDITORIAL - Israel: entre a benção e a maldição, escolha a vida.

Israel - entre a benção e a maldição, escolha a vida

DVARIM (Deuteronômio) 30:19


 הַעִדֹתִי בָכֶם הַיּוֹם, אֶת-הַשָּׁמַיִם וְאֶת-הָאָרֶץ--הַחַיִּים וְהַמָּוֶת נָתַתִּי לְפָנֶיךָ, הַבְּרָכָה וְהַקְּלָלָה; וּבָחַרְתָּ, בַּחַיִּים--לְמַעַן תִּחְיֶה, אַתָּה וְזַרְעֶךָ.

Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.




Agradecimento da Tailândia a todos os países que contribuiram para o resgate do time de futebol júnior.
Adolescentes e um jovem técnico de 25 anos foram resgatados de uma caverna inundada.



















Esta foi uma semana em que o mundo presenciou a força da união: o resgate dos adolescentes que ficaram presos numa caverna muito estreita na Tailândia, devido às fortes chuvas e à inundação da entrada. Estavam muitos metros abaixo do nível do mar e seu salvamento foi feito com a contribuição de muitos países: Israel enviou uma equipe especializada em comunicação que desenvolveu um sistema para detectar vida e comunicar-se com pessoas localizadas em subterrâneos. Também foram enviados mergulhadores e profissionais de saúde treinados para situações de emergência. Uma vez, apenas uma vez, gostaríamos de ter visto o silêncio sobre Israel rompido na mídia internacional e na mídia brasileira. Mas nos noticiários regulares no Brasil não havia menção de Israel, e para ser justa, também muitos dos países que lá estavam ajudando com pessoal desembarcado nem foram mencionados.

Há necessidade de rompermos esta forma silenciosa de “fake news” (notícias biasadas). Em ciência usa-se o termo “dados biasados” quando um investigador deixa de testar hipóteses que poderiam comprometer a sua ideia original. Em comunicação, uma das formas mais eficientes de formar opinião é apagar qualquer fato que possa contradizer a mensagem a ser veiculada com o intuito de formar opiniões coletivas que se afastam da verdade.

Assim, enquanto o sul de Israel queima e o norte fica exposto à mudança de ventos da guerra civil na Síria, há um grande esforço de que as populações do além fronteira possam ser atendidas do ponto de vista de saúde e, onde é possível, passar alimentos. A isto o mundo fecha o olhos. Mas vamos levantar a hipótese que populações fronteiriças queiram deixar suas residência e cruzar as fronteiras – uma nova leva de refugiados. O que o mundo fará? Atuará para acabar com a dizimação de aldeias e dominação de populações nas fronteiras norte e sul de Israel? 

A vida – esta é a mensagem da semana. Entre a maldição e a benção – escolha a vida. Entre a reprovação e o aplauso – escolha a vida.

Be Shalom

Editoras da EshTÁ Na Mídia - Regina, Marcela e Juliana



Nenhum comentário:

Postar um comentário