Marcadores

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

EDITORIAL - MOSAICO: uma palavra com muitos significados



Mosaico – quando os diferentes se unem e formam um conjunto harmônico.


Fish swallowing soldier, Parting of the Red Sea mosaic, Huqoq. Credit: Jim Haberman. http://sumo.ly/ZXBq

ALEA Mosaic - Kit de mosaico, tema Delfín, 20 x 20 cm (204004) Juegos de mesa para divertirse en compañía. Descúbrelos

Conhecer o significado das palavras é uma forma simples de manter uma boa comunicação e também entender alguns pontos ocultos em nossas próprias culturas.
Em um tempo em que as diferenças parecem separar, sempre é preciso buscar equilíbrios que permitam acomodar os desiguais para formar um todo maior. Neste Brasil de tantas pessoas com opiniões monolíticas e de tantas outras sem opiniões, muitos têm a sensação que o futuro está por um fio. Tentando montar imagens mentais que permitissem circular entre os diferentes mundos, sem aviltar a minha opinião e sem desqualificar de forma irreversível a opinião de amigos, lembrei do MOSAICO. Pedrinhas pequeninas, com formas únicas. Verdadeiros cacos de entulho que quando organizados e vistos à distância formam maravilhosas imagens.

Aqui ilustramos com dois momentos muitos diferentes, mas os dois ligados à água:  um trabalho de escavação exemplar dirigido pela Universidade de North Carolina (Estados Unidos) em conjunto com a Autoridade de Antiguidade de Israel, e o outro uma imagem de um golfinho que é vendida pela Amazon para que muitas pessoas possam juntas fazer um mosaico.

Buscando a palavra MOSAICO no dicionário, encontro a seguinte sinonímia: reunião, peça, pedra, placa, judeu, semita, hebraico. Eu diria, derivado de Moisés.
E então? Temos aqui um tema extremamente complexo, e como tudo que é complexo, precisa ser avaliado no seu conjunto. Ainda bem que hoje contamos com muitas ferramentas matemáticas para isso, mas a validade delas está no limite de nossa capacidade de compreender.

Assim, hoje a palavra MOSAICO parece poder definir nossas atitudes. Cada pequena peça é de grande relevância para o conjunto, por mais disforme ou imprecisa que possa parecer quando de forma isolada. E, no caso do povo judeu, podemos dizer que um povo que não tem identidade racial - visto que há judeus de todas as raças, desde os tempos bíblicos, não tem identidade de idiomas - visto que o idioma que falam é composto pelos mais diferentes idiomas do mundo, não há identidade de rito ou mesmo de enfoque religioso, mas há uma linha mestra comum que é a educação da geração seguinte. Esta enorme responsabilidade em passar para a próxima geração os conhecimentos das responsabilidades anteriores e dar a elas também a liberdade de inovar compõem um mosaico que vem sobrevivendo aos séculos.

E Moisés? Este é a súmula personificada das diferenças. Um menino judeu que se torna Príncipe do Egito e que depois vem a ser o líder formador do Povo de Israel. Um homem gago que fala para as multidões, usando para isso a habilidade de seu irmão. E, um líder que soube passar para a próxima geração uma tarefa de grande relevância para a continuidade de sua obra. Ao invés de conduzir o povo para Israel, ele passou a Josué esta tarefa e ficou olhando a terra à distância. Uma distância que permitia, talvez, admirar o MOSAICO da VIDA e com isto criar um futuro para muitas gerações.

Assim, na certeza que hoje apenas estamos conseguindo ver peças e não conjuntos, desejamos a todos um excelente domingo.

Boa Semana!

Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário