Marcadores

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

EDITORIAL: Carnaval/ Purim - as festas das fantasias

CARNAVAL E PURIM - A festa das fantasias





Chegando o carnaval, um período delicioso que informa a todos que o ano está realmente começando! Ter a oportunidade de poder separar muito bem as diferentes atividades é sempre um forma de organização, e nós brasileiros damos um enorme grito - um grito ensurdecedor - que acaba na quarta-feira e coloca todos aptos a iniciarem um ano produtivo.

Sempre penso nesta data como uma maneira de um povo que muito preza a liberdade e que sabe usufruir dela dizer: "só mais um pouquinho e estaremos todos prontos!". 

Mas, para que o tempo inclua todos, é preciso muito.... muito..... muito.... bem, deixo para cada um completar segundo a sua vontade. Alguns gostam da farra e do barulho, outros buscam o recolhimento e o silêncio, mas todos sabem que o carnaval aqui está, marcando o tempo em que vai começar a quaresma e esta acabará na Páscoa. Vale lembrar que tanto o Carnaval quanto a Páscoa são regidos pelo calendário lunar - e por isso são comemorações móveis.

No judaísmo há uma marcação de tempo muito semelhante, mas com significado muito diferente. Próximo a esta época do carnaval (este ano será no fim de março) acontece a festa de Purim. Nela, é lembrada uma das primeiras ameaças antissemitas ao povo judeu e é contada a história de como uma jovem muito bonita consegue demover o Rei dos conselhos recebidos do Primeiro Ministro e acaba salvando o Povo Judeu de ser exterminado.

Esta história está contada em um texto separado da Bíblia e que é lido nas sinagogas na festa de Purim - e junto com o contar desta história, é instalado um espaço de tempo para externar de forma explícita muita alegria. Todos são convidados a mudar suas roupas e vestir fantasias. Mas há algo mais: Rabinos ao longo dos séculos dizem que todo o mês de Adar - o mês em que acontece Purim - é o mês da alegria!

Neste mês, até os enlutados se alegram. É na alegria que está a vida plena e a vida que segue ao longo de milênios - ficar alegre porque sobrevivemos há algo que ocorreu a quase 2500 anos é uma forma de saber que podemos seguir em frente.

A festa da alegria também ocorre no Brasil, mas com conotações diferentes. Vamos nos alegrar nesta semana de Carnaval.

Boa Semana!

Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário