Marcadores

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

EDITORIAL: Uma Nova Era? - Israel e os Estados Árabes



Quando começa ADAR, chega a alegria.


Ao imaginar um projeto, dependendo do tipo de atividade que exercemos, temos expectativas diferentes do final. Ser mãe - o grande projeto da vida de muitas de nós - tem começo, mas nunca sabemos o que realmente serão nossos filhos e filhas. Já ao apresentar um projeto científico, são levantadas hipóteses que podem ser ou não rejeitadas, e é o resultado que aponta as direções futuras da investigação. Enfim, estas são atividades onde o caminho, o processo, é mais importante que o resultado final. O que vale a pena é realizar!

Há outras atividades em que os projetos devem ser executados de forma a atingir o resultado proposto inicialmente. Arquitetos, engenheiros, cozinheiros e todos os que lidam com moda. Imaginam algo e há muitos que conseguem, como magos, executar o que propuseram. E hoje, para felicidade de muitas de nós, esta frase deve ser lida com total independência de gênero, e outros tipos de classificadores.

Hoje escrevo em uma semana em que constatamos que um desejo, um projeto, uma esperança parece ter tomado um novo rumo. Há anos a relação entre o Estado de Israel e os Países Árabes, um grande número de países que vão do Oceano Atlântico (África Ocidental) até a Ásia não muda de tom. Sai ano, entra ano, há algumas propostas que mais parecem piadas dos dirigentes do momento. Sai ano, entra ano, encontramos o velho antissemitismo clamar pela morte do Estado Judeu, assim como continua clamando pela morte do Povo Judeu. Mas, sai ano, entra ano a caminhada continua e muitos procuram criar formas de permitir o encontro de pessoas do povo para criar vínculos e, mais ainda, criar condições de promover o encontro entre dirigentes e representantes que possam abrir novos caminhos para o entendimento.

Esta semana o noticiário internacional trouxe dois fatos que não podem passar despercebidos neste ano de 2020, e há um terceiro processo que merece nossa atenção. Todos eles envolvem o Estado de Israel e Países Árabes.

























1 - Arábia Saudita - O Rei Salman recebeu no mês de fevereiro de 2020, em Riad, uma delegação que visa a convivência inter-religiosa. Entre os participantes estava o Rabino David Rosen, nascido na Inglaterra e há anos residente em Israel. Vale ressaltar que está em processo a concessão de vistos para israelenses e para sauditas poderem viajar diretamente entre os dois países.



2 - Emirados Árabes Unidos - Está sendo realizado um tradicional Circuito Ciclista - percorrer 148 km por sete Emirados Árabes. Pela primeira vez, um time israelense - todos com passaportes israelenses - chamado "THE STARTUP NATION" participa deste circuito. Não há restrição ou censura. 













O ciclista israelense Omer Goldstein resume o espírito do momento: "é um sonho que se torna realidade". Ao entrar no site, o time israelense é um entre os 20 times que participam da prova. Muitas etapas, muitos países e os amantes do ciclismo estão curtindo muito esta novidade. Neste caso, competir é um vitória.


3 - Em processo - "Start Up Nation", antes de ser o nome de uma equipe de ciclismo, é o espírito de uma nação. E no início de 2020, exatamente no dia primeiro de janeiro, a Cia. de Eletricidade da Jordânia recebeu o primeiro suprimento de gás natural de Israel. Esta já é uma realidade no Egito. Ainda estamos no processo, que começou há 10 anos. Há na Jordânia alguns parlamentares, como Yahya Saud, que são contra a normalização das relações com Israel. Mas a busca de energia e de água potável tem sido uma excelente fonte de boas relações.



Mas, Israel, fornecendo gás? De onde? Há dez anos foi descoberta uma enorme jazida de gás natural no Mar Mediterrâneo em frente à Costa de Haifa. Israel criou tecnologia para alcançar estas fontes e retirá-las do mar de forma segura. Atualmente já foram estabelecidas quatro plataformas: Leviatan, Tamar, Tanin e Dalit. Só a plataforma de Leviatan, nome que lembra a baleia que engoliu Jonas, tem a previsão de fornecer 60 bilhões de metros cúbicos de gás em 15 anos. Esta descoberta e a capacidade tecnológica coloca Israel entre os importantes fornecedores de energia do Oriente Médio. 
Dos campos da religião, esporte, tecnologia e economia, esta foi uma semana de muito bons momentos.
Estamos entrando em ADAR o mês judaico da alegria! O mês de superação.



Boa Semana!
Regina P. Markus

Nenhum comentário:

Postar um comentário