Marcadores

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Editorial - Novos Mundos – Novo mês Kislev



No dia 17 de novembro começou o mês de Kislev: o mês das luzes, o mês em que comemoramos Chanucá, a festa das luzes. Uma festa que mostra o poder da defesa. Esta é a festa que lembra a vitória dos Macabeus sobre os gregos, 63 anos antes era comum. A conquista de Jerusalém que não aconteceu, a conquista do Templo de Jerusalém que não aconteceu, e a comemoração lembra uma luz interior que era mantida com óleo que ficou acesa por 8 dias, quando havia luz para apenas 1 dia. E o fato da energia, a priori insuficiente, continuar iluminando enquanto era gerada mais energia é o que é comemorado no Chanucá. Vamos voltar a este tema durante o mês, há muito o que aprender a partir das discussões talmúdicas geradas pela vitória de Yehuda, o Macabeu e sua família. 


Hoje vamos aproveitar os acontecimentos incríveis destas duas últimas semanas para traçar um paralelo sobre perspectivas de futuro em tempo de lutas armadas e em tempo de pandemia. A desorganização é grande e o mundo dos detalhes, do aqui e agora pode ser visto como algo que nunca deveria ter ocorrido. Algo totalmente imprevisível. Certamente para a grande maioria isto é verdade e para um pequeno grupo de cientistas, o poder do “mundo dos pequenos” (microorganismos) nunca deve ser menosprezado, nem para o mal e nem para o bem!


Hoje vamos extrapolar a pandemia e olhar a energia que poderá alimentar o nosso futuro, uma energia ainda desconhecida e que está sendo apresentada pela imprensa e pelas mídias sociais. No dia 19 de novembro de 2020 o Estado de São Paulo (A3 Notas & Informações), na página de responsabilidade do Editor de Opinião, Antonio Carlos Pereira, analisa o acordo firmado entre países da Ásia e Oceania sob o nome de Parceria Regional Econômica Abrangente (Rcep, em inglês). Este acordo envolve 1/3 da população mundial e países com alta capacidade de inovação tecnológica e geração de conhecimentos. Por outro lado, no dia de ontem Israel recebeu o Ministro do Exterior de Bahrein – Abdullatif bin Rashid Al-Zayani. Esta visita tem por objetivo concretizar acordos de cooperação e viabilizar vários intercâmbios. Entre estes, não foi esquecido o fomento de turismo, que permitiria um real encontro entre pessoas. Nestes tempos de evolução das políticas dos Estados Unidos e da Europa, a possibilidade de interações bilaterais sempre amplia o encontro de pontos de contatos positivos.



Entrando no mês das luzes, que sempre é temperado com sombras para não cegar os que a olham diretamente, podemos ver que esperanças começam a mostrar novos horizontes. E estes só serão encontrados se conseguirmos nos despir de objetivos que se provaram ser baseados em premissas erradas. As bonitas palavras, como paz e amizade, perdem consistência quando os fatos pregressos são distorcidos, e ganham nova dimensão quando buscam-se novos caminhos para encontra-las em um futuro próximo.



Com muita esperança – desejo uma boa semana a todos!


Regina P. Markus

Nenhum comentário:

Postar um comentário