Marcadores

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

VOCÊ SABIA? - Ces heredia, “LA JUDIA” de Tampico

 

“Nasci para me destacar e meu judaísmo não foi exceção. Mas nem sempre foi fácil.”


Por Itanira Heineberg


Design de Grace Yagel, borboletas de borchee / Getty Images


Você sabia que uma menina brilhante, única judia em sua escola, lutou contra o antissemitismo ao seu redor e saiu vencedora e orgulhosa de sua ascendência?

A escritora e designer mexicana Ces Haredia relata que desde cedo muito lhe agradou ser o centro de atenções da família - a primeira filha, a primeira neta - e sentia com prazer os olhos amorosos de todos que a cercavam; isto a fazia feliz.

Na escola também tentava atrair os olhos ao seu redor, inscrevendo-se em todos os clubes existentes em busca de destaque e apreciação. Sentia que tinha talento, que tinha nascido para se destacar.

Mas o que mais a destacava era ser judia - aliás, a única garota judia da cidade, Tampico, uma pequena vila no nordeste mexicano.

Esta cidade é conhecida pelos caranguejos de água salgada, pela praia, pelas tortas de Barda, pela lenda urbana sobre alienígenas e, atenção: por não ter uma comunidade judaica.

 


Há mais ou menos cem anos houve em Tampico uma comunidade judaica. Mas com o passar do tempo, quase todos os judeus se foram - o que fez de Tampico uma cidade verdadeiramente católica.

 Ces encantava-se com o fato de ser a única menina judia em sua cidade, apesar de sentir falta de uma comunidade para, às vezes, amenizar sua solidão. Mesmo assim ela sentia-se diferente, ela tinha algo que a fazia especial.


“No início do 10º ano, mudei de escola para uma das melhores escolas particulares de segundo grau da região. Era uma escola conhecida e membro de um dos maiores grupos universitários aqui no México. A mudança me proporcionou uma pausa muito necessária e uma fuga de algumas das experiências mais negativas que tive na escola anterior, como a intimidação e a sensação geral de que simplesmente não me encaixava. Pela primeira vez, estava procurando misturar-me um pouco.

Esta nova escola parecia perfeita, exceto por um pequeno detalhe: era uma escola católica. Sim, o tipo de escola em que o uniforme era obrigatório, a missa obrigatória às sextas-feiras e três vezes por semana eu tinha "Formação Humana" - que era apenas um nome extravagante e não religioso para o estudo da Bíblia e história do catolicismo - como uma das minhas aulas curriculares obrigatórias. E então, sem mais nem menos, a garota que gostava de se destacar se destacou como um polegar ferido. Eu me tornei “La Judìa” - a garota judia.

Como um dos dois judeus da escola - sim, havia um outro judeu um ano acima de mim; não, nós nunca namoramos, para grande consternação de alguns dos meus colegas de classe que presumiram que o faríamos simplesmente por causa de nossas visões religiosas - constantemente me perguntavam minha opinião e "a perspectiva judaica" sobre Jesus, a Bíblia, Segunda Guerra Mundial, contracepção, aborto … quase tudo e qualquer coisa que eles pudessem inventar.

A certa altura, fui até convidada para ser oradora convidada em um fórum multi - religioso para seminaristas e alunos de filosofia na universidade à qual minha escola era afiliada. A experiência, embora um tanto recompensadora e diferente de tudo que eu fiz antes, foi principalmente estranha. Os organizadores calcularam que, uma vez que não havia rabinos por perto para servir como representantes oficiais da fé judaica, uma judia de 16 anos serviria. E então, lá estava eu, ao lado de um padre e de um pastor, tentando explicar para uma sala cheia de principalmente homens como um bris não era exatamente "a versão judaica de um batismo" e que um bat mitzvah não era nada como uma primeira comunhão.

 Embora a maioria dos membros do corpo docente e dos alunos respeitasse minhas visões religiosas diferentes e um tanto opostas, sempre havia aquele professor ou colega de classe a cada semestre que me isolava e tentava fazer com que eu me sentisse errada por ser o que era e por acreditar no que eu acreditava. Um professor de Formação Humana me disse que eu iria apodrecer no inferno por não acreditar em Jesus como o salvador da humanidade, um colega de classe "brincando", gritou comigo que meu argumento em um debate na aula de história sobre a Segunda Guerra Mundial era discutível e sem importância porque “Hitler acabou com todos os judeus”. O antissemitismo, mesmo que às vezes dissimulado, era real.

Minha resposta a comentários como esses geralmente era algo atrevido e irreverente - “Eu não acredito no inferno, mas se eu acreditasse, é onde a festa é, de qualquer maneira!” ou, “Eu ainda estou aqui, então ele (Hitler) claramente se enganou” - mas eu estaria mentindo se dissesse que sou completamente imune à negatividade que eles transmitiram. Embora eu nunca tenha experimentado qualquer forma de antissemitismo com risco de vida e nunca tenha sido tímida sobre meu judaísmo ou de compartilhar meu amor por todas as coisas judaicas, eu, aos 16 anos, comecei a considerar, mesmo que brevemente, se seria melhor apenas manter minha cabeça baixa e "me esconder", por assim dizer.

Após alguma consideração, decidi que me encolher não era meu estilo. Sempre me senti orgulhosa de ser judia e de ter certeza de que o mundo sabia disso. 

Ainda sou um dos poucos judeus da minha cidade. Mas agora, anos depois e com uma compreensão mais profunda de minha identidade como judia e mulher, eu orgulhosamente e sem qualquer hesitação me declaro “La Judìa”.


Eu prosperava com as pessoas sabendo que eu era diferente, então isso não seria exceção. Faço parte de algo maior - algo que foi passado de minha mãe para mim, de minha avó para ela e por incontáveis ​​mulheres e homens antes de nós. Tenho profundo orgulho em saber as diferenças entre o Natal e Hanukkah, em cantar Dayenu todos os anos no jantar da Páscoa e em saber exatamente o que os feriados judaicos inspiraram a cada parte de uma missa católica. Eu uso meu colar com a estrela de Davi todos os dias, ainda asso chalá e compartilho com meus amigos não judeus, e declaro com orgulho meu judaísmo em todo e qualquer aplicativo de mídia social e namoro em que estou."

 

Ces Heredia é uma escritora e designer mexicana que acredita que tudo é possível com um pouco de brilho, um pouco de amor-próprio e muito café.

 

 

FONTES:

https://www.heyalma.com/what-its-like-to-be-the-only-jew-in-a-small-mexican-town/?utm_source=mjl_maropost&utm_campaign=MJL&utm_medium=email&mpweb=1161-27158-303275

Nenhum comentário:

Postar um comentário