Marcadores

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Você Sabia? - Uma boa e doce notícia para um abençoado e saboroso ano-novo.


Por Itanira Heineberg


Era tudo o que eu almejava para desejar a vocês que aqui nos leem: um

Feliz Novo Ano Judaico de 5782.

Apiário israelense destruído em 2020 por ataque terrorista agrícola inaugura em 2021 sua sede recém-atualizada após ter sido queimado até o chão.


Você sabia que queimadas criminosas, mudanças climáticas e uso indiscriminado de pesticidas, além de outros fatores, ameaçam de extinção as abelhas - declaradas pela Royal Geographical Society de Londres como “os seres vivos mais importantes do mundo”?

E agora vem a boa pergunta:

Você sabia que o festival anual de mel e apicultura do Conselho Israelense acontece em todos os apiários do país neste setembro de 2021, e para ele uma startup do país - a Beewise - desenvolveu um gigantesco equipamento, uma poderosa colmeia robótica que usa inteligência artificial para proteger as abelhas? A colmeia da Beewise tem capacidade de cuidar de até 2 milhões de abelhas em uma só tacada.

 

 

Os apicultores dos Estados Unidos, Europa e Israel podem contar agora com colmeias inteligentes para garantir uma produção segura e sustentável. A Beewise, empresa israelense, desenvolveu um grande equipamento que pesa cerca de 1 tonelada sem as colônias de abelha e tem 5 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 2 metros de altura.

A mega colmeia inteligente reduz a Desordem de Colapso da Colônia, CCD,  em até 80%, diminui o trabalho manual em 90% e pode aumentar o lucro dos apicultores em 50%, isso tudo cuidando das abelhas de forma automatizada. O controle é feito por meio de um aplicativo que traz todas as informações para o produtor.

As abelhas são extremamente importantes para o equilíbrio ecológico do planeta, sendo responsáveis por polinizar uma variedade enorme de plantas, entre elas as espécies alimentícias. 

Um fenômeno que tem assustado cientistas e produtores de mel é o CCD,  quando apiários inteiros desaparecem. A apicultura é uma das maneiras de manter as abelhas vivas e garantir que estes pequenos animais continuem a voar por aí, polinizando as mais variadas espécies vegetais e fabricando mel.”


Interior e exterior da colmeia inteligente


Além da polinização indispensável na alimentação da humanidade, cientistas na Austrália estão estudando o veneno produzido pelas abelhas ao serem atacadas, veneno este que causa muita dor ao ser injetado no corpo humano.

A pesquisa recente revela que o citado veneno age de forma eficaz destruindo células cancerígenas de mama.

Fica assim uma pergunta no ar: o que mais estes disciplinados e laboriosos insetos vão nos revelar em nossa busca por melhores condições de vida para o planeta e seus habitantes?



Neste novo ano de 5782, durante as celebrações da Temporada das Grandes Festas Judaicas, Israel convida a todos a fazerem Doces Visitas aos  seus apiários e praias, passeios organizados em 12 locais diferentes do país, à cachoeira em Ein Bokek, e, pasmem, uma experiência moderna e emocionante: frequentar um escape room no vibrante Zichron Yaakov, um dos primeiros povoados modernos em Israel, fundado em 1822 por judeus pioneiros retornando à sua pátria bíblica, vindos da Romênia!


Ophir’s farm

 

Nestas Grandes Festas Judaicas abrem-se muitos portões aos interessados em conhecer Israel, após os meses de pandemia global.

Assistamos agora a um vídeo de 3 minutos e meio sobre o equipamento gigantesco que veio para salvar as abelhas do mundo, uma tecnologia inovadora da startup Beewise que promete trazer maior produtividade que um apicultor humano e minimizar o risco de colapso das colônias de abelhas.





Apesar da queda drástica no número de abelhas nos últimos tempos, o refúgio desta colmeia robótica dirigida por Saar Safra nos traz esperanças e a certeza de que as pequeninas obreiras incansáveis  permanecerão entre nós, garantindo a todos a doçura de seu mel assim como a polinização indispensável à agricultura e à alimentação global.

 

Shanah Tovah Umetukah!

Feliz e Doce Ano!




Nenhum comentário:

Postar um comentário