Marcadores

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

VOCÊ SABIA? - As luzes milagrosas de Hanukkah

 

Por Itanira Heibenerg



A última vela de Hanukkah do ano 5782 do calendário judaico brilhou ontem, 5 de dezembro de 2021.

lazar Cohen, diretor geral do pavilhão de Israel na Expo 2020 Dubai; Rabbi Levi Duchman; Nave Shachar, diretor do Jewish National Fund para a Expo; Solly Wolf, presidente da Comunidade Judaica nos Emirados Árabes e Ilan Sztulman, chefe da  missão do Consulado de Israel durante a abertura da Festa de Hanukkah na Expo 2020 Dubai.

Photo: Israel Pavillion



VOCÊ SABIA que as celebrações desta festa de Hanukkah iniciaram em Dubai, na grandiosa exposição EXPO 2020, com o brilho da primeira vela no pavilhão de Israel?

O festival durou oito abençoadas noites realçadas pela luminescência das velas ao por do sol!

No ano passado o candelabro foi aceso pela primeira vez na História do Golfo,  em frente ao  edifício Burj Khalifa, o mais alto da cidade e este ano no coração da maior Feira de Exposições do mundo.



A festa de Hanukkah, uma festa que celebra o milagre da restauração e conquista do templo além da multiplicação do óleo, comemora agora mais um milagre, o milagre dos Acordos de Abraão, acordos estes que proporcionaram a multiplicação de países árabes, amigos e apoiadores do Estado de Israel.


Rabbi Levi Duchman acende a  Hanukkiah em 28 de novembro de 2021 -  Dubai Expo 2020 in Dubai, UAE.  (photo credit: Courtesy JEWISH UAE)





Rabino Duchman, o primeiro rabino residente da UAE, recitou as bênçãos de Hanukkah em frente à comunidade judaica de Dubai, turistas, expositores e visitantes da feira oriundos de 192 países.

A festividade das luzes foi acompanhada por canções de Hanukkah entoadas pelo coro infantil da comunidade judaica da cidade.

Também os tradicionais e deliciosos sonhos (sufganiyot) foram oferecidos aos participantes.


O milagre Hanukkah nunca foi mencionado na Torah, uma vez que a história aconteceu depois da Torah ter sido finalizada.

Moisés acabou de escrevê-la no ano 2488, ou 1273 BCE ao passo que o milagre se concretizou mais de mil anos depois, nos anos 3621-3622 ou 140-139 BCE.

Mesmo assim esta festa é muito celebrada em todos os cantos do mundo, afinal não há nada mais reconfortante do que celebrar a vitória da Luz sobre as sombras da humanidade.

Assim sendo em New York foi arquitetada a maior Hanukkiah dos tempos:


Maior candelabro de 9 braços para Hanukkah 2021 na primeira noite na Grand Army Plaza, 28 de Novembro, 2021, Nova York.

 (Alexi Rosenfeld/Getty Images)


E a mídia está plena de fotos e festas de Hanukkah em todo o mundo.

Eu, por minha vez, fico feliz de poder incluir aqui fatos de nossa pequena grande Família Abraâmica em São Paulo em que membros das três religiões seguidoras de Abraão se reuniram em harmonia e amizade celebrando nosso primeiro encontro presencial desde o início da Covid-19, finalizando com troca de presentes e acendendo as últimas Luzes milagrosas de Hanukkah!




 

FONTES:

https://www.boston25news.com/news/trending/photos-worlds/F3AOERJNWVBFNEIIZ7MSRLYNM4/

https://embassynews.info/israelenses-celebram-o-hanuka-a-festa-das-luzes/

https://www.guiame.com.br/gospel/israel/pela-primeira-vez-emirados-arabes-unidos-tem-cabana-montada-para-festa-dos-tabernaculos.html

https://www.thenationalnews.com/uae/expo-2020/2021/11/29/hanukkah-celebrations-begin-at-israels-expo-2020-pavilion/

https://www.jpost.com/middle-east/hanukkah-candle-lighting-held-at-dubais-expo-2020-687265

https://www.chabad.org/holidays/chanukah/article_cdo/aid/610029/jewish/Is-Chanukah-Mentioned-in-the-Torah.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário