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segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

VOCÊ SABIA? - Shnat Shmitah - e a Terra também tem seu Sábado!

 

Por Itanira Heineberg


Livro de Êxodo: “Plantem e colham os produtos da terra por seis anos, mas, no sétimo ano, deixem que ela se renove e descanse sem cultivo. Permitam que os pobres do povo colham o que crescer espontaneamente durante esse ano. Deixem o resto para servir de alimento aos animais selvagens. Façam o mesmo com os vinhedos e os olivais.”



VOCÊ SABIA que o atual Ano Judaico de 5782 também é o ano sabático da terra, o “ano da libertação”? Parte dos ciclos de tempos inerentes à vida judaica, é o ano de perdoar dívidas, deixar a terra descansar e abrir-se a todos para colherem o que lhes faltar.

 

“Livro de Levítico: “Deus falou a Moisés no Monte Sinai, dizendo-lhe para falar aos israelitas e dizer-lhes: Quando vocês vierem para a terra que eu estou dando a vocês, a terra deve ter um período de descanso, um sábado para Deus Durante seis anos você pode plantar seus campos, podar seus vinhedos e colher suas safras, mas o sétimo ano é um sábado de sábados para a terra. É o sábado de Deus, durante o qual você não pode plantar seus campos, nem podar seus vinhedos. não colha as safras que crescem sozinhas e não colhe as uvas nas suas vinhas não podadas, pois é um ano de descanso para a terra. [O que cresce enquanto] a terra está em repouso pode ser comido por você, por seu macho e sua fêmea escravos, e pelos empregados e trabalhadores residentes que vivem com você. Todas as colheitas devem ser comidas pelos animais domésticos e selvagens que estão em sua terra.” (Levítico 25: 1-7)”

 

Que Lei maravilhosa esta, quanto respeito pela terra que nos alimenta há milênios, e, pela primeira vez que com ela me deparei, era eu uma inexperiente jovem estudante da Aliança Francesa em Porto Alegre e foi-me difícil entender esta prática muito observada na França. Baseado no compromisso com a terra e sua melhor produção, sem fazer alusão ao texto bíblico, meu saudoso professor Monsieur Roche mostrou-nos os benefícios agrícolas obtidos com este processo.

Esta ideia levou-me agora a pensar que outros benefícios obteríamos em outros campos da vida, se nos permitíssemos descansar, desacelerar e dar um tempo a relações complicadas, a cobranças indevidas, a sentimentos raivosos e vingativos em nossas almas?

Assim como o solo, o ser humano é um terreno a ser cultivado, preparado com sabedoria, adubado com boas intenções e tolerância, irrigado com perdão e pensamentos significativos.

Voltando à História do Povo Judeu, com o acontecimento da Diáspora, ficou mais difícil esta prática bíblica de dar descanso à terra, uma vez que já não estavam na terra prometida.

Mas foi quando eclodiu o movimento sionista que este mandamento voltou à tona trazendo muitas controvérsias.

Em 1888 nasceram os debates sobre a Lei da Shmitah em Israel e consequentemente, muitas discussões e tentativas de chegar a um consenso final.

 

Atualmente, apesar de obrigatório para os ortodoxos por uma questão de observância religiosa, o cumprimento dos preceitos de Shmitah é facultativo em relação ao governo civil no Estado de Israel contemporâneo.

 

“Os tribunais civis não fazem cumprir as regras. Uma dívida seria transferida para um tribunal religioso por um documento de prosbul somente se ambas as partes concordassem voluntariamente em fazê-lo.

Muitos judeus israelenses não religiosos não observam essas regras, embora alguns agricultores não religiosos participem da venda simbólica de terras a não judeus para permitir que seus produtos sejam considerados kosher e vendáveis ​​a judeus ortodoxos que permitem a clemência.”

 

Mesmo assim no ano Shmitah, as safras em Israel resultam insuficientes, exigindo a importação de alimentos do exterior.



E quando se inicia o cumprimento dos mandamentos relacionados à agricultura, no caso, Shmitah?

 

“ A determinação veio na Mishnah, tratado de interpretações rabínicas sobre a Torah, que compõe o Talmud. Segundo esta interpretação rabínica é em Rosh Hashanah que começa o ano civil de Israel. Eles também determinaram que nesta data se inicia o cumprimento dos mandamentos relacionados à agricultura, por exemplo o Shmitah.”

 

Vejamos agora as três promessas que D’us fez ao Povo Judeu se observassem a mitsvá de Shmitah:

1 - D'us prometeu que a colheita do ano anterior ao ano de Shmitah duraria três anos: "Não se preocupem. Abençoarei a terra, de modo que a colheita do sexto ano seja suficiente para o sexto, sétimo e oitavo anos."

2 - D'us prometeu que "Durante o ano de Shmitah ficarão satisfeitos, apesar de comerem pequenas quantidades de alimento. Assim, sua produção agrícola durará."

3 - "Se guardarem tanto os anos de Shmitah como os de Yovel (7 ciclos de 7 anos consecutivos, num total de 49 anos, o ano 50 seria o ano do jubileu, Yovel), estarão seguros em Israel. Porém se não observarem nem Shmitah, nem Yovel, seus inimigos os forçarão ao exílio."


Parreiral em Israel



A Lei da Shmitah ordenada ao povo judeu pela Torah e muito praticada em Israel é um alento para o século XXI em meio aos grandes problemas globais de meio ambiente, alimentação e instabilidade econômica.

E para nós, um convite à uma vida mais humana, reflexiva, pura e caridosa!


FONTES:

https://www.myjewishlearning.com/article/what-is-shemita-the-sabbatical-year/

https://cafetorah.com/o-ano-sabatico-shenat-shemita-o-que-significa/

https://israelemcasa.com.br/o-ano-de-shemitah-em-israel/

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/920255/jewish/O-Descanso-da-Terra-a-Cada-Sete-Anos.htm

 


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