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sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Editorial - Um momento, duas visões

 

Esta semana publicamos 2 mensagens complementares, que ofereceram aos que acompanharam o serviço com a Esh Tamid uma complexa visão do judaísmo: o ser, o sentir individual e o viver e representar, como membro do povo.

O primeiro texto é de Raul Meyer; o segundo, de Nelson Rozenchan.

GMAR CHATIMÁ TOVÁ
Comitê Editorial.




NELSON ROZENCHAN


CORRIGIR E DECIDIR

Hoje completamos efetivamente nossa despedida de 5782. É, eu sei, a leitura da Torá ainda não acabou. Isso só ocorrerá daqui a duas semanas. Assim, estamos vendo como Moisés se despede de seu povo após a caminhada de 40 anos.

Nenhuma despedida é fácil. Moisés não estava feliz por não poder entrar em Israel. Escolheu seu sucessor, Josué, e desejou sorte e sucesso. Hazak veematz - seja forte e corajoso. Como se despedir: APOSENTADORIA ou MORTE? Quem se aposenta morre mais cedo, quem vai até o fim pode também deixar tudo para os outros resolverem.

Moisés ainda tem vigor físico, mas não recebe mais orientações de Deus para passar ao povo. Agora Deus fala com Josué. E Moisés pergunta: Josué, o que Deus te disse? E Josué responde: 40 anos estive ao teu lado. Alguma vez te perguntei o que Deus disse?

Moisés teve inveja. Diz o ditado: a inveja mata. E Moisés entendeu então que era hora de se afastar. 
 
Eu estou ciente de que muitas das escolhas que fazemos não têm a ver com os fatos, mas com as atitudes que trazemos para eles. A forma como interpretamos algo muda completamente nossa experiência, o que também muda nossas reações a ela.

Estive em uma festa e ouvi uma amiga falando sobre o quanto ela odiava que seus filhos estivessem no acampamento, colônia de férias, campo de estudos, porque sentia muita falta deles – era apenas um desabafo. Eu então disse algo tolo, chamando a sua declaração de egoísta. Ela não via que o valor da experiência do acampamento, das crianças longe dos pais, de crescimento para vida, a independência era mais importante do que a sua própria necessidade de estar com eles?

Ela disse - sim. Ela só sentia terrivelmente a falta deles. O egoísta teria sido não mandá-los para o acampamento.
Eu estava errado e pedi desculpas – bem na hora.

Sim, naquela noite eu mandei uma mensagem para ela, admitindo que o que eu disse era - pelo menos em parte - sobre minha própria culpa por não sentir o mesmo, por estar um pouco aliviado em ter meus filhos dormindo fora de casa por duas semanas.

Esta é a época das desculpas, da confissão. Durante os dez dias entre Rosh Hashaná e Yom Kipur - os dias do Temor – devemos nos acertar com as pessoas com as quais convivemos, nos preparar para este intenso dia de jejum e oração em que nos harmonizamos com Deus ou, pelo menos, com nós mesmos.

Pedimos desculpas, perdoamos, depois jejuamos e rezamos e iniciamos outro ciclo no qual, inevitavelmente, ficaremos aquém do desejável.
Lembrem-se: há quatro coisas que não podemos recuperar: a pedra atirada, a palavra falada, a ocasião perdida e o tempo passado.

Minha tradição no Yom Kipur é delinear maneiras específicas pelas quais errei o alvo e vou usar o formato do vidui, a confissão de nossa liturgia tradicional. Peço, então, a vocês, que compartilhem do que estão se arrependendo. Aqui está uma seleção:

PELO PECADO QUE COMETI...
- reagindo em vez de responder
- falando muito sobre o que não é, em vez de me regozijar com mais frequência sobre o que é
- ao começar frases com NÃO: em hebraico, SHELO ASSANI, SHELO SAM, ou, - por que você não?

Seja assertivo

- ao não levar a vida e meu tempo a sério quando eu era mais jovem
- em deitar no sofá assistindo programas de TV o dia todo em vez de sair e admirar o céu azul com nuvens brancas suaves e galhos de árvores majestosas e o doce canto dos pássaros
- guardando rancor da família por muito tempo
- desconfiando de não-judeus devido às experiências de meus pais ou avós no Holocausto
- dando conselhos quando eu queria ser útil, em vez de apenas ouvir
- ao ser impaciente com crianças, idosos e desvalidos
- lamentando erros financeiros do passado e atualmente me preocupando com eles
- ao criar/imaginar mágoas de pessoas com quem me importo
- falando quando deveria estar ouvindo... sempre pensando no pior... não deixando de lado algo que não posso controlar.

Este último, “Falar, quando você deveria estar ouvindo”, parece ficar no topo de minha lista ano após ano. Eu me intrometo em primeiro lugar, no meio de uma conversa, sem considerar todo o contexto. E projeto a minha própria experiência em vez de lidar com empatia – trabalhando para ouvir e entender o que a pessoa estava realmente dizendo, em vez de como isso me fazia sentir.

Eu não sou o outro!

Falo, quando deveria estar ouvindo nas reuniões de trabalho e nas mesas de jantar. Sou muito rápido em entrar no modo solucionador de problemas, quando, às vezes, as pessoas só precisam se apresentar e serem ouvidas.

Aqui estão mais algumas coisas das quais estarei me arrependendo neste Yom Kipur:

- exercitando-me menos e comendo mais
- deixando passar muito tempo para responder telefonemas ou e-mails
- me distrair com muita facilidade
- trabalhando em um pequeno problema hoje ao invés de resolver um problema maior que será mais importante amanhã
- não guardar as coisas logo depois de usá-las
- falando para vocês muito mais do que o necessário
- por não dizer exatamente o que penso enquanto penso ou falando quando deveria estar ouvindo
- comprar coisas que não preciso, só por estarem em promoção
- ser impaciente com mudanças

Este último é realmente um embate, uma luta. Estamos em um momento transformador, pois estamos em tantos cantos de nossas comunidades judaicas e do mundo em geral – ansiosos para inovar para enfrentar os desafios e oportunidades – que haja paciência – não podemos perder a essência de quem somos e o que nós fazemos.

RESUMINDO

Pelo pecado que cometemos guardando rancor na família... reagindo ao invés de responder... sendo impacientes... fazendo um excesso de coisas ao mesmo tempo... desconfiando...

A inovação – mudança – leva a uma certa impaciência, uma urgência de agir rapidamente para atender melhor a todos, abraçar a tecnologia e aproveitar o dia. Equilibrar essa urgência com calma, despreocupação e pragmatismo sobre o que é possível hoje e amanhã versus o que é necessário para abrir caminho para o próximo mês e ano – esta é a parte mais difícil.

Nesses dias de penitência, é quando a necessidade desse equilíbrio é mais clara. Equilíbrio entre a natureza cíclica da vida e a própria mudança. Todos os anos refletimos sobre como erramos o alvo, pedimos desculpas, perdoamos, nos comprometemos a fazer melhor.

Quando Adão cometeu o erro de comer o fruto proibido, ele se escondeu, e Deus perguntou: Onde você está? Mas Deus sabe tudo. Sim, Deus sabe tudo mas Adão não sabia.

Mais importante do que saber onde estamos, é saber onde queremos ir e chegar e fazendo o bem.

“Fazer o bem é estar onde necessitam de você.”
Sabemos que dentro de um ano estaremos aqui de novo – pacientemente fazendo um balanço que nos empurre para progredir.
Segundo um provérbio do Talmud: o primeiro a se desculpar é o mais sábio, o primeiro a perdoar é o mais forte, o primeiro a esquecer é o mais feliz. E que continuemos todos sábios, fortes e felizes.

GMAR CHATIMÁ TOVÁ

Nelson Rozenchan


RAUL MEYER


 Neilá... estamos no final de mais uma cerimônia do Yamim Noraim.

Em alguns minutos nos separaremos novamente; cada um, cada uma irá para a sua vida cotidiana, e as Grandes festas de 5783 serão uma lembrança na mente de cada um de nós.

Mas no término destes 10 dias de reflexão eu gostaria de falar à mente, à consciência de cada um de vocês.

Em Neilá, diz a tradição judaica que as Portas dos Céus estão para se fechar... para que nos apressemos a entrar antes do fechamento... mas fica sempre a pergunta: o que é dentro e o que é fora...?

Há incontáveis explicações, e uma delas é a TUA, a MINHA identificação com nossas raízes judaicas, e com Deus.

Ser judeu ou ser judia não é apenas uma ação de origem sanguínea, ou de identificação...

Vou usar parte de uma prédica do rabino Jonathan Sacks de abençoada memória. Aliás, Sacks é um dos mentores atuais de incontáveis rabinos liberais e ortodoxos.

Para aqueles que se dizem judeus e QUE VIVEM JUDAICAMENTE, Yom Kippur é uma experiência transformadora de vida.

Diz-nos que Deus, que criou o universo, nos alcança em amor e perdão, pedindo-nos que amemos e perdoemos os outros.

Deus nunca nos pediu para não cometermos erros. Tudo o que Ele pede é que reconheçamos nossos erros, aprendamos com eles, cresçamos com eles e façamos as pazes onde pudermos.

Sacks continua: nenhuma religião manteve uma visão tão elevada da possibilidade humana como a judaica.

O Deus que nos criou à Sua imagem, nos deu também a liberdade.
No Judaísmo não somos maculados pelo pecado original, destinados ao fracasso, presos nas garras de um mal que só a graça divina pode derrotar.
Ao contrário, temos dentro de nós o poder de escolher a vida. Juntos temos o poder de mudar o mundo para melhor: Tikun Olam.

Nem somos, como afirmam alguns materialistas científicos, meras concatenações de produtos químicos, um feixe de genes egoístas que se replicam cegamente no futuro.

Nossas almas são mais do que nossas mentes, nossas mentes são mais do que nossos cérebros e nossos cérebros são mais do que meros impulsos químicos respondendo a estímulos.

A liberdade humana – a liberdade de escolher ser melhor do que fomos – permanece um mistério, mas não é um mero dado.
A liberdade é como um músculo e quanto mais a exercitamos, mais forte e saudável ela se torna.

O judaísmo pede constantemente que exerçamos nossa liberdade. Ser judeu não é seguir o fluxo, ser como todo mundo, seguir o caminho de menor resistência, adorar a sabedoria convencional da época.

Ao contrário, ser judeu é ter a coragem de viver de uma forma que não é a de todos. Cada vez que comemos e bebemos, agradecemos por termos alimentos; quando vamos trabalhar, estamos conscientes das exigências que nossa fé nos faz, para viver a vontade de Deus e ser um de Seus embaixadores no mundo.

O judaísmo sempre foi, talvez sempre será, contracultural.

Em épocas de coletivismo, os judeus enfatizavam o valor do indivíduo. Em épocas de individualismo, os judeus construíram comunidades fortes. Quando a maior parte da humanidade foi entregue à ignorância, os judeus eram altamente alfabetizados.
Enquanto outros construíam monumentos e anfiteatros, os judeus construíam escolas. Em tempos materialistas os judeus mantinham a fé com o espiritual. Em épocas de pobreza eles praticavam tzedakah para que ninguém perdesse o essencial de uma vida digna.
Os Sábios disseram que Abraão era chamado ha-ivri, “o hebreu”, porque todo o mundo estava de um lado (sempre echad) e Abraão do outro.

Ser judeu é nadar contra a corrente, desafiando os ídolos da época, seja qual for o ídolo, seja qual for a época.

Então, como nossos ancestrais costumavam dizer: “Zis schver zu zein a Yid”, não é fácil ser judeu. Mas se os judeus contribuíram para a herança humana de forma desproporcional aos nossos números, a explicação está aqui.

Aqueles a quem grandes coisas são pedidas tornam-se grandes – não porque são inerentemente melhores ou mais dotados do que os outros, mas porque se sentem desafiados, convocados à grandeza.

Poucas religiões pediram mais de seus seguidores. Existem 613 mandamentos na Torá. A lei judaica se aplica a todos os aspectos de nosso ser, desde as mais altas aspirações até os detalhes mais prosaicos da vida cotidiana.
Nossa biblioteca de textos sagrados – Tanach, Mishnah, Gemara, Midrash, códigos e comentários – é tão vasta que nenhuma vida é longa o suficiente para dominá-la.

Teofrasto, discípulo de Aristóteles, procurou uma descrição que explicasse aos seus colegas gregos o que são os judeus. A resposta que ele deu foi: “uma nação de filósofos”.

Tão alto o judaísmo colocou nossos desafios que é inevitável que caiamos uma e outra vez. O que significa que o perdão foi escrito no roteiro desde o início.
Deus, disseram os Sábios, procurou criar o mundo sob o atributo da justiça estrita, mas Ele viu que isso não poderia subsistir. O que ele fez? Ele acrescentou misericórdia à justiça, compaixão à retribuição, tolerância ao estrito estado de direito.

Deus perdoa. O judaísmo é uma religião, a primeira do mundo, de perdão.

Nem toda civilização é tão indulgente quanto o judaísmo. Houve religiões que nunca perdoaram os judeus por se recusarem a se converter. Jonathan Saks comenta que muitos dos maiores intelectuais europeus – entre eles Voltaire, Fichte, Kant, Hegel, Schopenhauer, Nietzsche, Frege e Heidegger – nunca perdoaram os judeus por permanecerem judeus, diferentes, angulares, contraculturais, iconoclastas.

No entanto, apesar das tragédias de mais de vinte séculos, os judeus e o judaísmo ainda florescem, recusando-se a conceder a vitória às culturas do desprezo ou ao anjo da morte.

A majestade e o mistério do judaísmo é que, embora na melhor das hipóteses os judeus - um povo pequeno em uma terra pequena, não páreo para os impérios circunvizinhos que periodicamente os atacam - não deram lugar ao desespero, revidando com força mas sempre sugerindo a paz como aconteceu meses atrás quando primeiro-ministro de Israel dirigiu-se aos moradores da Gaza conclamando a paz e mostrando não querer a morte de seus cidadãos mas o combate aos líderes do Jihad Islâmica.

O primeiro-ministro de Israel Yair Lapid acaba de convidar os palestinos para o estudo da concretização de dois países lado a lado em paz e prosperidade.....será que isto não é uma postura corajosa pela paz?
Sob a admiração e a solenidade de Yom Kippur, um fato brilha radiante por toda parte: que Deus nos ama mais do que nós amamos a nós mesmos. Ele acredita em nós mais do que nós mesmos.

Ele nunca desiste de nós, por mais que escorreguemos e caiamos. A história do judaísmo do começo ao fim é a história de um amor de Deus por um povo que raramente retribuiu totalmente esse amor, mas nunca deixou de ser movido por ele.

Rabi Akiva expressou melhor em apenas duas palavras: Avinu malkeinu. Sim, você é nosso soberano, Deus todo-poderoso, criador do cosmos, rei dos reis. Mas você também é nosso pai. Você disse a Moisés para dizer ao Faraó em Seu nome: “Meu filho, meu primogênito, Israel”.

Esse amor continua a fazer dos judeus um símbolo de esperança para a humanidade, testemunhando que uma nação não precisa ser grande para ser grande, nem poderosa para ter influência.
Cada um de nós pode, por um único ato de bondade ou generosidade de espírito, fazer com que um raio da luz divina brilhe na escuridão humana, permitindo que a Shechiná, pelo menos por um momento, esteja em casa em nosso mundo.

Mais do que Yom Kippur expressa nossa fé em Deus, é a expressão da fé de Deus em nós.

Assim terminando Neilá, vamos para nossas casas, nossos lares abençoados pela Shechiná, pela Glória Divina, cientes de nossas raízes judaicas e prontos a mantê-las vivas e vivenciando um vivo judaísmo em nossas vidas ao nos reencontrarmos periodicamente nos Kabalat Shabat.

Que tenhamos uma boa assinatura para uma vida cheia de liberdade e nesta realidade vivenciarmos mais intensamente nossas raízes judaicas... e com esta vivência, os portões sempre estarão abertos a nós, que temos as chaves... pois nossos pilares sempre foram e serão:

Torah – o estudo;
Avodá – o trabalho;
e Guimilut Chassadim – Justiça social.

Estas três atitudes farão que as portas sempre estejam abertas para um mundo melhor – para Tikun Olam.
Chatima tova!!!

Raul Meyer

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