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quinta-feira, 27 de abril de 2023

Acontece - Israel, a nação improvável

 

Por Dr Simon Benabou




Certamente não é a primeira vez que ouvem que a história do povo judeu é única no mundo. Na verdade, se alguém tivesse escrito uma História fictícia do futuro do mundo, cerca de 3.000 anos atrás, e incluído nessa história a história real do povo judeu, isso seria considerado ridiculamente impossível. É muito inacreditável para alguém levar isso a sério. Três mil anos atrás era uma época em que não havia história como a conhecemos hoje: qualquer registro do passado vinha na forma de histórias tribais que geralmente eram transmitidas no boca-a-boca, histórias orais. Essas histórias tribais simplesmente registravam as importantes genealogias da tribo de uma geração para a seguinte e grandes eventos, como uma guerra ou uma migração. Tinha que haver referências copiosas a quaisquer divindades que a tribo adorasse, pois eram consideradas a fonte de tudo o que acontecia na vida naquela época. Enfim, acontece que houve uma tal história tribal escrita há cerca de três mil anos que tratava quase exclusivamente dos ancestrais do povo judeu, dos hebreus e dos israelitas. Esta história tribal é chamada de Torá. Apesar de ser o alicerce da identidade de toda uma nação, na sua essência é realmente uma história tribal, afinal tudo começa com uma única pessoa, Avraham, e a pequena tribo de hebreus que se reuniu ao seu redor.

 

O crescimento dessa tribo de quase inexistente para se tornar massivamente grande ocorreu durante um período de cerca de 200 anos, enquanto a tribo estava localizada no Egito, longe de sua pátria escolhida. Se este livro de história imaginário foi escrito durante esses 200 anos, simplesmente não há chance de que ele ousasse prever o que eventualmente aconteceu. A crescente tribo foi escravizada. Durante a maior parte desse tempo, seu futuro estava fadado à obscuridade ou à aniquilação total. No entanto, emergiu dessa situação desesperadora não apenas livre para forjar seu próprio destino, mas prometendo um destino que era glorioso demais para ser imaginado. Tornou-se uma grande nação, os Israelitas. E foi unificada sob um sistema de crenças que mudaria o mundo de maneiras que reverberam até hoje. Quem teria acreditado que a crença desta nação em um Deus, em oposição às muitas divindades que todos os outros adoravam naquela época, acabaria ressoando com cerca de metade da população do mundo que adotaria essa crença para se adequar às suas próprias situações culturais? Quem teria acreditado que esse enorme grupo de escravos se tornaria uma das principais nações do antigo Oriente Médio, cuja fama e influência sobreviveriam por muito tempo a seus rivais mais poderosos, como os egípcios, os babilônios e os assírios?

 

E isso é exatamente o que aconteceu na história real. Por mais surpreendente que possa parecer, quando a história improvável dos israelitas efetivamente terminou, a história ainda mais improvável de seus herdeiros começou. Os israelitas foram para o exílio em massa por volta de 2.600 anos atrás, em duas etapas com cerca de 150 ou mais anos de diferença. Ambos os grupos foram exilados para terras a leste do antigo Israel. Quando esse tipo de coisa aconteceu a uma nação prévia, sempre significou o fim dessa nação, mas por algum motivo, que ninguém poderia ter previsto, isso não aconteceu na segunda etapa desse exílio. Esses israelitas, agora conhecidos como judeus, visto que em grande parte vieram da tribo de Judá, mantiveram suas crenças e sua identidade como nação. Uma pequena porcentagem voltou para sua terra natal dentro de mais um século. Este grupo, embora enfrentando grandes chances de insucesso, sobreviveu além de qualquer expectativa razoável. Eles se juntaram ao longo dos séculos por muitos de seus companheiros exilados de todo o mundo antigo e por outros que de alguma forma se tornaram parte do povo judeu. Eles reconstruíram seu templo central destruído e recriaram sua religião de uma forma que manteve seus antigos rituais e crenças bíblicas, ao mesmo tempo em que começaram a assumir uma estrutura que eventualmente se tornaria o que hoje conhecemos como judaísmo. As primeiras raízes do judaísmo rabínico, o judaísmo com o qual os judeus estão mais familiarizados do que seu ancestral bíblico, nasceram durante esses séculos. Mas tão improvável quanto esse renascimento, ainda mais improvável era uma segunda rodada de derrota e exílio, desta vez nas mãos dos romanos. Este exílio viria a ser mais permanente do que o primeiro. Durou um período inédito de quase 2.000 anos. As nações simplesmente não sobrevivem tanto tempo no exílio. Elas desaparecem nas terras para as quais foram exiladas, para nunca mais serem ouvidas.

Mas por alguma razão, isso não pode ser explicado racionalmente.

 

Os judeus se recusaram a seguir esse caminho. Eles preservaram sua identidade coletiva no exílio, permanecendo judeus, quase como se alguma força do destino estivesse guiando as coisas para que eles também estivessem lá como uma relíquia guardada em um baú de família. Por que eles fizeram isso? Por que as nações em que eles viveram toleraram isso? Ninguém sabe. Mas continua sendo pra mim um dos maiores mistérios da história coletiva do mundo. Este exílio prolongado nos levou a todas as partes do mundo. Os judeus migraram para todos os continentes povoados, espalhando-se da China à Califórnia, do extremo norte da Rússia até o extremo da América do Sul e da África. Onde quer que eles fossem, eles carregavam sua singularidade. Eles circuncidavam seus bebês do sexo masculino, um costume provavelmente tão antigo quanto qualquer outro no mundo, exceto o enterro dos mortos. Eles estudaram e reverenciaram seus livros sagrados, incluindo a Torá, que contou e predisse esta história inacreditável. Eles guardavam para si mesmos suas leis de casamento e normas sexuais, suas restrições alimentares e altos padrões de moralidade. Eles rezavam para o seu único Deus constantemente descobrindo novas maneiras de imaginar o que Deus fosse. E pagaram um preço altíssimo pela insistência em manter sua identidade. O sofrimento por sua fé tornou-se um cartão de visita para ser judeu. Podia acontecer em qualquer lugar e a qualquer hora, fossem conversões forçadas, castigos em praças públicas, exílios periódicos ou assassinatos em massa. Os judeus tiveram que suportar tudo simplesmente porque queriam ser judeus.

 

Quando a intolerância atingiu um auge com o Holocausto, o mundo teria boas razões para acreditar que os judeus finalmente desistiriam de sua identidade e perceberiam que tudo era inútil. Mas eles não o fizeram. As sementes já foram plantadas para outro renascimento na antiga Eretz Israel. Não foi fácil e ainda não é fácil. Mas está acontecendo. É a nação de Israel recriada do pó do deserto e dos ossos de milhões de mártires. Qual profeta poderia ter predito isso há 2.000 anos, quando começou aquele longo exílio? Qual vidente poderia ter visto o que estava por vir mil anos atrás, quando a terra de Israel estava vazia de judeus e quase vazia de vida? Alguém, judeu ou não, poderia ter visto o destino impossível dos judeus na terra de Israel, ainda no ano de 1900? Se alguém sugerisse tal profecia em qualquer momento anterior à formação do estado moderno de Israel, eles teriam sido ridicularizados sonhadores ou fraudes. Mesmo para os judeus, não passava de uma oração desesperada que eles faziam para manter vivas as esperanças uns dos outros. Em todo Pessach, “Leshana habaa b’Yerushalayim”, “no ano que vem em Israel”. E aqui estamos há 75 anos.

Vivenciamos recentemente dois dias comemorativos que o Estado de Israel consagrou como parte da nova nação. Há algumas semanas, observamos o Dia do Holocausto de Yom Hashoah. Embora muitos possam questionar a sabedoria de comemorar um período tão horrível da história humana para os judeus, é nada menos que um símbolo de fé e perseverança mais do que qualquer outra coisa na história judaica. Representa o traço judaico inato de nunca desistir. É triste e sempre trará de volta memórias terríveis. Mas é tão judaico quanto a língua hebraica. Na última semana tivemos a comemoração consecutiva e a celebração de Yom Hazikaron e Yom Ha'atzmaut, o Dia Memorial de Israel e o Dia da Independência. O primeiro lembra aqueles que morreram nas muitas guerras e ataques terroristas que Israel sofreu em seu esforço para realizar esse sonho impossível. Uma porcentagem surpreendentemente considerável de famílias em Israel passa por um dia pessoal de luto ao se lembrar daqueles que perderam. As nações inteiras choram com eles, mas também celebram pelo que eles deram suas vidas. Isso leva direto para a celebração cada vez maior e contenciosa de Yom Ha'atzmaut. Embora não haja fim para a quantidade de problemas que Israel enfrenta e continuará a enfrentar no futuro próximo, também há muito o que comemorar ao relembrar o milagre moderno desta nação antiga.

A justaposição desses dias, sempre com cerca de uma semana de diferença, é, de certo modo, a história do povo judeu. Os judeus são Abraão e Sara vagando pelos desertos do antigo Oriente Médio em busca de uma terra prometida a eles por seu único Deus. Lá, Moshe e os israelitas vivenciam o êxodo e recebem a Torá no Monte Sinai. Eles são profetas e reis, fazendeiros trabalhando na terra e suas esposas tirando água dos poços. Eles são exilados deixando sua terra, mas prometendo nunca esquecê-la. Eles são rabinos e parteiras para surfistas e místicos, artistas e cientistas, crentes ferrenhos em sua religião e questionadores implacáveis de sua religião. Eles são aqueles que caminharam até as câmaras de gás e aqueles que caminharam, navegaram ou voaram para sua pátria coletiva enquanto passavam por este estranho e muito judaico rito de aliya. Chegando para se estabelecer em Israel. Talvez seja uma necessidade do destino judaico que esses dias cheguem nesta época do ano. Acabamos de ter o Pessach celebrando a fundação da nação israelita e judaica. Durante as semanas seguintes, contamos os dias do Omer até Shavuot. Simplesmente tinha que ser o destino que os judeus comemorassem a impossibilidade de um holocausto que matou 6 milhões em poucos anos e o igualmente impossível renascimento da nação alguns anos depois. Nada mais serviria para esta nação de impossibilidades. Pois não é algo que surge naturalmente no curso da história. Há 75 anos o deserto floresce em Eretz Israel. Que possamos nos inspirar na resiliência de nossos antepassados para continuar, com democracia, fazendo de Israel e o povo Judeu uma luz entre as nações do mundo.  

 

2 comentários:

  1. Para sempre Israel 👏👏👏👏👏

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  2. Um povo perseverante. Uma linda história de fé e esperança.

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