Marcadores

segunda-feira, 5 de junho de 2017

EDITORIAL - SHAVUOT - CHAG MATAN TORAH

SHAVUOT


Shavuot - Sete Semanas após Pessach 
 E acaba a contagem do Omer - 
(50 dias - Pentecostes)

É uma festa com tantos significados e com tantas possibilidades que ficamos pensando que Shavuot quer, em apenas dois dias, abraçar todo o significado do judaísmo. É a data em que a Torah foi entregue no Monte Sinai, e é a data em que recebemos a Torah a cada ano.

O que é mais significativo que estudar a Torah? É nesta festa que muitos de nós iniciamos as atividades da Virada Cultural - uma noite inteira estudando e conversando com amigos.

Mas Shavuot também é conhecida como Chag haBikurim - a Festa das Primícias - quando todas as primeiras frutas eram levadas ao Templo - e assim, Shavuot une o novo ao Eterno, o que se renova a cada ano ao que será assim por hoje e sempre. E mais uma vez, lembramos que acabou a contagem do Omer - os dias que separam a saída do Egito ao recebimento da Torah - sabendo que no futuro, ao receber a Terra de Israel, estaremos aptos a celebrar a colheita do trigo, das tâmaras, das uvas, da romã, da cevada, o figo e as azeitonas. Cada uma tem o seu significado. Como era bom ir para o campo com as cestas de Bicurim - as primícias.

Mas a festa de Shavuot tem mais. É a festa em que estudamos o Pirkê Avot e lemos o Livro de Ruth, a moabita. Cada um nos ensina pontos importantes. Com Ruth e Naomi aprendemos o valor do amor, respeito, mas também entendemos que há sempre algo mais no futuro - e Ruth, a moabita, segue sua sogra Naomi para a terra de Israel, e com Boaz inicia a linha hereditária que chega ao Rei David. Quanta coisa para falar deste livro que conecta os povos a Israel e mostra a relação de duas mulheres que buscam um futuro digno e encontram a eternidade.

Pirkê Avot - A Honra dos Pais - ser pai e ser responsável pelos seus filhos e pelo seu povo. Agir no aqui e no agora, sabendo que esta é a base para o futuro. E Golda Meir, a primeira ministra do Estado de Israel sempre dizia - Se não agora, quando? Se não eu por mim, quem por mim? Se eu só por mim, quem sou eu?
Ser e atuar em seu benefício e no de toda a comunidade, na hora certa. Assim é traduzida uma dos importantes ensinamentos da Ética do Pais - do Pirkê Avot.

Shavuot - uma das três festas de peregrinação, quando o povo judeu sobe para Jerusalém e vai ao Monte do Templo.

E, como toda boa festa judaica, Shavuot é comemorada com comida muito especial. Tudo de queijo - que delícia!

Sem esgotar tudo o que poderia ser falado de Shavuot, fica a sensação que a festa tem muitos focos. Sim, pensamos que Shavuot é a festa que ganha novos significados de tempos em tempos - e traz consigo o segredo da eternidade. Manter o passado e renovar-se sempre que surge um novo e importante fato.

Chag Sameach

Regina, Marcela e Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário