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quinta-feira, 15 de junho de 2017

EDITORIAL - Sociedades Livres e A Verdade/ Sociedades Aprisionadas e A 1/2 Verdade




Sociedades Livres e A Verdade

Sociedades Aprisionadas e A 1/2 Verdade





Neste Brasil que vivemos, com tantos sobressaltos e tantas inverdades, pouca coisa pode nos surpreender. Mas alguns fatos que vêm acontecendo no mundo e no Brasil mostram que o conceito da verdade e o cuidar, "preservar", o Presente, para poder honrar o Passado e preparar o Futuro, ficou bastante obscuro.

O famoso dicionário de Oxford, que tem muito cuidado ao introduzir novas palavras, traz um novo adjetivo: POST-TRUTH. 

Post-truth: "relating to or denoting circumstances in which objective facts are less influential in shaping public opinion than appeals to emotion and personal belief".

Pós-verdade: "relacionado a ou referindo-se a circunstâncias em que os fatos objetivos são menos importantes para influenciar ou formar a opinião pública do que apelos emocionais ou crenças pessoais."


Esta palavra não pode ser considerada um neologismo do ponto de vista linguístico, mas certamente resulta de uma nova forma de fazer jornalismo e moldar a opinião pública e, mais importante ainda, educar pessoas com conceitos falsos que têm por objetivo alterar a verdade de forma radical, isto é, já na raiz do problema.

Nós, judeus, temos visto isto acontecer ao longo da História da Humanidade em várias ocasiões. E atualmente, isto acontece todos os dias e todas as semanas.

O Rabino Lord Jonathan Sacks, um grande pensador e excelente divulgador de nossos tempos, compartilhou esta semana seus pensamentos sobre a Pós-Verdade - usando como mote a publicação de 3 livros sobre o mesmo tema. Postamos em nosso blog o vídeo para os que quiserem viajar com a mente da antiguidade até os nossos dias melhor entendendo o conceito de "criar" verdades.

Na última semana, a Rede Globo veiculou um programa sobre as relações Israel e os "palestinos", procurando mostrar diferentes lados. LADO - lembra uma figura geométrica - uma quadrado, um triângulo, portanto algo sólido - algo baseado na verdade. Qual verdade? A do início do século XX? A das décadas de 1950 - 1970? Ou a criada após a retirada da nacionalidade jordaniana de todos os árabes que moravam no west bank (nome jordaniano) ou na Samária e na Judéia (nome de províncias de Israel). Neste contexto, falar de meias verdades cria conceitos que ao serem repetidos de forma insistente constroem uma nova verdade: a pós-verdade. Olhando a História da Humanidade temos a noção de que sobreviver ao longo dos anos necessita de verdade, educação e capacidade de singrar o tempos - capacidade de não só criar como adaptar. Capacidade de conviver e coexistir. Mas certamente para coexistir é preciso existir. Uma fantasia é sempre transiente. Pode ser muito ou pouco tempo dependendo da escala que está sendo medida. 

Mas o mais revoltante é quando pós-verdades são criadas no campo educacional. Educar de forma responsável é dar ao aluno a capacidade de debater e discutir e nunca dar a ele questões que possam admitir uma única resposta. Neste ponto lembro com saudades de um professor de matemática da década de 1960 que avaliava a forma como eram construídas as respostas e não apenas o número final obtido. Muitos ainda agem assim, e formam pessoas com capacidade de atingir objetivos por métodos diferentes. Entre os grandes exemplos de educação dirigida, atualmente está sendo denunciada a postura do sistema educacional dirigido por palestinos, que vem sendo monitorados por pessoas que querem acabar com a criação de diferenças e de ódios. 

Detectar o problema é a primeira parte da questão, divulgar e evitar as consequências será a forma de retomar o caminho e evitar um futuro baseado em "inverdades". 

É nesta linha que temos colocado várias formas de convivência e principalmente de coexistência; Conviver - pessoa a pessoa - encontrar no outro semelhanças, mas principalmente identificar diferenças que são complementares - e com isso ao invés de somar, potencializar a vida.

Coexistir - aqui falamos de grupos que têm lideranças e objetivos diferentes, mas que encontram formas de identificar as diferenças e outras de permitir que haja coexistência.

Na semana passada postamos um vídeo que mostrava a construção de um novo alfabeto formado por letras hebraicas e árabes e que permitia a leitura de pessoas fluentes em apenas um dos idiomas. A maravilha é que esta criação feita pela designer gráfica Liron Lavi Turkenich de Haifa fez parte de uma convivência árabe-judaica e que será importante para um coexistência.

Esta semana, colocamos informações sobre as formas de criar pós-verdades tanto na educação quanto na divulgação. Assim, trazemos à luz do presente alterações que podem moldar um futuro não desejado e ao mesmo tempo iluminamos este futuro com verdades do presente que vão tornar o amanhã algo maravilhoso para todos. As críticas e as sugestões recebidas são sempre muito bem vindas e vão ajudar a criar neste nicho um local para debater e desvendar verdades e pós-verdades ligadas aos hábitos, costumes e avanços científicos e culturais. 

Olhando o futuro que trará as suas verdades - vivendo o presente baseado nas verdades que conhecemos.

Regina, Marcela e Juliana

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