Marcadores

quarta-feira, 28 de março de 2018

EDITORIAL - PESSACH - A festa da liberdade


Pessach (פֶּסַח)– em hebraico;
Páscoa (Πάσχα )– em grego;
Passagem – em português




A celebração de Pessach entre os judeus e da Páscoa entre os cristãos ocorre na mesma época, na entrada da primavera no hemisfério norte – no caso de Pessach, no dia 15 de Nissan no calendário judaico. Esta é uma festa em que se comemora a mudança radical de uma forma de vida para a outra. Da escravidão para a LIBERDADE. Entre os judeus, a celebração de Pessach dura 8 dias e é cercada de muitas regras alimentares e muitos jantares em família, e mais recentemente, com amigos e com as comunidades.

O preparo para Pessach começa semanas antes, com uma rigorosa limpeza da casa. Cada canto tem que ser inspecionado com uma vela, ou atualmente com uma lanterna, e todo o “chametz” é juntado e queimado. Esta prática religiosa foi de grande importância na Idade Média. Cidades lotadas e com pouca higiene eram assombradas por muitas doenças quando o clima começava a esquentar, quando a primavera entrava. Muitos achavam que os judeus eram os culpados, porque eram poupados de muitas doenças. Hoje sabemos que a higiene é essencial para que bactérias não proliferem!

É muito comum conhecermos amigos judeus que não mantém nenhum dos hábitos alimentares, mas que na festa de Pessach deixam de comer farinha ou o que for fermentado, para lembrarem... mas lembrar o quê? Tradicionalmente, a saída do Egito. Todo ano, ao redor de uma mesa muito farta, e com toda a família, é lida a Hagadah (História) de Pessach. Para lembrar é preciso saber, e a memória tem dois momentos: o do aprender e o do recordar. Estes dois momentos são cultuados pelo judaísmo. Todos têm que aprender, desde a mais tenra idade, algo sobre a história, e, com o correr dos anos, este conhecimento vai se aprimorando. Para lembrar é preciso ter tido contato, é preciso ter sido ensinado, é preciso saber.

Ao longo dos séculos, muitos judeus tentaram trazer a história da liberdade para os dias de “hoje”, e entendam como “hoje” o presente que cada um viveu. Aqui no Brasil não foi diferente; o maravilhoso escritor judeu gaúcho, Moacyr Scliar, escreveu uma Hagadah de Pessach moderna em que, ao invés de falar do Faraó e das dez pragas do Egito, falava de todos os algozes modernos e de como os diferentes povos buscam a liberdade. Foi uma universalização da história judaica. Mas muitos continuam contando a história original: as pragas, a saída e a abertura do Mar Vermelho. Se perguntarmos a cada um que leu a Bíblia quem é o personagem central desta história, a resposta vem fácil – Moisés – aquele que saiu das águas, tornou-se Príncipe do Egito, casou-se com uma princesa negra, Tsipora, e foi escolhido para libertar o Povo de Israel da escravidão. Bem, se perguntarmos a quem lê ano a ano a Hagadah de Pessach quem foi Moisés, a resposta será: Este nome não é mencionado na história da libertação dos judeus do Egito. E assim é ensinada uma importante lição. Cada homem tem o seu papel e a sua vida, mas na hora de lembrar momentos muito importantes é preciso saber que não apenas os que foram nominados, mas também o povo anônimo, faz parte da história. E, nesta noite de celebração, onde há vários pontos importantes, gostaria de lembrar de um que não é muito mencionado nas Wikipedias da Vida.

OS QUATRO FILHOS – quando a história de Pessach começa a ser contada porque a criança mais nova perguntou “Por que esta noite é diferente de todas as demais?”, é informado que a história deve ser contada para quatro crianças diferentes – as inteligentes, as tolas, as más e as que não sabem perguntar. E para cada uma a história será contada e será compreendida de forma diferente. Mas o Povo Judeu é composto de pessoas de todos os tipos, e no Seder de Pessach aprendemos que cada um é responsável pelo outro.
SER LIVRE é assumir a responsabilidade pelos seus atos e assumir o bem estar de toda a comunidade - e assim, seguimos em frente. Lembremos que em Pessach contamos a história do primeiro movimento sionista – OLHAR PARA SION – que aconteceu há 3300 anos. E, é por isso que ao encerrar o Seder, todos cantam juntos:

Le Shana ha Bá B’Yerushalaim – O ano que vem em Jerusalém.

CHAG PESSACH SAMEACH







Nenhum comentário:

Postar um comentário