Marcadores

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

EDITORIAL: Brasil-Israel - INOVAÇÃO


EDITORIAL: Brasil-Israel - INOVAÇÃO



Esta semana (3 a 7 de dezembro), publicamos na sessão "Você Sabia?" uma série de inovações que são oriundas das Universidades e Institutos de Pesquisas Israelenses. Dia a dia, já é impossível sobreviver sem estes novos produtos. E quando apreciamos o que está acontecendo hoje nas bases, fica claro que o futuro terá a marca das atividades israelenses em todos os campos, da inteligência artificial aos avanços na geração de alimentos e de medicamentos.

Mas hoje queremos aproveitar a oportunidade do lançamento do Programa de Cooperação entre a Autoridade de Inovação de Israel e a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e colocar nossos leitores a par dos desenvolvimentos feitos no Brasil, de colaborações que premiam trocas vantajosas para ambas as partes. O Brasil há 50 anos desenvolve um forte programa de pós-graduação e formação de cientistas baseado em um processo de avaliação que tem sido aprimorado ao longo dos anos. A ciência brasileira tem expoentes importantes e uma massa produtiva criativa e desperta interesse de muitas partes do mundo.

A partir da geração de conhecimento, este deve entrar em fase de inovação e depois de geração de produtos que possam ser apropriados pela cadeia produtiva. Em Israel, toda esta linha é chamada de Ecossistema de Inovação e tem uma característica muito importante: cada agente atua em seu segmento e existem segmentos de contato que impedem que conhecimentos básicos e inovações muito iniciais caiam em buracos negros.

Neste ponto lembro de um episódio importante na história da humanidade. O físico Michael Faraday (1791-1867), um dos cientistas mais influentes de todos os tempos, lançou as bases dos fenômenos da eletricidade, eletroquímica e magnetismo. Quando apresentou à Rainha Vitória um aparelhinho que gerava um raio - comprovando o eletromagnetismo, esta perguntou: "Para que serve?" - e Faraday respondeu: "Para que serve um bebê?". Hoje todos sabemos o que é a eletricidade. Imagina nossas vidas sem o "bebê" de Faraday?

A EMBRAPII (fundada em dezembro de 2013 - www.embrapii.org.br) é uma Organização Social que tem por missão contribuir para o desenvolvimento da indústria brasileira unindo as pontas das Instituições de Ensino e Pesquisa que desenvolvem o saber e as Indústrias que buscam processos inovativos. Esta é uma forma pró-ativa de saltarmos o buraco negro que existe entre as diferentes fases do processo inovativo. No 3o São Paulo Innovation - SPIN Summit Brazil, em novembro de 2018, foi anunciada esta nova parceria que conta com verbas públicas e privadas.

Ciência e Conhecimento - linguagens que ultrapassam fronteiras e que quando feitas em colaboração, aumentam a probabilidade de reverterem em bens comuns para muitos.

Boa semana!

Regina P. Markus

Nenhum comentário:

Postar um comentário