Marcadores

quarta-feira, 23 de junho de 2021

EDITORIAL: VOLTA AO PASSADO

Henrique Cymerman - jornalista e professor israelense, em um Webnar com Samuel Feldberg, prof. USP - cita frase de AMOS ÓZ

Quando algumas palavras ou ações são repetidas várias vezes perdem o significado. Podem até adquirir novos significados e com isso passar, de forma subliminar, a continuar a transmissão de mensagens. A não ser que seja mostrado de forma clara ao grande público que estas palavras ou ações estão enraizadas em discriminação disfarçada.

Assim, não encontramos mais pessoas falando "é dia de branco", ou outras muito piores que há 60 anos eram faladas com toda tranquilidade. Aprendemos muito com os movimentos contra o racismo. Mas, escutamos frequentemente a palavra "judiar". Outro dia deparei com um pessoa querida dizendo, esta roupa foi "judiada". Quando perguntei se tinha idéia que isto poderia ser ofensivo para uma judia ela ficou espantada. E eu também com a minha ousadia!

Hoje, o antissemitismo aflora de maneira inequívoca. Apesar do Povo Judeu incluir pessoas de todas as etnias, desde os tempos da Torá, o Estado de Israel ser um estado inclusivo que tem entre seus cidadãos pessoas de todas as etnias, há um eterno buscar de fatos limítrofes e outras vezes publicizar apenas os fatos negativos. 

Certamente algumas formas enraizadas de demonização são muito difíceis de evitar. Esta semana publicamos a linda história do maestro Gilbert Levin, o maestro do Papa João XXIII. O vídeo é de 2001. É maravilhoso, tocante e mostra uma importante fase de entendimento entre a Igreja Católica e os Judeus. Um período que deve ser registrado na história com H maiúsculo. Mas, quando chega ao final, traz comentário pouco elogioso do Papa Pio XII - que exerceu o seu pontificado durante a II Guerra Mundial. 

Hoje, após a publicização dos documentos relacionados ao Papa Pio XII, sabemos que ele teve que operar sob um fachada, e abriu as igrejas e conventos da Itália e de outros países da Europa para os judeus. Neste contexto, minha família tinha histórias muito positivas sobre o Papa Pio XII, e que agora podemos entender.

Judeus e Eretz Israel continuará sendo o nosso tema por muito tempo, assim como o recrudescimento do antissemitismo, que muda o foco do judeu local para a Pátria Judaica.

Boa Semana a todos,

Regina P. Markus

Um comentário: