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quinta-feira, 4 de maio de 2023

ACONTECE - Declarar e Agir HOJE - os tempos entre Kedoshim e Emor


Os dias, semanas, meses e anos seguem a sua jornada infinita. Ao olhar a história judaica, a Torah e a vasta literatura ancestral temos a certeza da continuidade. No entanto, ao olhar o tempo presente, muitas vezes perguntamos: como chegamos a este momento? Tem alguma forma de ultrapassarmos e vislumbrar o futuro? Foram tantos os acontecimentos que têm relevância para nossa comunidade brasileira e para o Estado de Israel que cada um deveria ser tratado de forma isolada. Mas, em tempos de "redes neurais" e "conectômica", extrapolando o ser vivo e passando a reger toda a sociedade, somos tentados a expor os fatos simultâneos de forma a permitir, em breve ou no futuro, gerar caminhos alternativos que permitam vislumbrar novos horizontes.


Assim, vamos começar pelo que fazemos de forma cíclica ao longo de milênios e que tem se mostrado uma forma de perpetuação: a leitura semanal da Torah. Na última semana lemos duas prashiot: Acharei Mot (Após a Morte, Vaicrá; Leviticus 16: 1- 18:30 ) e Kedoshim (Santos Vaicrá 19:1 - 20:27). Nesta semana será lida a parashat Emor (Fala!, Vaicrá -21:1 - 24:23). Após a morte de dois filhos do Sumo Sacerdote Aron, יהוה , pede para Aron silenciar. O pecado de introduzir um fogo (luz) impuro no local mais sagrado do Mishkan, a tenda sagrada, havia sido punido com a morte. Na sequência, são descritos os rituais de pedido de perdão que os sacerdotes, sua família e o povo devem seguir. Esta parashat, que também é lida no dia de Yom Kipur, descreve como o povo deve se dirigir a יהוה, a cada ano. Um ponto importante a destacar é que o coletivo, o povo, dirige-se a יהוה e cada ser humano de forma individual deve obter o perdão de outro ser humano. Somos responsáveis uns pelos outros e devemos nos entender como seres humanos.


Kedoshim (Santos) - é a declaração que somos Santos porque יהוה é Santo. Esta declaração foi transmitida por Moshe a todo o Povo de Israel, reunido para receber a segunda versão dos Dez Comandos. Em Kedoshim são descritas uma série de leis e regras. Muitas delas, se forem lidas de forma literal são difíceis de serem entendidas nos dias de hoje. Ao longo dos séculos sábios trouxeram interpretações que se adequavam à cultura em que viviam as comunidades judaicas ao redor do Globo, muitas vezes com críticas e outras com reinterpretações. Mas uma parte desta parashá sobressai aos olhos. "Amarás ao teu Próximo como a Ti Mesmo". Frase que estamos acostumados a escutar em diferentes contextos e ligados com diferentes religiões e culturas. Os sábios pontuam que é tão importante amar o próximo como amar a si. A vida flui através do respeito e compreensão mútua. E um dos fatos que יהוה solicita que Moshe comente e produza regras é a relevância da crítica. Devemos criticar? Será possível criticar se não nos colocarmos no lugar do outro? Será que a imagem que temos do lugar do outro é correta? O outro tem capacidade de ouvir e entender a nossa crítica? Quando devemos falar, quando devemos calar ou exemplificar?


Esta semana, continua יהוה falando a Moshé. O tema é a santidade dos seres humanos e do tempo. Novamente são separadas as regras para os sacerdotes e o povo. São descritas as regras das festas de peregrinação, do descanso semanal e da entrada de um novo mês. E é dada uma ênfase especial ao calendário agrícola. Rambam, Rashi, o Gaon de Vilna têm abordagens diferentes e complementares unindo o Shabat com as Festas. Harmonizando a semana com o calendário anual. Dessa forma, sem entrarmos nos detalhes específicos do regramento e das diferentes formas que as comunidades ao longo do tempo e das civilizações observaram estas regras, fica a mensagem que observar as estações do ano, as fases da lua e a alternância entre o claro e escuro são formas de santificar. Mas, apenas isto não permite a conexão entre as gerações; é o estudo e a interpretação dos fatos a cada geração e dentro de cada cultura que permite que sejamos um povo entre os povos e que possamos conviver.


Olhando em Israel esta semana vemos os vários lados de uma figura geométrica complexa. Ontem o sul de Israel foi atacado por uma chuva de foguetes vindos de Gaza. Por outro lado, a delegação de mulheres do Grupo de Liderança e Networking, que faz parte do ELF (Empoderamento e Liderança Feminina) -FISESP está cumprindo uma intensa agenda em Israel. Entre as inúmeras atividades visitando Universidades, Sistema de Inovação e Parlamento, na segunda-feira dia 1 de maio assistiram a uma palestra ministrada pela Capitã Ella Waweya, major do Exército de Israel, porta voz do Exército de Israel para os cidadãos israelenses árabes mulçumanos. Ella é a primeira mulher árabe mulçumana a ser promovida a Major no Exército de Israel. Vale acessar o link e constatar como convivem os grupos de diferentes etnias e religiões no Estado de Israel.


No último dia 30 de abril, em São Paulo, no Festival de Filme do Cinema Israelense na Hebraica foi apresentado o filme Exodus 91, que está disponível na internet. A história dos imigrantes etíopes que chegaram em Israel via Operação Salomão. Sem spoiler, vale ver como a história vai sendo construída através de uma rede que envolve pessoas de diferentes origens e etnias e que conseguem através de uma força que move leões salvar vidas. Missões que parecem inicialmente não ter um objetivo ou um processo definido e que vão sendo construídas pela vontade dos que sabem olhar o próximo e respeitar as diferenças. Na oportunidade, o tema foi abrilhantado pela presença do Vice-Cônsul de Israel em São Paulo e sua esposa. Ambos etíopes e que chegaram em Israel ainda crianças via ondas imigratórias anteriores. 


Teria muito mais a escrever e contar desta semana cheia de acontecimentos, quando continuamos contando os dias do Omer que ligam Pessach a Shavuot; a saída do Egito ao recebimento da Torah. Contar os dias entre a liberação e a liberdade deve ser feito por homens e mulheres que podem tomar suas próprias decisões, e que possuem leis e regras que permitem viver em conjunto, hoje e sempre.



Abraço a todos!

Regina P. Markus

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