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quinta-feira, 11 de maio de 2023

CINEMA - Por Bruno Szlak: Haesder

Por Bruno Szlak




Haesder

Este filme de 2000 é a estreia do roteirista e diretor Joseph Cedar. Embora nascido em Nova York, ele cresceu em uma comunidade ortodoxa de religiosos nacionalistas em Israel desde os seis anos de idade. Um ex-paraquedista de infantaria com background de Ieshiva, Cedar retornou brevemente a Nova York para estudar cinema na NYU's Tisch School of Arts. Em relação à sua decisão de fazer carreira na indústria cinematográfica israelense, em vez de Hollywood, Cedar disse ao The Jerusalem Post: “Tenho um filme americano na cabeça, mas não é a hora certa. [Para trabalhar na América], eu teria que abrir mão do controle sobre meus filmes que eu tenho em Israel”. As experiências de vida de Cedar, incluindo viver em um assentamento por mais de um ano enquanto escrevia este filme, dão a ele uma perspectiva altamente relevante sobre as questões que ele levanta, como a ideia de “pertencer” a uma comunidade e o conflito entre o indivíduo e o grande esquema de uma missão ideológica.

Embora o filme seja de 2000, o que hoje vem ocorrendo em Israel, com a ascensão ao governo dos grupos nacionalistas religiosos, nas figuras de Ben Gvir e Smotrich nos dá a dimensão do que é retratado no filme já naquele então e permite que pensemos em sua atualidade.

O filme se passa em uma yeshiva em um assentamento da Cisjordânia, onde um triângulo amoroso envolvendo a filha do rabino ameaça empurrar um dos pretendentes para uma ação violenta em relação ao Monte do Templo, onde estão as mesquitas de Al Aqsa e o Domo da Rocha. Através de uma trama que narra a formação de um terrorista judeu, este filme investiga questões de lealdade, a tensão entre o poder político e o pessoal e o valor de um indivíduo. Com esses temas, o filme explora a linha entre a devoção e fanatismo e o que poderia levar alguém a atravessá-lo, e o preço que um indivíduo deve pagar por causa de um grupo maior dentro do grande esquema de uma missão ideológica.

Em uma yeshiva em um assentamento na Cisjordânia, as tentativas do rabino Meltzer de bancar o casamenteiro tiveram resultados desastrosos. Ele deseja que seu pupilo Pini se case com sua filha contestadora e de pensamento independente, Michal. No entanto, Michal está ligada ao belo Menachem, que comanda uma unidade do exército israelense composta inteiramente por religiosos nacionalistas, alunos de Meltzer. Quando Pini percebe que saiu do lado perdedor do triângulo amoroso, ele decide perpetrar uma ação drástica e violenta. Ele coopta Itamar, outro pupilo do rabino Meltzer e soldado da unidade de Menachem, em uma trama para explodir o Monte do Templo. O Rabino Meltzer já está sob escrutínio do Mossad (agência de inteligência israelense) devido aos seus ensinamentos radicais que defendem a recuperação do Monte do Templo. Mas, quando questionado, ele insiste que seus alunos entendem aquilo que ele diz apenas no plano das ideias e não da concretude. Apesar da intervenção do Mossad e do militar, parece que, em última análise, apenas Menachem e Michal podem ser capazes de impedir a terrível trama de seu amigo.

HaHesder

O cenário para uma boa parte deste filme é um yeshiva hesder, daí o nome do filme em hebraico (em inglês o filme recebeu o nome de Time of Favor). Em hebraico, hesder significa “arranjo”. Homens israelenses são geralmente obrigados a servir três anos no exército, mas os homens ultraortodoxos que estudam na yeshiva são normalmente isentos do serviço militar. Matricular-se em um yeshiva hesder é um arranjo que permite que homens religiosos desempenhem seus deveres do serviço militar e estudo religioso simultaneamente. No programa hesder, os homens são oficialmente soldados nas forças de defesa de Israel por cinco anos.

Haesder foi um fenômeno de bilheteria israelense que ganhou cinco prêmios de a Academia de Cinema de Israel em 2000. Embora o filme seja fictício, há um número surpreendentemente inesperado de  cruzamentos entre as pessoas e colocações do filme e fatos históricos. As pesquisas para o filme ainda estavam em andamento quando, em 5 de novembro de 1995, o primeiro-ministro Yizhak Rabin foi assassinado durante uma manifestação pela paz em apoio aos Acordos de Oslo. O assassino, Yigal Amir, discordava veementemente dos Acordos de Oslo, que exigia a retirada israelense de partes da Faixa de Gaza e Cisjordânia e afirmou o direito palestino de autogoverno nessas áreas. Embora ele vá passar o resto da sua vida na prisão, Yigal Amir acredita até hoje que seu assassinato de Rabin foi justificado de acordo com sua interpretação da lei judaica. Amir afirma ter colocado em prática din rodef (“lei do perseguidor”), um conceito talmúdico que, em uma leitura controversa, sanciona o assassinato de um judeu para impedi-lo de entregar a terra judaica para não-judeus e que foi muito usado por rabinos do movimento estimulando o assassinato de Rabin. Amir, um radical de direita, estudou por cinco anos na Yeshivat Kerem B'Yavneh, a primeira yeshiva hesder. Em 28 de setembro de 2000, Ariel Sharon visitou o complexo Al Aqsa no Monte do Templo. Embora ele não tenha entrado em qualquer mesquita muçulmana, atiradores de pedras palestinos atacaram a polícia israelense assim que ele saiu. Fontes palestinas citam repetidamente esta ocasião como o  estopim da Segunda Intifada, uma campanha mortal do terrorismo palestino (embora se saiba que a liderança palestina estava planejando estrategicamente esta Intifada desde a retirada das negociações de paz de Camp David). O fato de que este evento poderia ser considerado para justificar a morte de centenas de civis israelenses demonstra que a visão do Rabino Meltzer de orar no Monte do Templo é um ideal que, se praticamente tentado, provavelmente teria consequências terríveis e sangrentas. Em outra peculiaridade histórica, o rabino radical Meltzer, que clama por uma tomada judaica do Monte do Templo é interpretado pelo ator e diretor israelense Assi Dayan. O próprio pai deste ator, General Moshe Dayan, era na verdade um herói da Guerra dos Seis Dias de 1967, na qual os israelenses finalmente ganharam o controle de toda Jerusalém. Ironicamente, seguindo este importante reunificação, foi o próprio General Dayan quem deu o controle administrativo do Monte do Templo ao Conselho Muçulmano e ordenou que as bandeiras israelenses fossem removidas do Domo da Rocha. Como um kibbutznik secular e pragmático, Moshe Dayan acreditava que o Monte do Templo era mais importante para o judaísmo historicamente do que como um local sagrado. Quando ele viu rabinos reunidos no Monte do Templo imediatamente após Israel assumir a jurisdição, ele teria dito: “O que é isto? O Vaticano?"

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