Marcadores

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

VOCÊ SABIA? - A coexistência em Israel e a arte

 

ISRAEL, 16 de janeiro de 2024: Um exemplo de boa vizinhança

Por Itanira Heineberg




Segundo relatório de dezembro 2023, 187.900 cristãos residem em Israel - um aumento de 1,3% em relação ao ano anterior, celebrando o terceiro ano consecutivo de crescimento da população cristã no país.

E, fato muito relevante, VOCÊ SABIA que dados da CBS informam que as mulheres cristãs árabes têm alguns dos mais altos níveis de escolaridade do país?


Escola e igreja cristãs de Salesian em Nazareth, Israel


Sim, à medida em que a população israelense-cristã cresce rapidamente, também continua a desfrutar de altos níveis educacionais e de realização profissional - é o que os números divulgados recentemente pelo Escritório Central de Estatísticas de Israel (CBS) nos mostram.

 

“Em 2021, a população cristã subiu para 182 mil, com um aumento de 1,4%, e em 2022, o crescimento foi de 2%, para 185 mil pessoas, de acordo com dados da CBS. A grande maioria da população cristã – 75,3% – é de cristãos árabes, enquanto os cristãos representam 1,9% da população total de Israel.

 

Os maiores centros populacionais cristãos árabes em Israel são Nazaré (20.800), Haifa (16.800) e Jerusalém (13.000).


Igreja do Santo Sepulcro - Jerusalém


O último relatório descobriu que 55,1% dos cristãos árabes continuaram seus estudos em direção a um diploma de bacharel dentro de oito anos após a conclusão do ensino médio, em comparação com apenas 34,6% do número total de graduados do ensino médio no sistema escolar árabe e 48,1% de todos os graduados na educação hebraica.


Nazaré – Igreja da Anunciação

De acordo com dados anteriores da CBS, 84% dos cristãos estão satisfeitos com sua vida em Israel: 24% responderam "muito satisfeitos" e 60% estavam "satisfeitos".

Dos cidadãos árabes de Israel, que compreendem 19,8% da população, mais de quatro quintos (82,6%) são muçulmanos. Dos restantes árabes israelenses, 8,8% e 8,4% são cristãos e drusos, respectivamente.”

 

Confira aqui um curto vídeo sobre os cristãos árabes em Israel, de janeiro 2023.


Ao realizar uma pesquisa sobre este importante assunto, a vida e escolaridade dos árabes-cristãos em Israel, procurei imagens de coexitência, convivência harmoniosa, pacífica e religiosa, e com alegria deparei-me com a tela abaixo de Eduardo Kobra, famoso grafiteiro e muralista, oriundo da periferia de São Paulo para o mundo.

Afinal quem é este artista que consegue imprimir em seu trabalho uma imagem tão bela, séria, conclusiva e questionadora?

As crianças não sorriem, seus olhos transmitem esperança, medo, sentimentos profundos, insegurança?

Alguns olhos talvez sorriam dissimuladamente?

O artista desde menino teve muita facilidade de representar a vida com seu traço livre e solto.

Gostava de rabiscar em paredes, muros, pichar, usar spray, sendo preso diversas vezes devido à sua arte transgressora.

Mas com o tempo amadureceu e dedicou-se ao graffiti, uma arte sob forma de inscrição caligrafada de elaboração mais complexa que a pichação, uma expressão artística autorizada em espaços públicos mostrando a realidade da periferia urbana evidenciando críticas sociais.


Coexistência – Eduardo Kobra - 2020

Um apelo do artista a D’us para que cientistas encontrem uma vacina contra Covid 19


E assim, de grafite em grafite, Kobra galgou os degraus da fama internacional, recebendo reconhecimento no Livro de Recordes do Guinness por sua obra Mural “Etnia, Somos todos Um”, de 2016.

Outro de seus trabalhos, “Olhando a Paz”, retrata personalidades que foram e são importantes para a Paz do mundo. A beleza e preservação de nosso planeta fazem parte de seus temas genuínos, desde o combate à pesca predatória, proteção aos animais, aquecimento global, desmatamento, enfim, uma preocupação legítima com o ser humano, seu próximo, que merece habitar um mundo de paz, saúde, camaradagem e coexistência.

Aguardemos por um futuro com outra tela de Kobra, onde as crianças dos 5 continentes sorrirão, sem máscaras, sem medo, de mãos dadas apesar de suas diferenças de cor, raça, religião e capacidades.

 

FONTES:

https://unitedwithisrael.org/the-chrisitan-community-in-israel-is-flourishing/?utm_source=MadMimi&utm_medium=email&utm_content=Netanyahu+Refutes+Charge+that+%27Amalek%27+Quote+Promotes+Genocide%3B+New+Israeli+Website+Shows+Graphic+Footage+of+Hamas+Massacre%3B+Rare+2500-Year-Old+Judean+Coin+Discovered&utm_campaign=20240117_m178939376_Netanyahu+Refutes+Charge+that+%27Amalek%27+Quote+Promotes+Genocide%3B+New+Israeli+Website+Shows+Graphic+Footage+of+Hamas+Massacre%3B+Rare+2500-Year-Old+Judean+Coin+Discovered&utm_term=more_btn_dark_jpg

https://www.acidigital.com/noticia/28632/as-6-imagens-mais-antigas-de-jesus-cristo

https://www.ebiografia.com/eduardo_kobra/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mural_Etnias

https://todososcaminhos.com/mural-etnias-no-rio-de-janeiro/

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário