Marcadores

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Discurso Nikki Haley

Nikki Haley durante discurso na última terça-feira, 20/02, nas Nações Unidas

"Uma das razões pelas quais fizemos isso (ampliar a discussão) é a de acreditarmos que as Nações Unidas gastam uma quantidade de tempo desproporcional nas questões do conflito Israel-Palestina. Não é que estas questões não sejam importantes. Elas são certamente muito importantes. O problema é que as Nações Unidas já se provaram muitas e muitas vezes ser uma organização extremamente tendenciosa quando se trata de Israel.
Assim, o foco desproporcional das Nações Unidas tornou o problema ainda mais difícil de ser resolvido, elevando as tensões e as queixas das duas partes.
Uma outra razão pela qual tentamos reorientar a discussão é que o vasto escopo de desafios que atingem a região diminui em muito o conflito Israel-Palestina.
Enquanto nos reunimos aqui hoje, o Oriente Médio é assolado por muitos problemas verdadeiramente horrendos.
No Yêmen acontece um dos piores desastres humanitários do planeta, com milhões de pessoas enfrentando a fome. Enquanto isso, milícias disparam foguetes iranianos nos países vizinhos. Na Síria, o regime de Assad usa armas químicas para atacar seu próprio povo. Esta guerra já tirou a vida de quase um milhão de cidadãos sírios.
Outros milhões foram empurrados para os vizinhos Jordânia, Turquia e Líbano como refugiados, causando enormes dificuldades nesses países.
No Líbano, os terroristas do Hezbollah exercem ainda mais controle, construindo ilegalmente um estoque de armamento ofensivo e construindo uma perigosa escalada em que pode devastar a segurança da região.
O ISIS está engajado em um nível desumano de crueldade em grande parte da região. O grupo sofreu severos reveses no Iraque e na Síria, mas ainda não está destruído e ainda oferece sérias ameaças.
O Egito sofre repetidos ataques terroristas.
E também há o regime patrocinador do terrorismo no Irã, que inicia e encoraja grande parte dos problemas que eu acabo de citar.
Esses imensos desafios humanitários e de segurança em toda a região deveriam ocupar mais da sua atenção, ao invés de ter-nos aqui sentados mês após mês e usando o país mais democrático do Oriente Médio como bode expiatório para os problemas da região."

Confira a íntegra em inglês do discurso que Nikki Haley, Embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, fez na última terça-feira, 20/02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário