Marcadores

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

EDITORIAL: KOL NIDREI - Todas as Promessas


O Judaísmo tem muitas características. Se pensarmos de forma direta, a resposta é: uma religião. A religião do Povo Judeu. Uma religião não proselitista visto que não busca conversos, mas altamente inclusiva porque admite a existência de muitas outras formas de religião, ou mesmo de boa vivência independente de conceitos religiosos. É uma forma de viver e deixar viver.

Este "modus operandi" pode ser obervado na cidade central do judaísmo, Jerusalém, onde foram construídos os Templos de Salomão e Heródes. Todos os judeus do mundo rezam olhando para Jerusalém e é neste momento que, focando um único ponto no Globo Terrestre, somam energias de milênios e pavimentam um futuro - a Vida Eterna neste Planeta.

Ser e deixar ser! Pensar diferente representa diversidade e não incoerência! Viver e conviver. Israel é um dos poucos países do Globo que apesar de ter uma religião muito bem definida, admite a existência de todas as outras e também os que são ateus. Um país de grande complexidade política.

O leitor agora deve estar pensando.... e KOL NIDREI? A reza dita em um dos momentos mais solenes do Judaísmo em "EREV IOM KIPUR", ao iniciar a noite do Dia da Expiação. Dia também conhecido como Shabat Shabaton - o Sábado dos Sábados.

KOL NIDREI é a reza em que se pede a D'us que perdoe todos os pecados que SERÃO cometidos no ano que agora entra. Todos os pecados que voluntária ou involuntariamente forem cometidos com o intuito de salvar uma vida, com o intuito de salvar a si próprio de perseguições, com o intuito de anular votos feitos sob coação. Pede-se um salvo conduto para continuar vivendo, mesmo em condições muito adversas.

KOL NIDREI - a reza dos conversos da Península Ibérica - dos Marranos - daqueles que foram obrigados pela Inquisição a converter-se ao catolicismo e que, escondidos e correndo perigo de vida se reuniam para Iom Kipur.

KOL NIDREI é uma forma de sabermos que sempre temos escolhas. E que temos que usar nossa capacidade de escolher, mesmo que isto possa ser uma transgressão aos olhos de regras feitas para ocasiões de normalidade. Esta é não só uma afirmação de confiança de que contaremos com proteção no futuro, como é um dos principais testemunhos de que no judaísmo o livre arbítrio é central.

E chegando o dia de IOM KIPUR - 5780 - vale lembrar que é esperado que neste dia possam ser resolvidas querelas e perdoados amigos e conhecidos. As pequenas coisas do dia a dia - e isto é uma questão entre homens.

Em Rosh HaShana serás Inscrito e em Iom Kipur Confirmado para uma Vida...

Vida plena e boa, uma vida de muitas realizações, amor e amizades.


Editoras da Esh Tá Na Mídia

Regina, Marcela e Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário