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segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

VOCÊ SABIA? - 100 Anos de Ford: do Antissemitismo ao Sionismo




Você sabia que se Henry Ford ficou famoso por seu antissemitismo, o Sionismo e apoio às causas judaicas de seu neto Henry Ford II ainda não chegaram ao conhecimento da mídia e do mundo?



Ford II em visita a uma fábrica em Israel – (ao centro, de gravata preta, sem óculos)


Em 1919 Henry Ford adquiriu um insignificante periódico local que operava com prejuízo.

Aos poucos, o Dearborn Independent passou a citar e rever “Os Protocolos dos Sábios de Sião”, culpando a conspiração internacional dos judeus pela guerra, pobreza, Bolchevismo e até pelo idiota Jazz Judaico.

“O Judeu Internacional: O Maior Problema do Mundo” – um dos grandes sucessos de artigos antissemitas publicados no jornal – foi logo lançado num conjunto de 4 volumes e distribuído às revendedoras Ford espalhadas pelos Estados Unidos, sem mencionar o nome Ford.


O material foi também traduzido para o alemão, desta vez com o nome Ford presente na edição alemã, e distribuído aos fornecedores com maior sucesso de vendas. 





Em menos de 50 anos, após o jornal Dearborn Independent fechar ao sofrer um processo por difamação, Henry Ford II visitava uma fábrica da Ford na Galiléia, em Israel!
Se o primeiro Henry Ford era um antissemita declarado, seu neto, HF II, conhecido como “Hank the Deuce”, passará à História como um Sionista e grande apoiador das causas judaicas.

Em setembro de 1945, nas comemorações de seu 28º aniversário e da derrota oficial dos japoneses, Ford II tornou-se o dinâmico presidente do gigante automotivo. Conhecido como “Hank the Deuce”, o jovem executivo liderou a empresa durante os dois últimos anos de vida de seu avô e então pelas décadas seguintes.

Logo após a independência de Israel, Hank the Deuce supervisionou um acordo comercial que veria um grande carregamento de peças automotivas para ajudar a aliviar a crise de transporte do jovem estado.

No ano seguinte, Hank the Deuce presenteou pessoalmente o primeiro presidente de Israel com um Ford Lincoln Cosmopolitan. Alegadamente, o único outro destinatário desse modelo específico foi o presidente dos EUA, Harry Truman. Uma contribuição de US $ 50.000 de Hank the Deuce, em 1950, fez dele o principal doador da primeira campanha do Comitê Cristão de Israel para o Apelo Judeus Unidos.

Por volta da Guerra dos Seis Dias, em 1967, Hank the Deuce deu ao seu bom amigo, o empresário e filantropo judeu Max Fisher, uma nota pessoal calorosa com um cheque de US $ 100.000 para o Fundo de Emergência de Israel.

Pouco tempo depois, Hank the Deuce cumpriu sua promessa de ter uma fábrica de montagem da Ford em Israel e manter negócios com o Estado judeu, recusando-se a ceder ao boicote, a ameaças, apesar de interesses extensos e lucrativos em todo o mundo árabe. O boicote árabe entrou em vigor e os carros começaram a sair da fábrica em Nazaré, quando Hank, o Deuce, teria dito: "Ninguém vai me dizer o que fazer".


“Ninguém vai me dizer o que fazer!” – HF II


Mais tarde, ele elaborou a decisão:


"Foi apenas um procedimento comercial pragmático. Não me importo de dizer que fui influenciado em parte pelo fato de a empresa ainda sofrer ressentimento contra o antissemitismo do passado distante. Queremos superar isso... Mas o principal é que aqui tínhamos um revendedor que queria abrir uma agência para vender nossos produtos - diabos, deixe-o fazer isso".

Os primeiros Ford Escorts - com pneus, baterias e tinta "Made in Israel" - saíram da linha de produção de Nazaré na primavera de 1968. Um artigo de jornal relatava a produção inicial: três veículos por dia, com planos de expansão para oito!
Em outubro de 1971, uma celebração festiva marcou a 15.000ª escolta da fábrica.”

E assim progressivamente, Ford interagiu com Israel e o mundo sem preocupar-se com a chance de países árabes praticarem o boicote contra sua empresa.

William Clay Ford Jr., bisneto de Henry Ford e atual CEO da Companhia Ford Motor, visitou Israel em 2019 para inaugurar o novo Centro de Pesquisa Ford em Tel Aviv.


Ford Jr. “Acredito que a finalidade de uma empresa é tornar melhor a vida das pessoas.”



O novo diretor da empresa é otimista e tem duas paixões: sendo também neto do proprietário dos pneus Firestone, a paixão por carros está no DNA; e a paixão pela natureza associada aos problemas do meio ambiente.

Ao entrar na universidade ouviu de seus professores que sua empresa, a Ford, era um dos grandes poluentes do planeta.

Começou aí, sua grande preocupação ambientalista. Em sua conferência no TED, confessou sua preocupação em produzir carros menos poluentes. E talvez produzir menos carros também para evitar os terríveis congestionamentos.

“A Ford tem sido uma defensora vocal de melhorias a serem feitas em todos os modos de transporte global, tendo declarado que os governos e empresas privadas devem repensar a infraestrutura e a tecnologia de transporte à medida que a população global se expande e a infraestrutura existente não é capaz de acompanhar o ritmo.”



Centro de Pesquisa FORD -  Israel


Este texto é uma colaboração de Itanira Heineberg para os canais do EshTá na Mídia.


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