Marcadores

quinta-feira, 13 de maio de 2021

SHAVUOT - A ENTREGA DA TORAH

 
2021 -  SHAVUOT - E A VIDA!



Shavuot
 
1 - recebendo a Torah no Monte Sinai;
2 - VIDA de geração em geração através do estudo - Tikun de Shavuot;
 3 - Preservando a Vida - independente do nós versus eles.


No próximo domingo à noite, dia 16 de maio, começa a Festa de Shavuot que segue até a terça-feira, dia 17.  A tradução de Shavuot é "semanas" - passaram-se 7 semanas desde Pessach, no período conhecido como Omer e que é contado dia a dia.  

Quarta-feira, 12 de maio, foi o primeiro dia do mês de Sivan, quando pais abençoam de forma especial seus filhos, preparando para os importantes acontecimentos. Lembrando um pouco da história judaica, foi no dia 1º de Sivan de 2448 (1313 AEC) que os descendentes de Israel/Jacob chegaram ao Monte Sinai - e foi nesta mesma data em 1096 que os cruzados massacraram na cidade de Worms (Alemanha) os judeus que estavam refugiados em um castelo local. O ano de 2021 será lembrado pelo ataque do Hamas e da Jihad Islâmica a Israel.

Escrevo este texto na manhã do dia 13 de maio. Familiares que moram em uma cidade ao norte de Tel Aviv foram acordados mais uma vez de madrugada para se abrigar em um quarto blindado. Nesta era de internet é possível estar junto, conversando e sentindo a guerra muito de perto. Num pequeno espaço de 2x1metros, as pessoas ficam em pé esperando o momento de sair. A população israelense está sob fogo e, de forma atávica, segue as palavras da Torah que foi recebida há mais de 3000 anos no Monte Sinai.

"Os céus e a terra tomo hoje como testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a VIDA e a MORTE, a BÊNÇÃO e a MALDIÇÃO; escolhe pois a VIDA, para que vivas, tu e tua descendência (Deutoronômio30:19)  (Esh Tá na Mídia: EDITORIAL - Israel: entre a benção e a maldição, escolha a vida). E assim discursava Moisés do Monte Nablus, olhando para a terra prometida onde o povo iria entrar e ele, o homem que trouxe este povo desde o Egito até a fronteira, não entraria. Assim o moderno Estado de Israel segue com a máxima de andar na corda bamba, entre a vida e a morte. Nos dias de hoje isto tem um grande significado. Israel é bombardeado e bombardeia em resposta. Para defender seus cidadãos, investe em sistemas de proteção e educação. O que mais conhecemos é o "domo de ferro", um sistema capaz de determinar a trajetória de um foguete e interceptar no ar os que cairiam em zonas habitadas, deixando passar os que cairiam em zonas não habitadas. Ao mesmo tempo, são disparados alarmes nas regiões que seriam afetadas. A população de Israel está assim avisada para se esconder em abrigos.

A mesma regra se aplica ao inimigo. O objetivo do exército de defesa de Israel é impedir que os foguetes continuem. Dessa forma, determinam com precisão os alvos a serem atingidos. Estes alvos incluem os depósitos de armas e importantes lideranças que comandam os ataques a Israel. Antes de atacar, sempre enviam avisos como o que colocamos na imagem acima, de forma a que a população civil possa se retirar do alvo. Até o presente conflito estes alvos estavam localizados nas regiões mais pobres de Gaza, mas ontem vimos Israel alvejar um prédio de 13 andares, habitado por população de alto poder aquisitivo e também pela liderança do Hamas e da Jihad Islâmica. Ao ver os filmes na internet fiquei curiosa por entender como teria sido possível fotografar e filmar o bombardeio enquanto este acontecia. Algumas horas depois vinha a resposta. Os israelenses haviam avisado que este prédio seria bombardeado. Fotógrafos de Gaza estavam de plantão para conferir. ESCOLHA A VIDA - significa preservar a vida de cada um e de todos, independente se fazem parte do que consideramos benção ou maldição. Assim, a Torah traz em seu contexto a relativização do bem e do mal, mas não relativiza o bem mais precioso que recebemos, A VIDA.

SHAVUOT - também conhecida como Chag Bikurim (Festa das Primícias), como memória do calendário agrícola de Israel, é celebrada em todo o mundo de forma muito peculiar.

TIKUN SHAVUOT - grupos se reúnem para passar a noite em claro estudando! E isso para cumprir o finalzinho do que está escrito em Deuteronômio 30:19: "a vida é para  cada um de nós e para toda a nossa descendência". Estudar e conhecer é a forma de unir as gerações e, nestes quartos pequenos, enquanto um fala ao telefone, o outro lê um livro e chama atenção dos que estão a mil quilômetros de distância de um fato novo encontrado em um livro que juntos já lemos mais que centenas de vezes.

SHAVUOT - quando foi recebido um grande presente para toda a humanidade e quando foi estabelecida a continuidade do Povo Judeu e de toda a Humanidade. 

Nesta semana em que a história vem sendo escrita, em que temos tantas incertezas, desejamos a cada um de nossos leitores - Chag Shavuot Sameach.


Regina P. Markus


Ainda sobre os conflitos:


Compartilhamos aqui entrevista de Pilar Raola, analista política espanhola, sobre os recentes acontecimentos - clique aqui (o áudio da entrevista encontra-se no final da página).

E também um vídeo compartilhado por José Ramon Bauzá, Eurodeputado, sobre a perdurabilidade do conflito: clique aqui

Compartilhando também o vídeo de Hannanya Naftali: 

https://drive.google.com/file/d/1162OUlCwSFVkzjyOo4Upgtpjki7W6rPg/view?usp=sharing



3 comentários: