Marcadores

quinta-feira, 19 de junho de 2025

ACONTECE: 23 de SIVAN - Lembrem!

 




23 de Sivan - 23o dia do mês lunar de Gêmeos. Diz a tradição que após 12 anos o rei da Pérsia, Arrashverosh, marido da Rainha Esther, anulou o decreto de morte contra os judeus. Assim conta a História de Purim. Este seria o dia da virada! O dia em que rumos podem ser mudados. O dia em que são acesas duas velas. Uma em homenagem a Esther e outra a Mordechai, seu tio. Dizem que é uma possibilidade de iluminar áreas que queremos transformar. Ao ler o texto publicado no WhatsApp pelo grupo Filosofia Judaica penso o quanto ganha relevância nos dias de hoje. Israel sob ataque, todos estão acompanhando o desenrolar dia-a-dia. Estão sendo atingidos edifícios residenciais, institutos de pesquisa, campos de plantação, áreas aleatórias e anteontem foi atingido o Hospital Soroka. A mídia iraniana e a ligada aos Proxis do Irã informa que havia depósitos sob os escombros - mentira deslavada- estão claramente querendo criar uma contrapartida do que foi encontrado em hospitais ao longo da franja beirada pelas cidades de Sderot, Ashkelon e os vários kibutzim e moshavim atacados em 7 de outubro de 2023. 

No momento, seguimos com apreensão o fato dos israelenses não mais dormirem algumas noites por alarme contra bombas, e em dias quase que alternados, as bombas chegarem em horários outros! Em plena manhã ou tarde. Certamente o sistema de alarme e proteção que existe por todo Israel é relevante para que o Estado de Israel não seja varrido do mapa. Estes termos são conhecidos e falados abertamente. Seguindo uma tradição milenar judaica, Rir é o Melhor Remédio. Hoje conversando com uma amiga que mora em um dos edifícios que foram atacados por mísseis, fiquei sabendo que os quartos de proteção de cada apartamento conseguiram ficar de pé e a porta de segurança ainda estava fechada. Quando foram abertas portas de segurança de alguns casais de idosos, o espanto foi ver que estavam vestidos com as melhores roupas! E todos, os que vieram resgatar e os resgatados riam da cena. O apartamento de um deles foi atingido de forma imperdoável e eles foram baixados por elevadores movidos a guindastes. A VIDA e o HUMOR estavam salvos. A situação desesperadora achou um tempero judaico. E escutei - nós viemos para cá na década de 1950 e não vamos sair porque um ditador iraniano assim quer. Coloco aqui um vídeo que saiu há algum tempo mostrando a resiliência dos israelenses e a confiança nos dias normais. Este video foi feito quando chegavam os drones e míssies lançados pelo Hammas, Hezbollah e Houtis. Hoje os mísseis que chegam do Irã têm causado danos muito maiores e exigido que a vida em Israel seja adptada para os tempos. O mundo precisa saber!

Histórias de pessoas comuns, com senso de humor aguçado podem ou não chegar ao grande público, mas a virada que vem acontecendo está chegando. Quando um país é atacado da forma como Israel está sendo há 7 dias, com bombas sendo lançadas em zonas residenciais, a reação da população é buscar outros cantos seguros dentro do próprio país ou no exterior. É o princípio do refúgio. O que acontece em Israel é novamente raro. Há um número importante de pessoas que estavam no exterior em férias, ou mesmo morando e querem voltar para Israel para fazer parte do esforço de guerra como soldados ou como civis. Famílias voltam com crianças e idosos. Espaço aéreo controlado. As companhias estrangeiras cancelaram os voos para Israel e há perigo por toda a parte. Alguns aeroportos internacionais não querem correr o risco de acidentes com grupos que militam sob o lema "do Rio ao Mar". O lema que foca o Rio Jordão e o Mar Vermelho. Assim, as empresas de aviação israelenses iniciaram nesta semana o retorno. Aviões que trazem passageiros israelenses que querem retornar à casa, ao lar, à pátria.

O mundo também reage aos acontecimentos em Israel. Apoios verbais em mídias públicas a Israel aumentaram esta semana. Mas nem todos acham que matar israelenses em seu território deve ser proibido! E há outro tipo de protesto que vem ganhando as ruas. Na Holanda, onde recentemente víamos manifestações ant💥💥💥💥mitas, ontem presenciamos uma passeata de iranianos apoiando Israel.





E seguimos a nossa estrada - com destruição, reconstrução e inovação




Regina P Markus - 19/06/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário