Marcadores

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

EDITORIAL: DIA DE CONSCIÊNCIA







A EshTáNa Mídia tem por objetivo específico focar em processos de discriminação em relação ao Povo Judeu e ao Estado de Israel, visando um objetivo maior que permita ampliar nosso conceito de HUMANO-DIVERSIDADE. 
Combatemos a desinformação e o preconceito de maneira afirmativa e educativa, denunciamos e combatemos processos de discriminação com informações factuais e culturais.

Cada ser humano é especial, é diferente e tem suas próprias características e o respeito e a dignificação de todos deve ser buscada, sem que seja necessário igualar e amalgamar os diferentes. Já dizia Bertold Brecht, a "igualdade é burra". Mas, a partir de simplificações de filosofias de inclusão muitos passaram a buscar igualdades. 

No judaísmo a busca pela diferença é essencial, e em muitos trechos da Torah e rezas encontram-se citações sobre o "povo entre os povos". Ressalta-se então a importância de caracterizar grupos, mas ao mesmo tempo sempre é ressaltado que este é "um entre muitos". 

Ter consciência das diferenças e saber apreciá-las é um primeiro passo. Este é o mês da "consciência negra", que busca destacar as diferenças e, dar orgulho a todas as características físicas, habilidades físicas e intelectuais que vão sendo celebradas de forma muito mais intensa em tempos recentes.

Em muitos videos que publicamos mostramos a forma pró-ativa com que os judeus africanos foram resgatados da fome e de perseguições pelo serviço secreto de Israel. É um processo pró-ativo que envolve o Estado de Israel e tem suporte de judeus do mundo inteiro. Em 2019, estreou o filme Missão no Mar Vermelho, que já comentamos anteriormente e que mostra a forma espetacular com que o Serviço Secreto Israelense resgatou milhares de seres humanos que estavam em campos de refugiados do Sudão.

CONSCIÊNCIA - uma forma de manter memórias e não adaptar a história ao bel prazer dos ventos políticos. Algumas vezes são cometidos enganos, como no caso da tradução da palavra Iam Suff (Reed Sea, Mar dos Juncos) que em português é conhecido como Mar Vermelho.  Outras, há ações propositais que levam contextos que implicam em QUESTÕES de CONSCIÊNCIA. Em Dezembro de 2018 a Assembléia Geral da ONU votou por 148 a 11 com 14 abstenções uma resolução que negava qualquer relação do Povo Judeu com Jerusalém e com qualquer um de seus lugares históricos, incluindo o Monte do Templo. Esta resolução é tão absurda e sem base que apenas desmerece os que por motivos de alinhamento político deixam seus saberes e consciências de lado.

RAZÕES & CONSCIÊNCIA são molas propulsoras que regem o mundo dos humanos e nos tornam cada vez mais conscientes de nossa diversidade e, portanto, capazes de incluir os diferentes.

Boa Semana!

Regina P. Markus






Nenhum comentário:

Postar um comentário