Marcadores

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

VOCÊ SABIA? - Rabino Daniel Bortz, o rabino andarilho



Conheça o Rabino Daniel Bortz, o rabino andarilho, que usa o Instagram para se conectar com jovens judeus.

No Coachella -  Festival de música em Indio, Califórnia



Você sabia que o Rabino Bortz, o Rabino do Milênio, está agindo numa linha que vai da Ortodoxia tradicional à sua modernização, usando como barômetro a “Halacha” - a lei Judaica?

Viajando pelo mundo para encontrar e se conectar com jovens judeus, ele já conquistou mais de 26 mil seguidores no Instagram com suas postagens inspiradoras que variam desde as palavras da Torah à espiritualidade, à meditação e à atenção plena, ou seja, mindfulness.



Em Lucera - Itália


Ao receber sua ordenação rabínica, Bortz preferiu não esperar na sinagoga que sua congregação viesse a ele. Acostumado desde a infância a percorrer o mundo com seus pais e família, optou por viajar ao encontro da geração do milênio para com ela se relacionar através de suas práticas envolventes combinando a sabedoria antiga à criatividade através da cultura e da tecnologia.


Em Safed - Israel


Nascido na África do Sul e criado nos Estados Unidos, o Rabino tem consciência de sua missão:


“Cada um de nós possui uma maneira única de compartilhar. Podemos incorrer em um desserviço se não a compartilharmos com o mundo. As redes sociais são minha oportunidade para fazer isto. Eu realmente gosto da oportunidade de ser rápido e preciso. Eu escolho uma longa e complexa ideia e encontro uma parábola ou história com conexão a esta mensagem.”

Este Rabino globetrotter age sob inspiração divina em Shabbatot diferentes, como quando transformou a oração do Kiddush em um longo repasto, uma experiência consciente de se relacionar com o alimento.


O Rabino Bortz



“Eu sempre sigo meus instintos, minha alma, minha intuição em tudo o que me atrai. Eu quero compartilhar o saber Judaico com meu povo e com o mundo. Ser Rabino significa uma habilidade de se conectar com as pessoas. Eu amo gente. Eu gosto de ensinar. Eu amo ser alguém em quem as pessoas possam confiar e encontrar ajuda. Eu gosto de ir além da conversa fiada e então entrar em discussões mais sérias e profundas.”


Suas viagens o levam a descobrir as belezas da criação de Hashem - Deus. Ele diz que através das obras se conhece o artista, assim aos poucos ele vai se aproximando do Criador através da natureza e das criaturas que a povoam.



Em Matera - Itália


Em sua página no Instagram, Faíscas da Elevação (Elevating Sparks), suas fotos apresentam uma vibração única, modernizando e trazendo à tona algumas antigas tradições do Judaísmo. Bortz tenta levar aos que o cercam a alegria, a beleza e a abordagem amorosa do Judaísmo.



        No Coachella -  Festival de música em Indio, Califórnia


Aqui está mais uma aproximação criativa de Bortz ao procurar por jovens judeus em um lugar não muito sagrado.

Este festival envolto em música eletrônica, sexo, drogas e bebidas alcoólicas já por si nos fala da falta de espiritualidade do evento e talvez, de seus participantes.

Mesmo assim, por três vezes Bortz lá montou sua tenda e conseguiu encontrar judeus desejosos de parar, sentar e com ele conversar. Este era seu objetivo, uma experiência espiritual num local totalmente inapropriado.
Apesar do calor, da poeira, e dos ventos à noite que chegam até arrancar as barracas, esta foi uma experiência valiosa para Bortz.

“Enquanto eu servia comida e bebida de graça aos passantes, percebi algo incrível, uma grande semelhança com o início do Judaísmo: Abraão e Sara,  numa tenda no meio do deserto, oferecendo comida e bebida aos passantes enquanto conversavam sobre o monoteísmo! Muito do que eu estou fazendo remete ao passado e ao que era o Judaísmo.”





Este texto é uma colaboração de Itanira Heineberg para os canais do EshTá na Mídia.

FONTES:



Nenhum comentário:

Postar um comentário