Marcadores

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Jerusalém, a cidade eterna - EDITORIAL

Jerusalém - a cidade dourada

                                  - a cidade eterna


IMAGENS DE JERUSALÉM
A Cidade Velha - o Santuário do Livro no Museu de Israel onde estão os Rolos do Mar Morto - Parque Tecnológico (sec. XXI) - A Universidade Hebraica de Jerusalém - 1925

Na primeira semana de junho estaremos celebrando a reunificação da cidade de Jerusalém: A cidade de David - A cidade eterna do Povo Judeu. A cidade de David, onde Salomão ergue o primeiro Templo e após a volta do exílio babilônico é erguido o segundo Templo - todos no mesmo lugar - no Monte Moriá - Monte em que segundo a Torá, segundo o Velho Testamento Cristão e segundo o livro sagrado dos mulçumanos, Avraham não sacrificou seu filho.

No ano de 1967 o exército de defesa de Israel chegou a Jerusalém. Depois de 19 anos impedidos de andarem pelas suas ruelas ou chegarem ao Muro Ocidental do Templo de Jerusalém, lá chegaram três rapazes - e independente de suas tendências religiosas, abençoaram o momento que haviam alcançado. Sim, excluindo poucos anos após a destruição do segundo Templo por Roma, quando esta criou a Palestina, com o objetivo de apagar a herança judaica na terra, apenas entre 1948 e 1967 os judeus se viram proibidos de pisar na Cidade de Jerusalém. Lá deixaram não apenas suas raízes históricas, mas também a Universidade Hebraica de Jerusalém em Monte Scopus. A pedra fundamental foi colocada em 1918 e a inauguração foi em 1925. Tudo isto foi confiscado e ficou localizado em território ocupado pela Jordânia em 1948. Mas, como a vida sempre está à frente e o passado serve de lastro para construir o futuro, foram construídos novos prédios e a vontade de aprender, ensinar e criar foi maior do que a perda. Jerusalém, uma cidade eterna - e como tudo que é eterno tem muito a contar.

Nestas próximas semanas vamos falar um pouco desta cidade, que é uma Nova cidade Velha - que tem a sua parte murada e que tem um nos mais vibrantes parques de alta tecnologia. Quem não ouviu falar ou não usou um pendrive? Ou o aplicativo Waze? Ou comeu um tomate cereja? Sim, das antigas ruas desta cidade dourada tem saído muita tecnologia.


Dourada - Israel de Ouro - a cidade toda é construída com pedras que durante a alvorada ou ao entardecer brilham como ouro banhada por um sol generoso. 


Neste ano de 2017, quando comemoramos o Jubileu, ganha força uma discussão sobre a unicidade de Jerusalém. Surgem termos que permitem pensar que aos judeus não cabe Jerusalém, e que esta também pertence ao cristãos e aos mulçumanos. Neste ano de 2017 fica cada vez mais evidente que precisamos conhecer a História e distinguir de narrativas existentes ou impedir a criação de novas. 


Esperamos que vocês possam deixar notas e contar alguma experiência neste mundo mágico que projeta no futuro 3000 anos de história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário