Marcadores

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

EDITORIAL - PASSADO E FUTURO - a missão de Israel

A espiral da História segue o seu curso em uma Linha do Tempo que é inexorável e parece não ter volta. Mas, a cada ponto desta espiral, a visão que temos do Presente e do Passado são diferentes.

Nestas semanas de Elul, que antecedem a chegada do Ano Novo, a chegada de Rosh HaShaná, é comum as pessoas estarem envolvidas em grandes preparativos e ocuparem mais o seu tempo com preparativos.

Mas também é neste tempo que nos damos o direito de refletir sobre o passado e como este pode ser usado para inspirar o futuro. Esta foi uma semana muito ativa para a Comissão Editorial do EshTáNaMídia. Preparativos para chegar às Grandes Festas e encontrar toda a Comunidade que tem prestigiado este trabalho. Esta é uma semana perfeita para unirmos os Tempos.

O grande evento desta semana será o Weizmann Talk - todos convidados para assistir aos 4 jovens brasileiros que este ano passaram o mês de julho no Instituto de Pesquisa Weizmann em Israel realizando pesquisa em laboratórios de excelência e mochilando pelo Deserto do Neguev. Um passeio para muito jovens e bons aventureiros, muitas vezes exaustivo e que inclui a subida de Massada.

Veja aqui sobre o Weizmann Talks que vai acontecer no próximo domingo.





Massada, uma alta elevação, uma montanha que se destaca acima do Mar Morto e que foi o local elegido por Heródes para construir o seu Palácio lá no início da Era Comum. Uma fortaleza natural defendida pelo judeus até o último homem, até a última mulher e até a última criança. Os romanos conquistaram Massada há dois mil anos e os jovens cientistas sobem Massada levando o que há de mais precioso para o Povo Judeu, o estudo e o conhecimento.

Unir o passado e o futuro. Unir um momento de derrocada em um momento de conquista. Unir um momento particular do Povo Judeu com o encontro de jovens do mundo inteiro no Estado de Israel. Esta é a forma maior de expressar a confiança que temos no futuro: subindo Massada junto com jovens cientistas do mundo inteiro, junto com jovens brasileiros que iniciam promissoras carreiras científicas e que sabem que no longo prazo as derrotas têm que ser usadas como combustível para continuar na caminhada.

Caminhando para o ano de 5778 - Shaná Tová Umetuká
Comissão Eleitoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário