Marcadores

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Pessach: Novas Hagadot

Hagadá é...conto. O contar de histórias e com H (ה) em hebraico, é contar especificamente a História de Pessach. E qual é esta história? 

A Hagadá  foi composta pelos sábios cerca de 1000 anos depois dos fatos, a partir das histórias passadas oralmente de geração em geração (Le Dor Va Dor) e preenchida com elementos que à época faziam sentido para os judeus falarem de liberdade e de escolhas. Isto nos remete ao principal sentido do Chag: valorizar a liberdade e reviver em nossos dias o que a liberdade de escolhas significa (RESIGNIFICAR).

É fundamental recontar a História acrescentando as várias histórias e passá-la para as novas gerações: 






Brasileiros Anussim escreveram uma nova Hagadá de Pessach

Ao longo dos últimos anos um número crescente de Bnei Anussim, os descendentes de judeus convertidos à força ao catolicismo, têm feito esforços para se reconectar com suas raízes, ao mesmo tempo em que as organizações judaicas têm intensificado os esforços para facilitar a sua reintegração com a comunidade maior.

Como parte desse esforço, uma comunidade brasileira de descendentes de judeus espanhóis e portugueses escreveu em 2016 sua própria Hagadá de Pessach com textos simultâneos em hebraico e português destinados a seus companheiros Bnei Anussim. A Hagadá de Pessach do Sertão, como foi chamada, foi produzida em associação com a Associação Sefardita de Recife, segue o rito Português-Amsterdam, incluindo muitas canções em ladino (o dialeto falado pelo judeus-espanóis) e com ilustrações em estilos tradicionais brasileiros.


Nas palavras de Ilana Kohler, a editora da Hagadá, "Uma comunidade de auto-conhecimento, auto-suficiente e ativa é de vital importância para a continuidade judaica".





A nova Halaila Hazé

A CIP, em conjunto com a Comunidade Shalom, anuncia a chegada de uma nova Hagadá. Além do texto tradicional completo, ilustrado e traduzido para o português, encontramos novas canções, histórias e atividades que permitem gerar reflexões e discussões. 



Confira o anúncio original no site da CIP clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário