Por Itanira Heineberg
Trem transiberiano durante o outono na Sibéria, Rússia. Estrada de ferro transiberiana, de Moscou ao Oceano Pacífico: construção
épica do século XIX iniciada em 1891, por onde judeus russos viajaram até o
país vizinho. |
VOCÊ SABIA que com a construção da estrada de ferro transiberiana em 1891, a cidade de Harbin
concentrou a maior comunidade judaica da China?
Sim, a
maior comunidade judaica da China concentrou-se ali a partir da construção
deste empreendimento gigantesco, comparável em grandeza e arrojamento à Grande
Muralha Chinesa e às pirâmides do Egito.
Muitos
judeus russos migraram para Harbin, ali estabelecendo-se mais distantes das
consequências negativas de viver na Rússia: perseguições e pogroms.
Em 1917,
com a revolução comunista e a confirmação da União Soviética mais judeus russos,
empresários, mudaram-se para Harbin para não perderem suas propriedades, ali
instalando suas fábricas e negócios.
A
comunidade manteve-se muito ativa até 1963, quando uma grande maioria optou por
viver em Israel.
Ao visitar
Harbin pode-se conhecer muitos edifícios, monumentos, cemitérios e sinagogas -
manifestações da comunidade judaica na cidade conforme veremos no interessante
vídeo abaixo:
Um pouco
de história amplia nosso conhecimento sobre os primeiros judeus na China:
“Documentos
datados de 717 atestam o estabelecimento no império chinês, de comerciantes
judeus vindos do Oriente Médio. Uma carta escrita por volta do ano 718, por um
mercador interessado em vender algumas ovelhas, e descoberta na região
ocidental da China, há cerca de um século, é um dos inúmeros sinais que,
segundo estudiosos, comprovam a centenária presença judaica no país. A carta,
escrita em judeu-persa com letras hebraicas, em um tipo de papel produzido até
então apenas pelos chineses, utiliza uma linguagem comercial comum na Ásia
Central, no período. Posteriormente, foi encontrado nas Cavernas de Mil Budas,
em Dunhuang, um outro documento em hebraico: uma das selichot.”
Harbin |
“A rota
principal da linha Transiberiana inicia-se em Moscou, passa por Iaroslavl no
Volga, Perm no rio Kama, Ekaterinenburg nos Urais, Omsk no rio Irtysh,
Novosibirsk no rio Ob, Krasnoyarsk no rio Ienissei, Irkutsk perto da
extremidade sul do lago Baikal, Tchita, Blagoveshchensk, Khabarovsk e
finalmente Vladivostok. Frequentemente em vez do trecho Moscou-Iaroslavl-Kirov
usa-se rota ferroviária Moscou-Vladimir-Níjni Novgorod-Kirov. A sua construção
durou desde 1891 até 1916 e em 2002 a eletrificação foi finalizada.
Cerca
de 30% das exportações russas viajam por esta linha.”
Os
prisioneiros foram encarregados da construção inicial da estrada de ferro. |
As tuas pesquisas e textos sempre muito interessantes
ResponderExcluirParabéns Ita !!!