Por Juliana Rehfeld
12/02/2026
Esta semana foi quente no clima, em notícias e comentários, apesar das olimpíadas de inverno invadirem nosso verão brasileiro…
Os incêndios na Patagônia, a situação de iminentes ataques ao Irã, discussões sobre atentado ucraniano contra ministro russo, etc... mas culminou com as muitas reações às gravações do caso Jeffrey Epstein, e particularmente pelos absurdos ataques antissemitas nisso tudo!
A mídia teve um prato cheio neste material mas faltou análise crítica sobre abusos jornalísticos delirantes que repetem slogans velhos e gastos falando em conspirações…
Não quero dar voz aqui aos absurdos publicados mas, sim, às críticas.
Eu tenho críticas severas ao movimento Judeus e Judias pela Democracia (D), críticas a sua própria existência pois acho que ao se darem este nome jogam para fora deste apoio todos os demais judeus… e judias… Acham que excluem alguns mas estão errados e certamente dão a errada munição aos inimigos: “vejam, entre os, de maneira geral, odiosos judeus há alguns que se salvam!” Minha opinião é a de que no nome do movimento falta o verbo SER - judeus e judias SÃO pela democracia, até pela própria interpretação liberal da Torá, que nós do Eshtamid, entre tantos outros, fazemos.
Mas aqui quero colocar o link de um artigo que o movimento, ou parte das mulheres desse movimento, publicou na mídia em resposta a estas demonstrações antissemitas. O artigo se chama Democracia em Risco, e o subtítulo é “O antissemitismo revela uma capacidade singular de atravessar campos políticos distintos e de se adaptar a diferentes linguagens ideológicas. Ele se mantém como estrutura explicativa em cenários marcados pela deterioração do espaço público, pela perda de confiança nas instituições e pela crise da imaginação democrática”.
O artigo expressa minha visão, por isso o publico aqui.
Não há muitas manifestações desse calibre na mídia, sobretudo na brasileira, o que mostra quão longo é o caminho do combate a esse antissemitismo e da informação.
Shabat Shalom

Muito boa a ideia de compartilhar esse artigo e colocar como nos identificamos!
ResponderExcluirItanira- Assunto importantíssimo e nem sempre bem explicado, este alerta da redatora nos mostra a conexão vital do antissemitismo com a democracia, bem insubstituível em qualquer sociedade. Parabéns, Ju.
ResponderExcluir