Estamos na segunda quinzena do mês de Tishrei - acaba de começar o ano de 5782. Entre o primeiro dia do ano, Rosh Hashana, e o décimo dia, Iom Kipur, ficam 10 dias de introspecção, de meditação, que terminam com as famílias reunidas. Um período em que o passado e o futuro se encontram no presente, quando somos chamados para o dia mais importante do ano no judaísmo com a seguinte mensagem, colocada aqui de forma livre: "Juntos, a Comunidade dos Céus (de cima) e a Comunidade da Terra (de baixo), sob o julgamento do “LUGAR” e sob o julgamento da comunidade, nós pedimos permissão para rezar junto aos pecadores”.
Assim começa o Iom Kipur, quando cada um pede por si e por seus queridos, e que seja selada a nossa inscrição no Livro da Vida para 5782. Este pedido é feito de forma comunitária, reunindo todo o Povo Judeu, dos que estiveram no Monte Sinai até os que estarão nesta Terra no futuro próximo e longínquo. Assim que a noite de Kipur se encerra, após um jejum de 25 horas, é colocada na terra a primeira estaca de uma cabana (Sucá) que é o centro da festa de Sucot, quando se recorda o que é dormir sob as estrelas e se lembra os 40 anos no deserto antes da chegada à Terra Prometida.
É nesta toada que ao redor dos 365 dias do ano vamos contando a história, estudando as leis e pesquisado o futuro junto com nossos professores e filhos. A rotina, para muitos, é uma forma de segurança - e para outros uma forma de passar pela vida sem viver!
Assim, como nesta semana escutamos tanto sobre os 20 anos do dia 11 de setembro de 2001, e tantos perguntaram o que você estava fazendo naquele dia, resolvi pegar outros dias nestes Iamim Noraim e ver o que podíamos destacar sobre o HOJE. Sim, HOJE, considerado por muitos como algo quase inexistente que fica comprimido entre muitos ontens e muitos amanhãs, mas que é o momento que temos para unir o passado ao futuro. PRESENTE - uma dádiva - PRESENTE!
Olhei para os dias 13 e 14 de setembro e fiquei surpresa! Quero dividir esta surpresa com todos vocês, e se quiserem comentar algo sobre o que fizeram nestes dias. Desta vez vemos algumas imagens para ajudar a lembrar e para mostrar o que aconteceu em 2021.
Foi no dia 13 de setembro de 2020 que os Acordos de Abraão foram assinados na Casa Branca. Este não foi um fato que comoveu de forma importante a grande comunidade. Foi noticiado na imprensa judaica, na imprensa árabe, mas o impacto na imprensa internacional foi relativo.
No dia 13 de setembro de 2021 - as imagens continuam falando!
Em Nova York, os embaixadores na ONU de Israel, Gilad Erdan; dos Emirados Árabes Unidos, Lana Nusseibah; dos Estados Unidos, Linda Thomas-Greenfield; do Marrocos, Omar Hilale e do Bahrein, Jamal Al Rowaiei reunidos para comemorar um ano da assinatura do convênio. Todos estes países mantém relações diplomáticas com embaixadas estabelecidas e atuantes.
Na realidade, o embaixador de Bahrein em Israel apresentou suas credenciais ao Presidente de Israel, Isaac Herzok, no dia 14 de setembro.
Chega a Israel o primeiro embaixador de Bahrein, Kahled Al-Jahama, que acompanhado de sua esposa cumpre os protocolos necessários para iniciar suas funções. Mais uma porta que se abre para o entendimento. Um dia a ser lembrado.
Não só o Presidente de Israel esteve envolvido na construção de um futuro de paz neste dia 14 de setembro. O Primeiro Ministro de Israel, Naftali Bennet, teve uma reunião com o Presidente do Egito, Abdal Fattah Al Sisi.
O tratado de Paz com o Egito assinado em 1977 ganha nova vida, agora com vôo direto entre TelAviv e Sharm El Sheik, uma região turística muito apreciada por israelenses.
É num HOJE - dia 14 de setembro de 2021- que pode ser testemunhada a força da paz. Sim, há antissemitismo no mundo, sim, há muitas dificuldades, mas os fatos expostos são mais do que alvissareiros, são fatos que mostram que o HOJE de 2020 está sendo comemorado com fatos novos!
E também foi no dia 14 de setembro que a Chanceler da Alemanha, Angela Merkel, anuncia a sua última viagem a Israel como líder de um país que, assim como o Egito, tem um passado que pode e vem sendo superado. Colaborações no âmbito das artes, da ciência e da educação são constantes na atual relação Israel-Alemanha. Nem tudo são flores, mas o dia 14 de setembro foi marcado por esta foto.
E o HOJE nunca deixará de ser um hiato entre o passado e o futuro. Neste HOJE, dia 14 de setembro de 2021, quase véspera de Iom Kipur, partiu para a Ieshiva shel Malah - a Comunidade de Cima, Ida Nudel Z’L.
Uma das muitas judias que foi prisioneira na Sibéria e que lutou por Tzion - que imigrou para Israel, foi recebida pelo então Presidente de Israel, Chaim Herzog, pai do atual Presidente, Itzhak Herzog, e que lutou para integração de sua gente e de todos imigrantes que vieram chegando nas últimas décadas.
HOJE - um dia a ser lembrado! Que possamos lembrar os HOJES das nossas vidas e trazer para cada HOJE os acontecimentos transformadores que acontecem no mundo. Que também possamos plantar em cada HOJE nossas sementes que serão colhidas em HOJES futuros e com isto construir nossas CABANAS fincadas por firmes estacas no solo da terra, mas que tenham aberturas suficientes para podermos apreciar as estrelas!
Boa Semana a Todos!
Regina P. Markus
Como sempre Regina texto lindo e sábio. Saudades bjs.
ResponderExcluir