Um bom exemplo é o verbo CONTAR - que serve tanto para contar um caso, uma estória, um fato - enfim decodificar em palavras alguma situação, como serve para transformar dados em escalas numéricas, ou mesmo marcar a passagem do tempo.
Esta é a semana do ano em que entendemos perfeitamente por que estas duas ações que podem parecer diametralmente opostas, estão unidas! Estão correndo os 8 dias de Pessach e após lautos jantares onde escutamos a História de Pessach, esperamos o dia da Pizzada - Muitos não sabem que atualmente é muito comum terminar os dias em que não se come pão regular com uma deliciosa Pizzada! No Marrocos, era hábito ter uma refeição chamada MIMUNA - quando são servidas iguarias deliciosas arrumadas em mesas muito caprichadas.
Desde o primeiro dia de Pessach inicia-se a contagem do Ômer: 49 dias que separam a celebração da saída do Egito para o recebimento da Torah no Monte Sinai (que fica do outro lado do Mar Vermelho - na Península da Arábia). Contar uma história, contar um período para iniciar uma nova vida, um novo período, que se extende até hoje, por mais de 3.000 anos.
CONTAR & CONTAR - nosso idioma talvez resuma neste duplo significado os fatos mais importantes da VIDA - preencher o tempo com histórias (atos e fatos) significativos que possam ser lembrados ao longo dos tempos.
É neste sentido que o "Você Sabia?" desta semana trouxe o conceito do Lashon ha Rá - A lingua má - pois esta não deve nem ser ouvida - de forma a não ser repetida (contada como estória) e nem considerada (computada como fato).
Dentro desta contagem dos dias entre Pessach e Shavuot, está a volta do Povo Judeu à Terra Prometida a Abraham. Almejada por Moisés e Conquistada por Josué - ERETZ ISRAEL.
CONTAR & CONTAR - contar a história de um povo é uma forma excelente de contar o tempo - de geração em geração.
BOA SEMANA - que venham as Pizzadas e a Mimuna!
Regina P. Markus
Nenhum comentário:
Postar um comentário