Marcadores

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Editorial: De Barajas a Abu Dhabi



Estamos emocionadas com os acontecimentos desta semana. O vôo da El Al que decolou em Israel e pousou nos Emirados Árabes, o primeiro vôo comercial a fazer a rota e passando pelo espaço aéreo saudita. E o shofar foi tocado em Abu Dhabi. Esperamos estar vendo o início de um caminho de entendimento e colaboração - e sabe D'us o que mais de bom virá.




E chega o mês de setembro, no meio do mês de Elul. A história recente conta que foi no dia 1o de setembro de 1939 que Hitler invadiu a Polônia dando início à Segunda Guerra Mundial e à intensificação do Holocausto Judaico. No dia 1o de setembro de 2020, aviões das forças aéreas da Alemanha e Israel, juntamente com Hungria, fazem pela primeira vez na história um exercício militar conjunto voando sobre os céus da Alemanha. Com grande alegria e respeito dois pilotos, um israelense e um alemão, se cumprimentam na forma adequada para tempos de COVID19. Poderia seguir com este importante fato por um editorial inteiro! Kol ha Kavod - dizemos todos - Bezrat HaShem.


Seguindo os passos de um passado de perseguição e resiliência Itanira Heineberg, que todas as semanas nos traz novas gotas de conhecimento com sua coluna "Você Sabia?", esta semna nos conta sobre a origem do nome do Aeroporto Internacional de Madrid - BARAJAS. Este nome liga a persistência dos judeus da Inquisição - os cripto judeus de Madrid - em manter o judaísmo e a vida. Vale a pena ler o texto e saber o por que este nome une Setembro, Elul, cartas de baralhos e Brajá - ברחה– "benção". 


O Aeroporto de Madrid - uma lembrança da punjante presença judaica nas terras de Espanha!


Estamos participando de um novo momento da história: após a assinatura do acordo de paz entre os Emirados Árabes e Israel em agosto, chega o dia do primeiro vôo entre TelAviv e Abu Dhabi - LY972, que volta como LY971. Estes número não foram casuais - 972 é o DDI de Israel e 971 dos Emirados Árabes Unidos. Este primeiro vôo, cuja aeronave foi chamada de SHALOM/ SALAM/ PEACE cheio de simbolismo, que levou a bordo americanos e israelenses e cruzou os céus da Arábia Saudita.


A delegação americana foi encabeçada por Jared Kushner - o responsável pelas relações com o Oriente Médio - e Meir Ben-Shabbat, Presidente do Conselho de Segurança Nacional de Israel. Jornalistas, empresários e cientistas compunham a delegação que iniciou negociações e também foi escutar o Shofar na Sinagoga.


2020 - um ano marcado pela pandemia e por um número imensurável de perdas, um ano em que o homem se dá conta de que o planeta precisa ser olhado com mais carinho, um ano em que constatamos a iletralidade científica dos governantes brasileiros e de muitos outros ao redor do mundo, mas também um ano que nos traz um momento de alento que pode significar um ponto de inflexão - de virada - na história da humanidade.


Assistir à entrevista dos governantes dos Emirados Árabes mostra que estes possuem uma cultura universal e contato real com diferentes culturas. Jovens, na faixa dos 30 a 40 anos, estão promovendo uma virada histórica, que não foi feita na base de uma revolta, mas sim em um caminho de alguns anos de contatos e de progressos lentos. Nesta semana, assistimos ao que pode se tornar uma alteração geopolítica importante. Que possa ser esta marca que o século XXI - e o terceiro milênio - deixe para a humanidade.


Salam - Shalom - Paz


Peace - Shalom - Salam


Regina P. Markus

Nenhum comentário:

Postar um comentário