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segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Yom Kipur: o dia do perdão.

 

O dia mais sagrado no calendário judaico.

Por Itanira Heineberg



Dia de jejum, introspecção e autoanálise, dia auspicioso.

Confessamos nossos pecados, vivemos o arrependimento e oramos por um ano bom e doce!




Você Sabia que o Yom Kipur, dia de muita alegria, é considerado o mais auspicioso do ano por oferecer a oportunidade de obtermos o tão valorado perdão Divino?

 

Auspicioso – Promissor – Próspero – Favorável - De bom agouro

Auspício, do latim AUSPICUM, “a função de um AUSPEX”. Estes eram sacerdotes que observavam o voo dos pássaros no céu para prever o futuro. Essa palavra vem do Indo-Europeu AWI-SPEK, “observador de aves”, de AWI, “ave”, mais SPEK, “ver”.

Auspicium.ii de auspex, literalmente "o que observa os pássaros" em busca de presságios.

Na Roma antiga era um sinal dos deuses que os áugures tiravam do céu.

 

 

Yom Kipur, o 10º dia do mês de Tishrei, também é dia de júbilo, pois foi quando Moshé entregou ao Povo Judeu o segundo conjunto de Tábuas com os Dez Mandamentos.

Assim sendo, Yom Kipur nos remete à entrega da Torá.




“Yom Kipur é o Shabat dos Shabatot e, portanto, todo trabalho profano deve cessar e todas as leis do Shabat devem ser respeitadas tanto por homens como por mulheres.

Assim como no Shabat, é proibido carregar sobre si qualquer objeto durante Yom Kipur. Além de observar as leis do Shabat, em Yom Kipur outras cinco restrições são acrescidas: “Não comer, não beber, não trabalhar, não se lavar e nem massagear a pele (perfumes, cremes etc.), não calçar couro, não ter relações conjugais”.

 

 Yom Kipur e os cinco níveis da alma:

 

“Ensina a Cabalá que são cinco os níveis da alma: Nefesh, Ruach, Neshamá, Chayá e Yechidá. Os três primeiros residem dentro de nosso corpo; os dois últimos o transcendem.

Na maioria dos dias do ano, podemos acessar apenas os primeiros três – uma das razões para orarmos três vezes ao dia: Shacharit, Minchá e Arvit.

Em certos dias, como o Shabat e Rosh Chodesh (o novo mês judaico), podemos acessar o quarto nível da alma, Chayá, razão pela qual temos uma oração adicional no dia – Mussaf.

O único dia no ano em que temos livre acesso ao quinto nível da alma, Yechidá, é Yom Kipur. Por essa razão, Yom Kipur é o único dia no ano em que recitamos uma quinta prece – a Neilá –, a última oração do dia.

 

 

1) Nefesh -"alma animal", é a alma humana em seu nível mais primário. Anima a existência dando-lhe força de vida, de movimento e propagação das espécies, também capacitando o homem a pensar, divagar e sonhar. A palavra deriva da raiz Nafash, que significa repouso, como no verso, "No sétimo dia, (D'us) cessou o trabalho e descansou (Nafash)" (Êxodo, 31:17).

 

2) Ruach - que significa vento, é o Espírito, a "alma divina".

 

3) Neshamá, literalmente "sopro", é a Respiração, a "alma superior", mais pura ainda.

 

4) Chayá, a Essência vivente.

 

5) Yechidá, a Essência única, pode ser considerada o ponto de contato entre a alma e a própria essência do Divino. Esta alma só se manifesta ao término do Yom Kipur, durante a Neilá.

 

Essas almas mais elevadas referem-se à verdadeira essência humana e sua associação com D'us, Raiz Suprema, e com os mundos espirituais. Este conceito inclui também a alma adicional, que chega no início do Shabat e se vai, ao seu término.”

 

Agora entendemos a razão pela qual muitas pessoas fazem questão de assistir à reza de Neilá, a única chance do ano de um contato com a essência do Divino.

É uma aspiração compreensível, sentir a presença espiritual da Luz!

É a confiança de sermos inscritos no Livro da Vida, corpo leve, alma limpa, pedidos de perdão oferecidos e um ano novo, novinho, promissor aos nossos pés!

Ao término do serviço a oração de Havdalá é recitada sobre um copo de vinho kosher:       

 

Barukh atah Adonai Eloheinu melekh ha’olam, bo’re m’orei ha’esh”

E a chama é extinta no resto do vinho reservado na taça.

 

Ao término de Yom Kipur, a Havdalá deve ser feita sem bessamim (especiarias) e a Bênção da Luz deve ser feita sobre uma vela trançada que permaneceu acesa desde o dia anterior.




Em Yom Kipur a Havdalá - a separação entre a luz e as trevas, a separação do sagrado do mundano - marca o final da festa sagrada, iniciando uma nova página na vida de cada um!

“Para os Judeus houve Luz, felicidade, júbilo e honra – assim seja para nós”

 

Shavua Tov

 

 

 

FONTES:

http://www.morasha.com.br/yom-kipur/algumas-leis-relacionadas-a-yom-kipur-3.html

http://www.morasha.com.br/nossas-festas/yom-kipur.html

https://origemdapalavra.com.br/pergunta/origem-230/

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