Marcadores

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

EDITORIAL: E O OSCAR VAI PARA...

Contar uma história, guardar memórias, passar alguns momentos viajando pelo mundo da imaginação, por mundos distantes ou pertencentes à esfera dos sonhos. Há lugar para tudo no mundo do faz de conta: cada um pode escolher o que mais gosta. E como isto tem sido útil nestes tempos de pandemia.

Muitos livros e filmes, muitos sonhos e buscas têm, mais do que preenchido, valorizado o nosso tempo nestes meses de quarentena. Atentos a tudo e a todos, ávidos por novas informações e novos fazeres, tudo que possa ser feito no espaço que estes dias nos reservam nos atrai.

Assim, no dia 4 de fevereiro, recebemos uma notícia da Universidade de Tel Aviv com o título: "E o Oscar vai Para..... Uma equipe da Universidade de Tel Aviv que fez uma contribuição fundamental para a indústria cinematográfica"

Nestes tempos de COVID-19, de tantos eventos políticos acontecendo em Israel e do recrudescimento do antissemitismo que vemos nascer em muitas Universidades americanas e européias, resolvi que este seria o tema da semana!

A reação do Prof. Meir Feder, o líder da equipe, é contagiante.  Professor da Escola de Engenharia Elétrica da Universidade de Tel Aviv com doutorado no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), o Prof. Feder teve uma carreira ligada aos Laboratórios da Bell e ao Instituto de Oceanografia Scripps. Trabalhou e desenvolveu algoritmos e projetos para a indústria de alta tecnologia, tendo recebido muitos prêmios. Criou ou fez parte de várias startups, incluindo a AMIMON - onde foi desenvolvida a tecnologia "Wireless Home Digital Interface" (WHDI™️) que cria as condições para aumentar a alta definição da imagem, mesmo trabalhando com filmadoras sem fio.

😔😕😜 e o tema começou a ficar muito técnico.... que merecia entender um pouco melhor o que significava esta indicação que mais uma vez destaca a importância das universidades de Israel na busca de caminhos inovadores em todas as áreas.

Minha busca extrapolou os caminhos de nossa temática, mas considerando a importância que têm para os avanços do conhecimento abro aqui um parênteses. Todos sabemos do Prêmio concedido anualmente pela "Academy of Motion Picture Arts and Sciences" ("Academia Cinematográfica de Artes e Ciências").  O famoso prêmio de Hollywood... que muitas vezes é rivalizado por outros ao redor do mundo, conceituando artistas e tipos de filmes que possam ser mais do agrado de uns e de outros. Os prêmios técnicos são considerados menores em relação à divulgação do melhor filme e melhores atores - os que aparecem na telona e nas telinhas.

Mas, esta semana, ao desenvolver o tema, indo atrás da história da Academia, ficou claro que a palavra Ciência não faz parte do nome por acaso, e que foi algo pensado desde o seu início. O cinema seria algo que seguiria com o tempo se o acompanhasse com novas tecnologias, e nada melhor para incentivar estas novas tecnologias do que premiar os que fizessem contribuições de destaque. Inovar e abrir caminhos em todos os campos é uma importante função das universidades ao redor do mundo, e as Universidades de Israel têm tido destaque como criadoras de conhecimento e inovação - e o Estado de Israel se destaca pela rapidez com que consegue levar as inovações ao mundo.

Hoje, vibramos com os que mereceram a indicação para o Oscar e lembramos que avançar em tecnologia e conhecimento constrói o futuro para as novas gerações.


Boa semana!

Regina P. Markus

Nenhum comentário:

Postar um comentário