Marcadores

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

ACONTECE - Iniciando 2023 com novidades.

Iniciamos 2023 com uma nova sessão: ACONTECE!


Este será um espaço para continuarmos trazendo matérias assinadas por nossas editoras e por convidados, destacando fatos de momento e também contextualizando temas de relevância. O presente é tão fortuito - depende do que aconteceu e pavimenta o que acontecerá. No mundo do que aconteceu, há muitos fatos que o passado esconde ou revela; e são muito importantes para definir ações no presente. A EshTáNaMídia, iniciada em 2017, foi estruturada para mostrar fatos veiculados no dia-a-dia, mas também apresentar opiniões e comentários na sessão chamada EDITORIAL. Este ano, ela passa a ser conhecida como ACONTECE. A sessão continuará sendo assinada e revisada pelas editoras Juliana Rehfeld, Marcela Fejes e Regina P. Markus. Nesta nova fase, aumentaremos a contribuição dos membros de nossa comunidade. A sessão VOCÊ SABIA?, capitaneada por Itanira Heineberg, também poderá contar com novos colaboradores.


Relógio com Letras Hebraicas - Praga 

Vivemos tempos em que ACONTECER através de fatos e ideias é apenas uma questão de tempo e vontade pessoal. Se há dez anos esta parecia uma forma maravilhosa de entrarmos em contato com amigos, comunidades e colocarmos nossas opiniões à disposição do mundo, hoje sabemos que os mesmos meios podem ser usados para divulgar notícias falsas, criar propagandas enganosas e assim por diante.

A vida judaica é pontuada pela história dos judeus ao longo dos milênios começando pelos relatos da Torah, quando o povo judeu é constituído, e seguindo através de milênios de história. Espalhados pelos cinco continentes, guardando hábitos comuns e adquirindo hábitos e costumes de países e regiões em que viveram mais tempo, os judeus vão incorporando em seu calendário de memórias e comemorações novas datas a cada década.

Nesta década convivemos com os últimos sobreviventes do Holocausto. Uma simples questão de tempo. As crianças daquela época hoje chegaram aos noventa anos e alguns atingem os cem anos. Há grande preocupação em obter a história falada e os mais diferentes tipos de depoimentos podem ser encontrados em coleções em todo o mundo. Apesar da enorme destruição da vida judaica na Europa e de forma muito importante no Leste Europeu, ainda há edifícios e adornos de casas que registram as populações judaicas.

O leitor deve estar se perguntando: por que trazer este tema exatamente quando a coluna muda para o nome ACONTECE... para pontuar o presente. Para que o passado torne-se HISTÓRIA e, portanto possa fazer parte do presente, é preciso que seja conhecido formalmente e também que possa ser documentado.

Esta semana nos deparamos com dois fatos novos. O primeiro é que o tema HOLOCAUSTO passou a ser matéria regular nas escolas dos Emirados Árabes Unidos. Segundo notícia do StandWIthUs Brasil este evento acontece anos após a abertura do Museu do Holocausto. O conhecimento de fatos históricos por populações que não tiveram contato direto se dá pela educação informal, onde fatos são apresentados e documentados e também pela educação formal nas escolas. ACONTECE... baseado em fatos históricos e propagando estes para o futuro. Este fato novo, que visa aproximar povos através do conhecimento do passado, foi criticado pelo Hamas, movimento que nega a existência do Holocausto (The Algemeiner 11/01/2023; The Observatorial 10/01/2023, entre outros).

Negar a Shoá (Holocausto) é uma forma de apagar a história. Vale notar que no dia 4 de janeiro foi publicado um tuíte pelo prefeito da cidade de Lodz, na Polônia, apresentando objetos judaicos desenterrados de uma rua próxima ao Gueto de Lodz. Na eminência da remoção dos moradores do Gueto para os campos de extermínio, seus líderes enterraram os objetos judaicos para preservar a memória de uma vida plena que foi eliminada pelo Holocausto (Jewish Telegraphic Agency (JTA), 9/01/2023).


Objetos encontrados em 2023 próximo ao Gueto de Lodz - Polônia - tuíte do Prefeito de Lodz - Adam Pustelnik


Encerrando o ACONTECE, que é um presente ligado no tempo, queria deixar registrado o que é a JTA: uma agência que gera notícias do mundo judaico e de Israel para mídias de grande alcance. De acordo com a Wikipedia, A JTA foi fundada em 6 de fevereiro de 1917 por Jacob Landau em Hague, na Holanda. Eram coletadas notícias sobre comunidades judaicas ao redor do mundo e a atuação de soldados judeus durante a primeira guerra mundial. Em 1919 a agência mudou-se para Londres e em 1922, para Nova York. Em 1925, cerca de 400 jornais recebiam notícias da JTA. A história continua, e chegamos no dia de hoje com filiais por todo o mundo e também com uma parte das informações divulgadas de forma gratuita na INTERNET.

ACONTECE... ontem, hoje e amanhã. Se você tem algo a comentar, ou gostaria de ver divulgado um fato que está no nosso contexto, não deixe de encaminhar.

Aproveito para desejar, em meu nome e de toda a equipe ETNM, um 2023 maravilhoso!

Que possamos superar as dificuldades e curtir cada momento de realização. Tudo com muito amor e paz.

Regina P. Markus

4 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa! Gostaria de recomendar o magnífico documentário francês 2000 Anos de Antissemitismo, uma série de 4 capítulos exibida pelo Canal CURTA (56 na Claro)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meninas pelo novo formato o visual esta´magnífico ! Ótima ideia das abas la´em cima.

    ResponderExcluir