CARIDADE JUSTIÇA SOCIAL HUMANIDADE
Por Itanira Heineberg
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Tzedakah –
Ajudar os necessitados a se tornarem suficientes. “Maimônides” |
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Tikun Olam:
Nos ensinamentos judaicos, qualquer atividade que melhore o mundo,
aproximando-o do estado harmonioso para o qual foi criado. |
Você sabia
que em um momento histórico do país, Israel aceitou refugiados de um conflito
distante? De 1977 a 1979 o então primeiro-ministro Menachem Begin acolheu cerca
de 360 vietnamitas que fugiam de barco e iam de porto em porto buscando
refúgio, ficando conhecidos como “O Povo do Barco”. Para salvar suas vidas da
tomada comunista de seu país Israel lhes concedeu cidadania, direitos plenos e
apartamentos subsidiados pelo governo.
Grande feito
para um país tão pequeno em termos territoriais.
“Em 30 de
abril de 1975, Saigon, até então capital do Vietnã do Sul, foi derrubada diante
da entrada das forças comunistas do norte, marcando o fim de uma intervenção
militar americana de quase duas décadas no país asiático. Foi um momento
humilhante para o país mais poderoso do mundo.”
Um grupo de
vietnamitas do sul não aceitou a derrota e a submissão ao novo regime e fugiu
em um barco. Não foram autorizados a descer em Bangkok, na Tailândia, e em
vários outros países asiáticos. Enquanto navegavam de porto em porto em busca
de refúgio e acolhimento, ficaram conhecidos como Boat People, o Povo do Barco.
Após dois
anos de peregrinação marítima foram convidados por Israel para aportarem e se
estabelecerem no país.
De 1977 a
1979, O Primeiro-Ministro Menachem Begin recebeu cerca de 360 vietnamitas que
fugiam para salvar suas vidas da tomada comunista de seu país. Israel
concedeu-lhes condição, direitos e deveres de cidadãos e moradia.
Como esses
refugiados se saíram na Terra Prometida? Eles ainda estão morando em Israel?
Assistamos
agora a um vídeo que mostra a acolhida do Primeiro Ministro ao povo do barco e
sua chegada a Sderot, onde os aguardavam um teto seguro, lençóis e toalhas
confortáveis, alimentos e a certeza de terem chegado a uma terra hospitaleira.
E qual a
situação dos vietnamitas do Sul em Israel hoje?
De acordo com
um porta-voz da Embaixada do Vietnã em Tel Aviv, há de 150 a 200 refugiados e
seus descendentes ainda vivendo em Israel. Huynh acrescenta que mais da metade
dos refugiados vietnamitas originais deixaram Israel, principalmente para a
Europa e América do Norte, onde se reuniram com suas famílias.
E fica aqui a pergunta que me ficou, ao conhecer a história do Povo do
Barco: como definir a ação de Israel?
Tzedakah ou Tikun Olam?
Após muito pensar neste assunto e após inquirir alguns amigos, concluí que
não sei responder.
Tzedakah, ou a ajuda material para quem dela necessita, para os judeus,
não é questão de caridade, implica mais do que generosidade, mais ainda do que
pode ser esperado; tzedakah na tradição judaica é uma exigência.
Para Maimônides, não devemos esperar que nos peçam, não devemos permitir a
miséria, devemos doar incógnitos, antecipadamente.
Para o rabino Akiva, todo ser humano — judeu ou não, como eu ou não,
próximo ou não — é criado à imagem de Deus.
Já Tikkun olam é trabalhar para produzir um mundo onde cada ser humano
possa viver como se ele/ela tivesse sido criado/a à imagem de Deus.
Voltando aos
vietnamitas do sul, ao seguirem suas crenças perderam seu torrão natal, e
descobriram com surpresa e terror, que já não tinham onde se estabelecer. O
mundo pode ser cruel. Por mais de dois mil anos os judeus não tiveram onde
baixar suas âncoras e atracar com segurança.
Em ambos os
casos houve necessidades materiais, muita dor, sofrimento, angústias e
apreensões.
Mas Israel,
já então dono de seu Estado, agiu magnanimamente, acolhendo com carinho e
compreensão o sofrido povo do barco.
Esta tarefa é
mais do que tzedakah, apesar dos apartamentos oferecidos, dos móveis, dos colchões
e cobertas.
Esta tarefa é
também Tikun Olam, justiça social ou seja, responsabilidade humana de consertar
o que está errado no mundo, com a convicção de que os judeus devem liderar pelo
exemplo.
Esta
combinação de conceitos, caridade, justiça social, e a coalizão das ações
humanas nesta história, me levam a lembrar o encontro das águas de um rio
entrando no mar. Como separar as águas salgadas das águas doces na foz de um
rio?
Fica aqui
para você, leitor, uma questão para refletir.
FONTES:
https://www.timesofisrael.com/35-years-on-where-are-israels-vietnamese-refugees/
https://www.myjewishlearning.com/article/tikkun-olam-repairing-the-world/
https://aish.com/what-does-tikkun-olam-really-mean/
https://jewishjournal.com/judaism/225990/real-meaning-tikkun-olam/
https://www.myjewishlearning.com/article/tzedakah-101/
https://www.timesofisrael.com/35-years-on-where-are-israels-vietnamese-refugees/
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