Antes de visitarmos os fatos e discussões mais recentes em Israel, abaixo, quero falar brevemente do que faz a diferença aqui fora do país: ontem foi lançado o ramo São Paulo da Fundação internacional HILLEL, organização universitária judaica. Estabelecida em 1923 em Illinois por Benjamim Frankel, ela cresceu e se expandiu para 80 localidades nos Estados Unidos e mais 16 países em 4 continentes no mundo. No Brasil, há 20 anos está no Rio de Janeiro e, agora (só agora!), chegou a São Paulo. O que ela promove? Informação e oportunidades de estudo incluindo bolsas, viagens guiadas a Israel, eventos de intercâmbio e comemorações das festas judaicas… mas, em resumo, e sobretudo, CONEXÃO de jovens judeus com o judaísmo, com Israel e entre eles e elas. Fiquei impressionada com a “vibração” que senti nesta instituição que afinal é canal fundamental de entrada, de alimentação das nossas instituições que há muito, eu sinto, carecem desta energia para se manterem vivas e atuantes. Nestes tempos de antissemitismo crescente e complexo isto se torna mais importante ainda. E, com isto em mente, a fundação convidou para o lançamento ontem seu xará, Hillel Neuer.
Este é um obstinado e brilhante ativista que comanda o UN Watch, ONG que monitora a Comissão de Direitos Humanos da ONU, e seus movimentos. Há 30 anos ele vem denunciando ações, resoluções e informações antissemitas em tribunas sempre hostis que tentam continuamente, mas com pouco sucesso, calá-lo. Eu já escrevi sobre ele aqui, e na Internet há muito material sobre sua luta, seus discursos e ações. A atual difícil batalha - expressa no abaixo-assinado neste link - é contra a reeleição, para a presidência da Comissão, da Francesca Albanese, que é expressa e publicamente antissemita.
O que ele trouxe de novo agora é que eles tiveram acesso a documentos de comunicação interna do Hamas, da Jihad Islâmica e da UNRWA - Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente - surpreendentes mas reais, material explosivo a ser denunciado na imprensa global… ele disse: “já estamos sendo acusados de inventar calúnias junto com o governo americano e o Mossad, mas agora temos como mostrar a fonte que são de autoria desses mesmos! “. Vamos aguardar alguns dias para o lançamento desta divulgação, vou trazer informações aqui neste espaço…
#########
Enquanto ressoam sirenes e bombardeios, Israel se debate com o dilema estratégico: o que vem a seguir em Gaza? Abaixo um podcast que analisa as opções a serem avaliadas das medidas que Israel pode tomar e suas respectivas consequências. Clicando duas vezes e indo para o YouTube, você pode selecionar a legenda que preferir.
Ainda sobre as notícias em Israel, ou melhor, em Gaza, as manifestações sem precedentes já duram dias, e mesmo sofrendo perseguições e tendo um dos líderes assassinado, os manifestantes são barulhentos. Hamas, é claro, alega que Israel é quem está sendo criticado mas é fácil ouvir o que eles gritam… eles não absolvem Israel mas muitos pedem que “Israel mate o Hamas e não a eles…”. Manifestantes de várias idades declaram que o regime do Hamas deve terminar. Há notícias e imagens (pesadas) de membros do Hamas sendo executados mas a triste imagem é a do líder dos manifestantes de apenas 22 anos, Oday Nasser Al Rabay, que foi torturado e morto na terça feira. Aparentemente mais alguns caíram hoje, mas está ficando difícil ao movimento terrorista se manter firme.
Juliana Rehfeld
Muito bom, Juliana! É sempre muito bom receber notícias verdadeiras e bem colocadas. Parabéns! Ita
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirJu!! Bem concordo com esse bem atualizado!! Muito bem escrito!Marcela
Juliana, é bom lembrar que as versões são mais importantes do que os fatos. Até agora as versões "do outro lado" têm sido acatadas sem questionamentos. Lembremos que o Raul sempre defende a criação de uma "Al Jazira judaica". Ampliar o eco das manifestações contra o Hamas é fundamental. Que as suas palavras sejam lidas não apenas por nós mas por todos.
ResponderExcluirComentário acima do Mauro
ExcluirGostei Juliana! Mantenha o espírito na escrita!! Saul
ResponderExcluir