Marcadores

quarta-feira, 9 de abril de 2025

VOCÊ SABIA? - Rabino Jonathan Sacks

 

Madre Tereza de Calcutá, Rabino Jonathan Sacks, Dalai Lama: O que há em comum entre eles? 

Por Itanira Heineberg




Você Sabia que o Rabino Jonathan Sacks, a madre Teresa de Calcutá e o Dalai Lama foram agraciados, entre outras personalidades, com o Prêmio Templeton, que destaca contribuições excepcionais para a afirmação da dimensão espiritual da vida? 

Em 2016 foi justamente o Rabino Jonathan Sacks, ex rabino-chefe do Reino Unido, o escolhido devido à sua visão e ação em favor do diálogo inter-religioso, com o objetivo de estimular o entendimento entre povos, crenças e culturas. 

Líder religioso internacional, pensador britânico, filósofo, autor premiado e respeitada voz moral, o rabino Lord Jonathan Sacks recebeu este prêmio em reconhecimento às suas "contribuições infindáveis para assegurar a grandeza espiritual da vida". 

Sua constante atuação teve impacto relevante na comunidade judaica e além. 

Conhecido como o embaixador global dos judeus, ele foi o Chefe Rabino das Congregações Hebraicas Unidas do Reino Unido e da Commonwealth de 1991 a 2013. 

Ao considerar falar sobre esta personalidade religiosa internacionalmente conhecida e reverenciada, sobre este defensor feroz de Israel e do Povo Judeu, vacilei perante a magnitude do assunto e da minha grande responsabilidade. Mas continuei a ler sobre sua vida e sua obra (abaixo uma de suas composições) e quanto mais eu descobria suas qualidades e vivências, maior era minha inclinação a esta tarefa.




Assim sendo, aqui prossegue o texto com minhas pesquisas. 

Para Rabino Sacks, o Judaísmo era uma fortalecedora tradição de esperança e fé ilimitada na liberdade do ser humano. Ele enaltecia a tolerância religiosa e social e inspirou-se imensamente em Lubavitcher Rebbe e Menachem Mendel Schneerson, de quem aprendeu a importância de compartir lições da fé judaica não apenas com os judeus, mas com toda a humanidade. E, como o Rebe, também acreditava na compatibilidade da ciência com a religião.



Combater o antissemitismo no mundo estava em sua agenda. 

Ao defender Israel, repetidamente alertava o mundo contra o crescente antissemitismo. Com tristeza mencionava, sempre, um fato que ocorrera em 2001, quando sua filha, aos 19 anos, estudava na London School of Economics: “Ela voltava de uma participação numa manifestação antiglobalização, que acabara virando um protesto contra Israel e os judeus. Ela, aos prantos, me disse: ‘Pai, eles nos odeiam’. Aquilo foi para mim um grande despertar”. 

Entre algumas das principais ideias e atuações do Rabino Sacks relacionadas à afirmação da dimensão espiritual da vida, citamos: 

1. *Renovação do Judaísmo*:  trabalhou para renovar o judaísmo, tornando-o mais relevante e atraente para as novas gerações. 

2. *Diálogo Inter-religioso*:  foi um defensor do diálogo inter-religioso e trabalhou para promover a compreensão e o respeito entre as diferentes religiões. 

3. *Educação Judaica*:  destacou a importância da educação judaica e trabalhou para melhorar a qualidade da educação judaica no Reino Unido. 

4. *Espiritualidade e Moralidade*: enfatizou a importância da espiritualidade e da moralidade na vida moderna e trabalhou para promover valores como a compaixão, a justiça e a responsabilidade. 

5. *Comentários sobre a Torá*:  escreveu comentários sobre a Torá que foram amplamente elogiados por sua profundidade e acessibilidade. 

Relataremos aqui uma história por ele contada: 

Quando Itzhak Rabin faleceu, ele viajou com a delegação oficial britânica ao funeral do Primeiro Ministro israelense. Após o funeral, o príncipe Charles convidou para voltarem com ele à Inglaterra, em seu avião real, o Rabino Sacks, a delegação britânica e Tony Blair. No voo, o Rabino estava estudando a porção semanal da Torá quando Tony Blair lhe pediu que o incluísse em seu estudo. Alguns minutos mais tarde, o Rabino Sacks percebeu que o príncipe Charles estava de pé, ouvindo-o falar. O Príncipe se juntou a eles e os três passaram uma hora estudando Torá. Naquele dia, o Rabino ensinou Torá a um futuro rei e a um futuro primeiro-ministro da Grã-Bretanha. Na ocasião, veio-lhe à mente o Salmo 119:46: “E falarei dos Teus testemunhos perante os reis, e não me envergonharei". 

O Rabino Lord Jonathan Sacks faleceu em 7 de novembro de 2020. O Judaísmo e Israel perderam um de seus defensores mais obstinados. Um dos grandes pensadores de nosso tempo, era uma voz moral para todos os povos, uma voz que inspirava judeus e não judeus, com igual paixão. Ele representava o que há de melhor nos seres humanos. 

Ele deixou um legado como um dos maiores pensadores judeus do século XX, alguém que uniu o mundo religioso e secular por meio de seu notável e inovador cânone de trabalho. 



FONTES:

META AI 

 

LIÇÕES DA TORÁ eBook Kindle por RABINO JONATHAN SACKS   

Obra baseada em discursos do Rabi Menachem Mendel Schneerson de Lubavitch, adaptados pelo Rabino Lord Jonathan Sacks, sobre cada uma das porções semanais da Torá. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário