Marcadores

segunda-feira, 27 de maio de 2019

VOCÊ SABIA? - Os Bensaúde dos Açores ou…. os Açores dos Bensaúde?






Você sabia que uma família de judeus sefarditas, expulsa primeiro da Península Ibérica e depois de Marrocos, se estabeleceu nos Açores no início do século XIX dando origem a um império que perdura até hoje?



Arquipélago Açores composto de nove ilhas e alguns ilhéus vulcânicos


Abraão Hassiboni chegou acompanhado da família aos Açores, em 1820, procurando aqui a segurança que lhe faltava. Fugindo da perseguição da Inquisição na Península Ibérica e mais tarde do ódio das populações do Norte de África, adoptou à chegada o sobrenome Bensaúde por ter uma sonoridade mais portuguesa.



Abraão Hassiboni - Abraão Bensaúde

Abraão Hassiboni - Abraão Bensaúde


Trabalhadores incansáveis, os recém-chegados dedicaram-se à venda de tecidos de alta qualidade importados do Reino Unido.



Alfredo Bensaúde e família


Estes artigos de luxo suscitaram inicialmente a desconfiança dos comerciantes locais, logo contornada pelo esforço que fizeram em aprender português e integrar-se de forma harmoniosa na comunidade, estabelecendo boas relações com todos. Ocupavam-se em simultâneo do cultivo de cereais e laranjas que eram levados pelos navios que traziam os tecidos.





Mais tarde, introduziram o cultivo do tabaco nas ilhas fundando a Fábrica de Tabaco Micaelense que ainda existe, e a cultura de ananases, diversificando os negócios quando a “economia da laranja” decaiu.

A esta fábrica juntou-se outra de produção de álcool e outra de açúcar.
Iniciam também negócios com armazenamento e venda de carvão.

Apostaram, em seguida, na pesca do bacalhau criando uma empresa especializada que se tornou a maior de Portugal.

Os transportes marítimos entre ilhas e o continente foram o passo seguinte (Empresa Insular de Navegação). A visão de que o transporte aéreo iria ser mais relevante que o marítimo leva à criação da Sociedade Açoreana de Transportes Aéreos (1941).

Hoje, a SATA internacional voa maioritariamente para as Américas e Europa ligando os Açores e o continente português ao mundo.

Imparáveis, passam depois ao sistema monetário!

Fundam dois Bancos, tendo um deles perdurado até hoje sob outro nome: BANIF.

A inexistência de seguradoras eficientes leva-os à criação da Companhia de Seguros Açoreana, que rapidamente prosperou e é ainda hoje uma referência.

Com o declínio da importância do carvão, após a Segunda Guerra Mundial, voltaram-se ao armazenamento e comercialização de combustíveis líquidos, que representam atualmente uma parte importante das atividades do Grupo.


Armazenagem de combustível - 2009

Pioneiros, constroem nos anos 30 o primeiro campo de golfe nas ilhas onde edificam, em simultâneo, o primeiro hotel do Grupo Bensaúde.


Campo de golfe das Furnas 1937
Os negócios corriam de feição, mas a família haveria de enfrentar novos desafios com a eclosão da Revolução dos Cravos, a 25 de Abril de 1974. As turbulências revolucionárias levam à perda de grande parte do património que foi nacionalizado, passando para o Estado.

A família não desmoraliza, sai de Lisboa e volta de novo para os Açores, dando início a uma longa recuperação das perdas sofridas, alcançada com êxito décadas depois.

A história dos Açores é a história dos Bensaúde.


Banhos ferruginosos e jardim com plantas exóticas fazem parte do Hotel Terra Nostra do grupo Bensaúde na ilha de São Miguel.

Trezentos anos depois da humilde chegada de Abraão Hassiboni (Bensaúde), os seus descendentes construíram e consolidaram um império na hotelaria, transportes, combustíveis e hipermercados, mantendo o Grupo 100% familiar, dinâmico e próspero. O nome Bensaúde está intrinsecamente ligado também à cultura, à ciência, à filantropia, ao mecenato e às obras de cariz social de que beneficiam todos os trabalhadores do Grupo. Vários membros do clã Bensaúde prestigiaram diferentes ramos do saber como a Medicina, a Agronomia, Minerologia, História, Astronomia e Engenharia. Estiveram na origem da fundação do Instituto Superior Técnico (o MIT português). Na política, destacou-se o Dr. Jorge Sampaio, presidente da República Portuguesa de 1996 a 2006, também ele descendente do judeu marroquino que um dia quis ser português.

Apesar da conversão da maioria dos seus membros por casamentos e absorção pela sociedade maioritariamente católica, os Bensaúde permaneceram fortemente ligados às suas origens. 


Cadeira usada na circuncisão dos meninos.  Museu Sinagoga Sahar Hassamain – ilha São Miguel. Detalhe: gavetinha para o pai, ao sentar na cadeira alta, repousar o corpo do bebê durante a cerimônia.

Contribuíram incansável e generosamente para a restauração das Sinagogas de Lisboa e Ponta Delgada (Açores) e tomaram a seu cargo a conservação dos cemitérios judaicos das ilhas. 


Único cemitério judaico em Ponta Delgada, capital da ilha de São Miguel






Sinagoga Sahar Hassamain - Força dos Céus - em Ponta Delgada – ilha de São Miguel

Esta sinagoga foi fundada em 1836, sendo a mais antiga de Portugal após 1946, ano em que D. Manoel I expulsou todos os judeus do país.

Atualmente a sinagoga virou museu após ser recuperada pela família Bensaúde.




Esta devoção sentimental para com a religião e cultura dos seus antepassados coexiste em harmonia com a identidade portuguesa que também detêm.

Este texto escrito por Leonor Sarmento, nossa correspondente em Portugal, e imagens de Itanira Heineberg.


FONTES:

Maria de Fátima S. de Sequeira - "A casa Bensaúde e os Açores, Biografia Bensaúde
Família Bensaúde, Wikipedia
Revista Sábado, 20/06/2015 - Artigo sobre o Império Bensaúde         



Nenhum comentário:

Postar um comentário