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segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

VOCÊ SABIA? - As obras de arte que retornaram

Camille Pissarro – 1830-1903

Paul Signac – 1863-1935 



VOCÊ SABIA que, quase um século depois de terem sido pilhadas da casa de Gaston Levy na França durante a ocupação alemã, três obras de Pissarro e Signac voltaram às mãos dos herdeiros da família?



Camille Pissarro – “Geada Branca - Camponesa acendendo fogo” (1888) – Avaliada em aproximadamente 12 milhões de Euros.


Após terem sido devolvidas ao seu proprietário judeu, as obras neoimpressionistas saqueadas pelos invasores alemães serão leiloadas por mais de 22 milhões de Euros em Londres.


Nestes dois últimos anos os quadros de Pissarro e Signac foram devolvidos aos herdeiros do colecionador judeu Gaston Levy, residente em Paris antes da Segunda Guerra.

Gaston e Liliane Levi sobreviveram à guerra escondendo-se na Tunísia enquanto suas coleções de livros e obras de arte eram roubadas e espalhadas durante a ocupação nazista.

Duas obras foram recuperadas logo após a Guerra e expostas no museu D’ Orsay em Paris.


Paul Signac – “A Corneta de Ouro – Manhã “ (1907) – óleo sobre tela – Avaliada em 5 a 7 milhões de Euros.




Thomas Boyd-Bowman, diretor do departamento de Impressionistas na casa de leilões Sothebys, assim se referiu ao ocorrido:

“É uma lástima para o Museu D’Orsay ter de separar-se destas obras, mas é um bom exemplo para o país ao agir de maneira honrada. É a coisa certa a ser feita. Pilhagem e vandalismo não devem beneficiar outros.”

Boyd-Bowman acrescentou que a tela de Pissarro, considerada a obra-prima do grupo, é um “tour de force of light and color” (uma façanha de luz e cor) que se destaca entre os melhores exemplos de pontilhismo até hoje criados.

O pontilhismo é uma técnica de pintura oriunda do movimento impressionista, em que pequenas manchas ou pontinhos de cor são aplicados em modelos para formar imagens.

Esta técnica foi criada na França com grande entusiasmo por Georges Seurat e Paul Signac em meados do século XIX.

Em geral estas obras são feitas de tinta a óleo devido à sua espessura e capacidade de não escorrer pela tela.



Paul Signac


A designação “pontilhismo” só foi associada ao estilo na década de 1880 com a finalidade de ridicularizar e rebaixar o trabalho desses artistas. Outros movimentos também se serviram de técnicas similares, porém dando pinceladas mais largas, como o Neoimpressionismo.

É muito importante lembrar que o pontilhismo foi o precursor das técnicas de pixelização e separação cromática para a televisão.


Assistamos agora a um belo e curto vídeo sobre o Pontilhismo.







A terceira obra foi encontrada na coleção de um comerciante de arte na Alemanha.

A tela, “Cais de Clichy, Tempo Encoberto” (1887) acabou sendo resgatada da coleção do comerciante de artes, Hildebrand Gurlitt, cujo acervo ilegal foi descoberto em 2012 por uma incursão de oficiais da alfândega. Ela foi entregue aos herdeiros de Levy em 2019 e as outras duas, já mencionadas, também chegaram às mãos da família em 2018.



Paul Signac – “Cais de Clichy- Tempo Encoberto”  (1887) - Avaliada em aproximadamente 1 milhão de Euros




Aguardemos agora os resultados do Leilão da Sothebys.



Este texto é uma colaboração especial de Itanira Heineberg para o EshTá na Mídia. 


FONTES:


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