Camille Pissarro – 1830-1903 |
Paul Signac – 1863-1935 |
VOCÊ SABIA que, quase um século depois de terem sido pilhadas
da casa de Gaston Levy na França durante a ocupação alemã, três obras de
Pissarro e Signac voltaram às mãos dos herdeiros da família?
Camille Pissarro – “Geada
Branca - Camponesa acendendo fogo” (1888) – Avaliada em aproximadamente 12
milhões de Euros.
Após terem sido devolvidas
ao seu proprietário judeu, as obras neoimpressionistas saqueadas pelos invasores
alemães serão leiloadas por mais de 22 milhões de Euros em Londres.
Nestes dois últimos anos os
quadros de Pissarro e Signac foram devolvidos aos herdeiros do colecionador
judeu Gaston Levy, residente em Paris antes da Segunda Guerra.
Gaston e Liliane Levi sobreviveram
à guerra escondendo-se na Tunísia enquanto suas coleções de livros e obras de arte
eram roubadas e espalhadas durante a ocupação nazista.
Duas obras foram recuperadas
logo após a Guerra e expostas no museu D’ Orsay em Paris.
Paul Signac – “A Corneta de Ouro – Manhã “ (1907) – óleo sobre tela – Avaliada em 5 a 7 milhões de
Euros.
|
Thomas Boyd-Bowman, diretor
do departamento de Impressionistas na casa de leilões Sothebys, assim se
referiu ao ocorrido:
“É uma lástima para o Museu
D’Orsay ter de separar-se destas obras, mas é um bom exemplo para o país ao
agir de maneira honrada. É a coisa certa a ser feita. Pilhagem e vandalismo não
devem beneficiar outros.”
Boyd-Bowman acrescentou que
a tela de Pissarro, considerada a obra-prima do grupo, é um “tour de force
of light and color” (uma façanha de luz e cor) que se destaca entre os
melhores exemplos de pontilhismo até hoje criados.
O pontilhismo é uma técnica
de pintura oriunda do movimento impressionista, em que pequenas manchas ou
pontinhos de cor são aplicados em modelos para formar imagens.
Esta técnica foi criada na
França com grande entusiasmo por Georges Seurat e Paul Signac em meados do
século XIX.
Em geral estas obras são
feitas de tinta a óleo devido à sua espessura e capacidade de não escorrer pela
tela.
Paul Signac |
A designação “pontilhismo”
só foi associada ao estilo na década de 1880 com a finalidade de ridicularizar
e rebaixar o trabalho desses artistas. Outros movimentos também se serviram de
técnicas similares, porém dando pinceladas mais largas, como o Neoimpressionismo.
É muito importante lembrar
que o pontilhismo foi o precursor das técnicas de pixelização e separação
cromática para a televisão.
Assistamos agora a um belo e
curto vídeo sobre o Pontilhismo.
A terceira obra foi
encontrada na coleção de um comerciante de arte na Alemanha.
A tela, “Cais de Clichy,
Tempo Encoberto” (1887) acabou sendo resgatada da coleção do comerciante de
artes, Hildebrand Gurlitt, cujo acervo ilegal foi descoberto em 2012 por uma
incursão de oficiais da alfândega. Ela foi entregue aos herdeiros de Levy em
2019 e as outras duas, já mencionadas, também chegaram às mãos da família em
2018.
Paul Signac – “Cais de Clichy-
Tempo Encoberto” (1887) - Avaliada em aproximadamente 1 milhão de Euros
|
Aguardemos agora os resultados do Leilão da Sothebys.
FONTES:
Nenhum comentário:
Postar um comentário