No dia 13 de agosto de 2020 o Primeiro-Ministro de Israel e o Príncipe Regente da União dos Emirados Árabes, Sheik Muhamed bin Zayed al-Nahyan, anunciaram o estabelecimento de um acordo de paz. Cinco dias depois, em 18 de agosto, o porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Sudão, Haider Badawi, responde a jornalistas da AFP que não poderia negar a existência de conversas de paz com Israel. O Sudão é um país islâmico localizado na África Oriental às margens do Mar Vermelho; este seria o quarto país islâmico a assinar um acordo de paz com Israel, e outros países árabes do Golfo Pérsico vão pelo mesmo caminho. Atualmente, Israel mantém relações diplomáticas com Egito e Jordânia e estabeleceu uma Câmara de Comércio com a Arábia Saudita.
Marcadores
- Acontece (359)
- Capa do Blog (3)
- Cinema (10)
- Diário de Guerra (5)
- Editorial (243)
- Fatos e Mitos (87)
- História (264)
- Iachad (27)
- Mitzvá Legal (9)
- Notícias (71)
- Opinião (103)
- Parashá (5)
- Quem somos (15)
- Tecnologia (44)
- Você Sabia? (316)
sexta-feira, 21 de agosto de 2020
EDITORIAL: DIFERENTES ROTAS PARA A PAZ
O mundo, incluindo os israelenses, foram tomados de surpresa pelo desenrolar dos fatos desta última semana. O momento político no mundo e em Israel joga o foco das atenções para a política e os políticos envolvidos. No mundo ocidental, inclusive na imprensa brasileira, há um foco sobre Líbano, Síria, Turquia, Gaza e a Margem Ocidental do Rio Jordão. Neste contexto, vale ressaltar a entrevista que o Presidente do Líbano deu ao Le Monde nesta semana. Ao final da entrevista, quando perguntado sobre o assunto, respondeu que "possibilidades existem".
PAX romana - paz negociada.
SHALOM/ SALAM - um conceito de busca diária da paz - como um fluxo contínuo que deve ser buscado por todos os caminhos. Vale lembrar que judeus e árabes usam saudações muito semelhantes ao se despedirem.
SHALOM ALEIRREM - SALAM ALEIKUM - "caminhem em paz". Que os seus caminhos possam construir a convivência. Convivência: a paz que não elimina a discordância, mas que busca pontos de contato, busca o cruzar das fronteiras e a troca de experiências e bens.
Israel, desde a Declaração de Independência feita por David Ben Gurion em 1948, propõe aos vizinhos e países árabes uma convivência pacífica. Esta convivência foi negada por sucessivas vezes desde a guerra da independência, o que fez com que Israel aplicasse uma parte muito relevante de seus produtos na defesa nacional. Não precisamos ir a tempos remotos para entender o processo. Entre os dias 13 e 19 de agosto de 2020, o sul de Israel foi atacado de forma sistemática pelo Hamas, que usou balões com explosivos e foguetes disparados contra a cidade de Sderot. Tragédia maior foi evitada pela ação do Exército de Defesa de Israel.
PAZ é um objetivo buscado de forma sistemática. Em 2005, dentro do espírito do tratado de Oslo, patrocinado pela ONU, Israel retirou à força a população que habitava em Gaza, uma região que vivia da agricultura num processo conhecido como troca de territórios pela paz. Hoje, transcorridos 15 anos, temos a certeza de que este é o tipo de acordo que não tem futuro. A região tornou-se um pomar de armas que são disparadas de forma sistemática contra Israel. Apesar de muitos ainda não terem compreendido, fronteiras seguras são aquelas que apenas definem propriedades de vizinhos e não barreiras para comunicação e amizade.
Os tratados e negociações que estão sendo realizados neste ano têm uma base diferente. Há anos há esboços de cooperação entre os países envolvidos, quer relacionados com cooperação científica e tecnológica em áreas como dessalinização de águas, agricultura, segurança e saúde, quer nos esportes ou mesmo religião. Encontros ainda fortuitos e muitos sem chancelas oficiais, mas que terão, a partir da assinatura de tratados de paz, a possibilidade de evoluir aos olhos de todos.
Vamos parando por aqui, hoje, para poder trazer ao longo deste mês de ELUL algumas das iniciativas que serviram de caminho para chegar a este momento. Vamos usar este espaço para tocar o SHOFAR da esperança. E... apenas como gostinho, vejam a foto abaixo que mostra a assinatura de um acordo de cooperação entre o Grupo Tera de Israel e a APEX de Abu Dhabi.
Boas Entradas no Último mês de 5780 - ELUL.
Regina P. Markus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário